Já escolheu sua forma de pagamento? Configura como usar o Pagamento PagSeguro!


Veja a versão em texto, desse vídeo:

Na vídeo aula anterior, vimos como customizar um método de envio, selecionando as opções dos Correios. Nessa vídeo aula, aprenderemos como oferecer aos nossos clientes outras opções de pagamento.

Uma opção interessante é o PagSeguro da UOL, com ela você poderá oferecer aos seus clientes várias formas de pagamento, como pagamento através de cartão de crédito, pagamento através de boleto bancário ou até mesmo transferências eletrônicas de fundo.

Para poder ter uma conta no PagSeguro, você deverá fazer um cadastro, é muito simples e gratuito. No ato do cadastro, você deverá selecionar a conta vendedor, lembrando que, o usuário comum também poderá fazer uma conta cliente.

Dentro do ambiente do PagSeguro, o vendedor que possui uma loja Magento, deverá habilitar uma opção para ter acesso a duas informações importantes.

Na aba “Preferências”, vamos clicar em “Retorno Automático de Dados”, nela será retornada uma URL que mostrará o sucesso na transação da compra executada através do PagSeguro. Para isso, devemos ativar a URL, que pode ser pêga dentro do administrador do Magento.

Vamos acessá-lo e clicar em “Sistemas” >> “Configuração” >> “Métodos de Pagamento” e vamos procurar por “PagSeguro”. Vamos habilitar, determinar um título, lembrando que você deverá entrar em contato com o PagSeguro para verificar em até quantas vezes você poderá executar suas vendas.

Nós temos os status dos pedidos e a conta do PagSeguro, que será seu e-mail e o Token. Falaremos dele depois.

Mais abaixo, você já tem a URL de retorno, que é o que vamos precisar para cadastrar. Então vamos copiar essa URL, voltar ao PagSeguro e colar a URL de retorno.

Vale ressaltar que em determinadas configurações, essa URL aparece como ‘seudominio.com.br’, nesse caso, é necessário que você faça a alteração para o nome de seu site. Em nosso caso, é comocriarmeusite.com.br/magento e o restante do endereço é padrão.

Voltando a tela de administraçao do PagSeguro, vamos ativar a URL de retorno. Uma vez ativada, vamos copiar o Token, caso você não o tenha em tela, basta clicar em “Gerar”. Pronto! Ele é gerado, com sucesso.

Vamos copiar, voltar a tela de administração do Magento, e colar o Token, na área determinada.

É muito importante também que caso, você selecione os países específicos, você não deixe de marcá-los, clicando no ‘Ctrl’ ou no ‘Shift’, para poder fazer uma selação agrupada.

Contudo, nesse exemplo, iremos marcar os países permitidos. Se você quiser você pode ordenar a visualização desses métodos de pagamento no processo da compra. Então resumindo, é interessante que você habilite o método de pagamento, que você coloque o título, que você selecione o status do pedido, que você coloque o seu e-mail do PagSeguro. O Token de segurança e a URL de retorno dentro ambiente do PagSeguro, também é interessante que você gere o Token e ative a URL de retorno.

Feito esse processo, basta você clicar em “Salvar Configuração”. Pronto! Configuração gravada com sucesso, nessa tela, temos a simulação de uma compra, vamos clicar no passo anterior, que é o passo 4, clicaremos em “Continuar” e pronto o PagSeguro já está habilitado.

Vamos marcá-lo e clicar em “Continuar”, teremos aqui a visualização do pedido para confirmarmos se é mesmo esse pedido que deve ser executado e depois deve-se clicar em “Place Order”.

Como podem ver, o redirecionamento é executado e o cliente é levado até a página interna da empresa, dentro do PagSeguro. O cliente poderá colocar seus dados e posteriormente escolher sua forma de pagamento. O cliente poderá comprar em TEF, que é a transferência eletrônica de fundos, cartões de crédito, ou então boleto online.

Em nosso exemplo, escolheremos boleto online, como vocês podem ver, já temos em tela a opção para gerar o boleto, o cliente vai imprimi-lo para efetuar o pagamento.

Depois de alguns segundos, automaticamente a página será redirecionada para aquela mesma URL de retorno, que é automática.

Nesse caso, será dado como ‘OK’ a transação dentro da loja Magento e dentro do PagSeguro. O pedido foi recebido!

Quando acessamos o administrador do Magento, podemos acessar essa compra através de “Vendas” >> “Compras”. É exibida a compra que acabamos de executar, com o final 9, da mesma forma do que a informada na página de retorno.

Viu como é fácil de oferecer métodos de pagamentos diversificados para seus clientes?

Confira outros tutoriais.

Páginas Relacionadas