Vamos aprender a organizar o conteúdo de um site em Joomla?


Veja a versão em texto do vídeo:

Criar um artigo para seu site, com uma quantidade muito grande de texto pode dificultar a leitura do seu visitante. O Joomla possui alguns recursos de formatação de texto que vão criar componentes visuais para facilitar a divisão de blocos de textos em sesssões, além de destacar determinadas partes importantes antes de seus páragrafos, para isso contamos com um editor de texto, no formato ‘What you see is what you get’, que vamos começar aprender a usar a partir de agora.

Acessando o painel de controle do Joomla, vamos fazer algumas alterações no artigo previamente criado, então vamos clicar em ‘Administrar Artigo’.

Vamos editar o nosso artigo previamente criado ‘Os Principais CMS’s do Mercado’, que já está em nossa página principal.

Vamos ascrescentar ao texto, 3 nomes: WebFácil, WordPress e PrestaShop, que fazem parte de uma lista, o ideal de quando criamos um site é fazer com que essa lista seja marcada como uma. Para isso, selecionamos os 3 itens e clicamos no botão bolet para criar uma lista com marcadores, se você quiser, existe um botão ao lado, que transforma a lista em um formato numerado. Em nosso caso vamos utilizar o bolet.

A linha pontilhada vermelha é a divisão do “Leia Mais…” e a linha pontilhada preta é a divisão de página.

Podemos utilizar recursos de formatação, como por exemplo, colocar a sigla CMS em negrito, pode-se também compor a formatação utilizando itálico, negrito, sublinhado. Inclusive realizar combinações entre eles, em nosso caso, a sigla CMS está em negrito, itálico e sublinhado. Vamos deixá-la somente em negrito e em ‘Gerenciadores de Conteúdo’, que o significado de CMS, vamos colocar em itálico.

Então você pode usar esses recursos de maneira muito simples, nesse editor que parece um editor de textos qualquer. Podemos ainda colocar essa lista, com uma cor específica, por exemplo, um azul escuro.

Logo abaixo, podemos separar o nome das nossas ferramentas do texto, isso vai facilitar a visualização de nosso visitante. E ainda para facilitar essa visualização, eliminaremos a quebras de página, clicando sobre elas e apertando no botão backspace. Para formatar esses títulos, podemos usar os mesmos recursos citados antes, mas existe um formatador de estilos, em que se pode configurar o cabeçalho, onde a formatação dele vai depender do que você escolher.

E esse tipo de configuração é muito importante para otimização de seu site, utilize sempre cabeçalhos em seus textos. Depois clique em ‘Salvar’.

Volte para sua página inicial e atualize para ver as alterações.

Note que no artigo visto pelo editor, o cabeçalho está em uma formatação diferente. A palavra WebFácil está um pouco menor do que aparece no resultado final. Não confie exatamente na formatação criada no editor, pois o que vai determinar essa formatação é o tema escolhido para o Joomla.

Se você for um profissional de informática ou ainda aprendeu a linguagem HTML, você pode refinar ainda mais a formatação de seu texto, basta clicar no botão ‘Edit HTML Source’.

Será exibida uma janela e você terá permissão para aterar as tags. Não se preocupe se você não conhecer essa linguagem, pois o editor faz a maioria do serviço para você.

A melhor maneira de aprender a formatar textos, é fazer testes no editor, pois existem muitas funções disponíveis e algumas delas.


Veja a versão em texto desse vídeo:

Este vídeo é uma resposta à pergunta feito pela nossa visitante Carla Perloze, que visitou o Como Criar Meu Site e quis saber como que se coloca vídeos do YouTube em seu site em Joomla.

Basicamente, Carla, nós podemos falar do YouTube ou podemos colocar qualquer tipo de objeto incorporado no seu site em Joomla, basta que você tenha o código de incorporação.

O que seria este código de incorporação? Quando você visita um site que tenha conteúdo incorporável, como por exemplo o: YouTube, VideoLog ou outros sites que colocam animações ou até mesmo sons, você pode colocar este objeto na sua página ou em seu artigo em Joomla apenas colocando o código incorporado.

No caso do YouTube, você deve copiar o código incorporado que é gerado logo abaixo do vídeo que estamos vendo. Há um botão “<Incorporar>”, clique sobre ele. Este código para incorporar são TAGs do tipo “<object>” ou “<embed>”.

No YouTube, é utilizado a TAG “<object>”. Mais abaixo há como configurar o tamanho do vídeo, a cor do player, se desejamos mostrar vídeos relacionados, etc.

Em nosso caso, iremos inserir um player na cor “azul” com o tamanho “480×385”. Automaticamente quando mudamos estas configurações, o próprio YouTube já muda o código de incorporação. Basta selecionar e copiar este código.

Agora precisamos acessar o painel administrativo do Joomla e clicar sobre o ícone “Adicionar novo Artigo” ou clicar sobre o menu “Conteúdo” e no item de menu “Administrar Artigos” seguidamente no ícone “Novo” localizado no canto superior direito da página em Joomla.

Na tela de criação do novo artigo, insira um título. Utilizaremos o título “Vídeo sobre Hospedagem” e vamos escolher também uma “Seção” e uma “Categoria”, configurações que já realizamos anteriormente. E também que será exibido na página principal de seu Joomla.

Escreva um texto para o artigo desejado. E é abaixo deste texto que nós desejamos inserir nosso vídeo. Mas não adianta colarmos, neste momento, o código que nós copiamos anteriormente, pois o código que copiamos é um código HTML e estamos utilizando um editor visual, então não funcionará.

Para que o código funcione, devemos entrar no modo HTML do Joomla. Basta clicar sobre o ícone “Edit HTML Source” logo acima de onde digitamos o artigo.

Na nova tela, vamos colar, abaixo do texto que já digitamos, o código do objeto incorporado. Após colar, vamos clicar sobre o ícone “Update” no final da nova tela que abrimos.

Agora precisamos clicar no ícone “Salvar” na parte superior direita da página. Ao salvar e acessar a página inicial de nosso site em Joomla podemos visualizar o vídeo incorporado.

Você também pode utilizar esta mesma técnica para outros serviços, como, por exemplo, o: Videolog. Você pode escolher qualquer vídeo do Videolog e, abaixo do vídeo, há como copiar o código incorporado do vídeo desejado. E, da mesma maneira do YouTube, há como escolher o tamanho do vídeo que será incorporado.

Mas, diferentemente do YouTube, não será utilizado o “<object>” como código incorporado, e sim o “<embed>”. O procedimento é feito da mesma forma, basta copiar o código e inserir na parte de HTML de seu artigo em Joomla.

Páginas Relacionadas