O Gerenciador de projetos foi feito nos moldes de um software gerenciador de projetos. Ele foi refeito, e nesta versão ele integra-se melhor ao ecossistema do eGroupware. Vamos a algumas características:

  • Separação entre projetos e elementos de projetos.
  • Uso de gráficos de Gantt para visualização do andamento do projeto.
  • Não há separação entre projetos e subprojetos, mas você pode criar dependências ou ligações entre projetos. Dessa forma, um projeto é definido como parte de outro projeto.
  • Diversos tipos de contabilidade e relatórios, que podem ser alterados de forma flexível, ou ainda mesmo pré-definidos pelo administrador do projeto. Assim, se o administrador quiser, ele pode esconder os campos que ele considera desnecessários, e tornar o relatório mais enxuto.

Menu do gerenciador de projetos

Vamos então ver as opções que temos no gerenciador de projetos, iniciando pelo menu à esquerda.

Lista de projetos

A tabela é bem parecida com as tabelas que conhecemos, como as do sistema de tickets. Você pode fazer buscar com base em até quatro critérios, que são categoria, tipos de projetos (projetos ou subprojetos), o status (ativo, inativo, etc) e um campo de busca.

Na tabela, temos as seguintes características dos projetos: ID de Projeto (número de identificação), título, prioridade, dono do projeto, datas inicial e final planejada, orçamento e horas planejadas, status do projeto e última modificação.

A adição de um projeto novo dá-se ao clicar no botão Adicionar. Daí, é preencher o formulário que foi apresentado, com os dados do projeto novo. Além, é necessária uma descrição do projeto, adicionar os usuários do eGroupware que terão acesso a este projeto, se haverá contabilização financeira, e se haverão novos links feitos entre o gerenciador de projetos e outros aplicativos do eGroupware.

Note que se você adicionar um projeto, no painel do lado, abaixo da opção Gerenciador de Arquivos, teremos o novo projeto adicionado. Para acessá-lo basta clicar nele.

Listas de elementos e de preços

Estas listas são os elementos que estão relacionados ao projeto em questão, assim como os preços praticados por hora de trabalho, por exemplo. Para adicionar uma nova entrada, basta clicar em Adicionar.

Planilha de tempo

A planilha de tempo é útil para você colocar compromissos que tem data e hora para iniciar e acabar. A tabela está dividida em sete colunas, que podem ser ordenadas com base nos seus títulos. Basta clicar nelas. Clicar duas vezes inverte a sequência de ordenação. As opções são:

  • Data: Data e hora em que a entrada foi adicionada.
  • Caixas de seleção, como a caixa Projeto (que podemos usar como um critério para filtrar) e a caixa Aplicativos (com a Agenda, Contatos, entre outros).
  • Título do projeto.
  • Duração do projeto (em horas).
  • Quantidade: Quantidade de ações que não podem ser contabilizadas em tempo. Por exemplo, uma viagem é contabilizada em quilômetros, e com base nisso é medida essa quantidade. Se você não preencher, o valor será adicionado automaticamente pela própria ferramenta.
  • Preço: Preço por unidade.
  • Total: Preço total resultante.
  • Ações: Os símbolos são nossos conhecidos, de outros aplicativos do eGroupware. Temos as opções de ver, editar e remover a planilha de tempo.

Abaixo, o botão Adicionar permite que você adicione uma nova planilha de tempo. O formulário é semelhante ao que vemos nessa página.

Nessa janela, temos a opção de adicionar uma planilha de tempo. Dados a serem preenchidos são o nome e a qual projeto ela está vinculada; quanto custa (unidade de preço), categoria ao qual ela está vinculada, data e hora de início, duração de quantas horas (ou o horário final). Além disso, anotações (na aba Notas), e ligações para outros aplicativos do eGroupware.

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