Veremos o que podemos fazer para configurar o nosso site do jeito que queremos que ele fique. E o Drupal instalado na sua conta na Hostnet já tem várias opções instaladas. Veremos uma por uma, nessa nova sequência de tutoriais.

Ações

Aqui você pode criar e mexer nas ações que um usuário pode desempenhar. Essas ações são tarefas individuais, como impedir que uma página seja publicada, ou expulsar um usuário. Tem um módulo, chamado Trigger (seção Núcleo – Opcional), que pode disparar certas ações configuradas por você quando certos eventos ocorrerem no sistema. Por exemplo: Um usuário edita um post no blog dentro do site. Quando ele finaliza e publica essa postagem, a mesma é levada à página inicial do site. Outros módulos podem oferecer ações adicionais.

Existem dois tipos de ações:

  1. Simples: Essas não exigem nenhuma configuração adicional e são listadas automaticamente na página responsável pelas ações .
  2. Avançadas:Essas podem realizar mais coisas, como por exemplo enviar um email para um endereço quando ocorrer uma postagem, ou verificar se há certas palavras em um trecho de texto. Essas ações precisam ser criadas e configuradas antes de poderem ser usadas.

Abaixo temos a lista de ações simples disponíveis para o Drupal:

Como podemos ver, existem já pré-definidas 10 ações simples, que estão disponíveis para os usuários. Vamos às ações avançadas

Lidar com ações avançadas

Digamos que você quer que os usuários recebam uma mensagem após criarem uma postagem no Drupal. Vamos ver como podemos fazê-lo, seguindo esse passo-a-passo:

    1. Antes de tudo, você terá que ativar o módulo Trigger, para que possamos associar uma ação avançada a um evento. Portanto, no menu de administração, clique em Construção do site, e depois clique em Módulos.
    2. Na página de módulos, selecione a seção Núcleo – opcional. No final da lista, temos o módulo Trigger. Ative-o, marcando a sua opção e no final da página, clique em Salvar configurações.
    3. De volta ao menu administrativo, você notará que uma nova opção aparece abaixo do sub-item Construção do site, que é a opção Gatilhos. Voltaremos a ela depois.
    4. Vamos passar então de volta ao menu administrativo. Lá, clique em Configuração do site, e depois, em Ações. Vamos voltar à página das ações, e vamos criar a ação avançada.
    5. Na página das ações, tem o último campo, intitulado Deixar disponível um novo tipo de ação avançada. Selecione nesse campo a opção Exibir uma mensagem para o usuário, e clique em Criar.
    6. Ao criar a ação, a página é recarregada, e vamos para uma nova página, onde podemos definir qual será a mensagem que o usuário receberá quando criar uma nova postagem no site. Abaixo temos uma imagem dessa página:
    7. Feito isto, clique em Salvar, e você estará de volta à página de ações. Vamos agora até a opção Construção do site, e depois em Gatilhos.
    8. Agora vamos relacionar a ação avançada que criamos com um evento. Se você notar na imagem da página que está aí embaixo, perceberá que todos os cinco gatilhos disponíveis podem ser relacionados à essa ação avançada que você criou.
    9. Vamos associar a ação que criamos a um dos gatilhos, então. E, já que queremos que uma mensagem seja exibida ao usuário que a postou, iremos alterar no gatilho Depois de salvar um novo post. Para fazê-lo, basta clicar na lista, selecionar a ação (Exibir uma mensagem para o usuário) e clicar no botão Associar.
    10. Pronto, a associação está feita, e o gatilho criado.

Alguns módulos trazem ações adicionais, e o módulo Trigger (ou Gatilho, em português) fica encarregado de criar as associações.

Páginas Relacionadas