Hoje em dia é interessante inserir vídeos de sites como Youtube, Vimeo, Dailymotion e outros nos artigos que estão no nosso site com Joomla. Logo, veremos como proceder.

Inicialmente, teremos que fazer uma alteração na configuração do editor de artigos do Joomla, para que seja possível adicionarmos vídeos. Então, siga esses passos:

  • Clique em Extensões.
  • Clique em Gerenciador de plug-ins.
  • Clique no plug-in Editor – TinyMCE.

Você terá uma página como esta:

Note que o primeiro campo do plug-in chama-se Funcionalidade. Troque-a, de Avançado para Estendido. Logo, a opção de inserir vídeos estará disponível. Mas para que os vídeos possam ser normalmente inseridos, você deve fazer mais uma alteração. Nessa mesma página, no final, você encontrará uma imagem como esta:

No campo Elementos Proibidos, existem alguns elementos, como script, applet e iframe. Coloque os elementos applet e iframe no campo Elementos Válidos. Feito isto, clique em Salvar e Fechar.

Vamos à postagem de um vídeo. Ao abrir um artigo já existente (ou escrever um novo artigo), você notará que temos mais opções no editor de artigos do Joomla, conforme você pode ver na imagem abaixo:

Para inserir, clique no ícone cuja legenda é Inserir/editar vídeo, e na nova janela, insira a URL do vídeo. Uma maneira de você encontrar esse endereço (URL) é procurar a seção Compartilhar, que todos os vídeos têm, para que você copie o endereço apresentado. Daí, clique na opção correspondente, e você verá uma nova janela como a abaixo:

Feito isto, o vídeo será inserido no corpo do artigo que você está escrevendo. Para finalizar, clique em Salvar, no topo.

Páginas Relacionadas