Veja como configurar o recurso para atendimento online (live help) via painel administrativo do Magento:


Uma dúvida frequente para os clientes da Hostnet é referente a configuração do Live Help que já vem imbutido no Magento, disponibilizado pelo Instalador Automático da Hostnet.

Antes mesmo de configurarmos o Live Help, vamos criar um papel de usuário e criar também um acesso para esse papel. Vamos entender, logue no painel administrativo, clique em

“Sistema” >> “Permissões” >> “Papéis”. Você pode notar que já existe um papel criado “Administradores”. Vamos clicar em “Adicionar Novo Papel”. Definir o nome do papel como “Atendimento”.

Em “Recursos do Papel” determinar o que esse papel terá acesso. Como estamos criando um papel para atendimento, e esse papel para alocar todos os usuários responsáveis pelo atendimento através do Live Help, vamos determinar que esse papel só atenderá aos seguintes itens “Customers” e “Live Chat” ou seja, o usuário logado só terá acesso ao atendimento da loja, clique em “Salvar Papel” e aguarde “Papel Gravado Com Sucesso”.

E vamos criar agora um acesso: “Sistema” >> “Permissões” >> “Permissões” >> “Adicionar Novo Usuário” e entre com os dados necessários. Atente-se para a opção: “Esta conta é: Ativo”. Em “Papel do Usuário” vamos selecionar o papel criado anteriormente e salvar o usuário. Agora já temos um usuário para o papel “Atendimento”.

Nessa segunda etapa iremos criar o acesso ao Live Help. Clique em “Sistema” >> “Serviços Web” >> “Usuários”. Vamos criar um usuário, clicando em “Adicionar Novo Usuário” e entrar com os dados. Uma observação importante é que Chave API, não é nada mais nada menos do que a senha. Você pode notar também que esse processo é muito idêntico ao cadastro do usuário em Papel no sistema de administração da loja, a diferença é que dessa vez estamos cadastrando o acesso ao Live Help. “Papel do Usuário” >> “Live Help”. Feito todo esse processo, atente-se para a mensagem “Usuário gravado com sucesso”.

Vamos deslogar da loja e logar com o usuário criado no papel “Atendimento”. Quando criamos o papel “Atendimento” restringimos o acesso a todas as opções do painel, deixando somente a opção “Clientes” >> “Live Chat” e as configurações necessárias.

Vamos logar agora com acesso criado para o Live Chat. Como vocês podem ver já temos um usuário logado, vamos retornar a loja e atualizá-la, note que o botão do lado direito “Live Help” agora está online, possibilitando uma conversa entre o visitante da sua loja e o administrador está cadastrado no papel “Atendimento”. Como vocês podem notar, já houve o início dessa conversação.

Em “Clientes” >> “Live Chat” >> “Acesso do Atendente” será a área onde constará todas as sessões criadas que são as conversas dos visitantes do seu site com você.

Uma outra observação importante é referente a configuração de visualização e de comportamento do Live Help. Contudo falaremos disso nos próximos vídeos.