A criação de usuários se dá seguindo os seguintes passos:

Clique em Configurações, depois em Gerenciador de Módulos. Você terá uma tela como a abaixo:

Esta página traz todas as informações a respeito dos módulos do VTiger, além de permitir a sua gerência, ativação (ou desativação), entre outras opções. Para criar usuários, clique em Usuário, que está na coluna à esquerda, no título Administração de Usuário & Acessos. Ao clicar nessa opção, uma nova página é carregada e você terá uma tela como essa:

Aqui, temos uma lista de usuários criados no VTiger, com as opções de editar suas configurações e duplicar seu perfil para outro usuário, além de mais informações, como nome, usuário, função dentro da empresa, e-mail, número de telefone, e por último se ele está ativo e se ele é o administrador.

A criação de um novo usuário se dá ao clicar no botão Novo Usuário. Ao clicarmos, teremos uma nova página, onde você pode definir tudo o que quiser a respeito desse novo usuário do VTiger.

Nessa página você define características como:

  • Nome do usuário, senha de acesso, função na empresa, moeda empregada, entre outros (Login e Função do Usuário).
  • Título, telefone comercial, endereço, assinatura usada, a quem o usuário se reporta, entre outros (Mais Informação).
  • Endereço detalhado do usuário (Informação Endereço).
  • Fotografia do usuário para a ficha dele (Fotografia do Usuário).
  • Intervalo para o usuário receber lembretes do VTiger (Opções para Usuários Avançados).
  • Configuração para fazer uso do servidor de VoIP Asterisk, caso você queira integrá-lo ao VTiger (Configuração Asterisk).
  • Componentes que você quer que o usuário tenha disponível, na sua página inicial (Componentes Home Page).
  • Se você vai querer que a “nuvem” de etiquetas (tagras) seja exibida, ou não (Mostrar Tag Cloud).

Feita toda essa configuração longa, clique em Salvar para concluir. Vale ressaltar que os itens marcados com um pequeno asterisco vermelho são obrigatórios.

Gerenciando Funções

Conforme falamos anteriormente, as funções agrupam privilégios totais para cada usuário individual. Ou seja, você pode criar funções no VTiger associadas às funções de cada funcionário dentro da empresa.

Se você clicar na opção Funções, abaixo de Usuários, com a qual estivemos lidando anteriormente, você terá uma imagem como esta aqui:

Como você pode notar, temos a organização, e uma pequena estrutura criada, que pode ser útil para o departamento de vendas, apenas. Podemos ver que o vendedor (Sales Man) está subordinado ao Gerente de Vendas (Sales Manager), e este, ao vice-presidente (Vice President). Todos estão subordinados ao CEO da empresa.

É claro que essa estrutura é muito pobre para estabelecermos uma hierarquia organizacional numa empresa. Então veremos como podemos proceder para criar algumas funções, e também relacionar privilégios a essas funções.

Primeiro iniciaremos criando novas funções. Note que ao colocar o mouse ao lado de Organization, temos uma caixa com o sinal de mais dentro dela. Clique nesse ícone para passar à próxima página:

Nessa página, você pode definir uma nova função e colocá-la submetida a alguma categoria superior. Nesse exemplo, iremos criar a função CTO (Chief Technical Officer), e ela será em termos organizacionais em pé de igualdade com o CEO (Chief Executive Officer). Logo, basta colocar CTO no campo Nome Função.

Feito isto, é preciso vincular um perfil a essa função. Como o CTO trabalha com a parte técnica da empresa, colocaremos ele igual ao CEO, mas o perfil será o adotado pelo suporte (Support Profile). Dessa forma, todos que tiverem a função de CTO, terão um perfil compatível associado a esse usuário. Para isso, basta selecionar o perfil na caixa de perfis disponíveis, e clicar na seta (>>) para transferir para a Lista de Perfis Atribuídos. Feito isto, basta clicar em Salvar e pronto. Logo você terá o novo perfil (CTO) adicionado, na posição desejada.

Se você colocar novamente o mouse ao lado de um nome adicionado, verá que temos mais 3 ícones, a saber:

  • Editar Função: Se você precisar alterar algo relacionado a essa função, clique nessa opção.
  • Apagar Função: Se você quiser apagar essa função, clique aqui.
  • Mover Função: Se a função não está na posição correta dentro da hierarquia, basta clicar no ícone e depois clicar na função qual você deseja que seja imediatamente superior a ela na hierarquia. O VTiger irá mover a função para a nova posição.

Páginas Relacionadas