O aplicativo Gestão do Conhecimento serve para gerenciar dúvidas e suas respostas correspondentes. Logo, você pode reunir várias perguntas e respostas e montar o que chamamos de FAQ, ou Perguntas mais Frequentes (Frequently Asked Questions). Dessa forma, colaboradores podem saber como resolver problemas, e tirar suas dúvidas. Não é obrigatório que a pergunta tenha uma resposta, mas se alguém souber responder, que o faça. As perguntas respondidas tornam-se artigos.

Configuração do site

A configuração é muito simples: Basta configurar se tags HTML serão aceitas ou não. Aconselha-se que as tags HTML sejam desabilitadas, mas se todos os colaboradores forem confiáveis, torna-se interessante ligar esta opção. Com o uso de HTML, por exemplo, imagens podem ser integradas às respostas.

Ver questões

Se você quiser procurar uma questão na área, basta escrever no campo de busca e clicar em Procurar. Se você quiser fazer uma busca mais rebuscada, clique em Pesquisa Avançada para refinar mais a sua busca.

Ver uma questão em específico

Ao clicar em uma questão específica, você tem toda a informação a respeito dela disponível: a resposta, o ranking, comentários e a URL correspondente àquele artigo, se estiver disponível. O ranking é uma maneira dos usuários que consultaram-na, dizer o quanto ela foi útil (ou não) para a solução do seu problema. Comentários também são muito úteis, pois se a resposta não está muito clara, outros usuários podem acrescentar informações que somem à resposta.

Menu

O menu do aplicativo Gestão do Conhecimento fica à esquerda, e as opções para gerenciamento desse aplicativo ali estão. Você pode adicionar um novo artigo (ou seja, pergunta e resposta), ou uma nova pergunta (sobre a qual pairam dúvidas). Além, você tem as opções de manutenção de artigos e de questões. Dessa forma, você pode gerenciar as perguntas em aberto e as já resolvidas.

Adicionando uma resposta

A maneira mais simples de adicionar uma resposta para uma questão em aberto é ir até a lista de questões, ver quais estão abertas e clicar naquela que você pretende responder.

Feito isto, você deve preencher alguns campos, a saber:

  • Qual é a categoria dessa pergunta.
  • Qual é o tópico ao qual esta pergunta estará vinculada.
  • Algumas palavras-chave, para ajudar na busca.
  • A resposta, propriamente dita.

Adicionar uma questão

Se você quer adicionar uma questão sem resposta, clique em Adicionar pergunta. Uma lista de questões em aberto aparecerão, assim como uma caixa de texto onde você poderá colocar sua questão. Feito isto, clique em Adicionar para salvá-la.

Páginas Relacionadas