O eGroupware tem um sistema de e-mail embutido, e um cliente de e-mail que cumpre o seu papel. Ele tem algumas características especiais, para o eGroupware. São elas:

  • Você pode usar os e-mails que estão nas fichas dos contatos no envio dos e-mails, o que é uma integração entre os aplicativos.
  • Compartilhar pastas de e-mails entre usuários do grupo de trabalho,
  • Salvar e-mails como tarefas.

Ao entrar nessa opção, você terá uma página como a abaixo:

A página acima tem a interface semelhante a um cliente de e-mail comum, como o Mozilla Thunderbird, ou o Microsoft Outlook. Do lado esquerdo, temos um painel com o menu do cliente. Vejamos brevemente o que temos como opções:

  • Abaixo do título, temos uma sequência de ícones, onde você pode compor um novo e-mail, marcar a(s) mensagem(ns) selecionada(s) como lida(s), marcar a(s) mensagem(ns) selecionada(s) como não lida(s), marcar a(s) mensagem(ns) selecionada(s) como sinalizada(s), marcar a(s) mensagem(ns) selecionada(s) como não sinalizada(s), e finalmente remover a(s) mensagem(ns) selecionada(s).
  • Abaixo, você tem um link para esvaziar a lixeira, e depois, a opção de escolher qual caixa de correio você usará.
  • Abaixo, temos uma árvore com as pastas do seu usuário no Servidor IMAP, como a Caixa de Entrada, Enviados, Lixeira e outros. Por último, as preferências e a parte de administração.

No lado direito, temos um painel com o conteúdo das caixas postais selecionadas do lado esquerdo, e embaixo, o espaço aonde será exibido o e-mail que for aberto dessa caixa. No topo, você pode fazer buscas com base em elementos da mensagem (De, Assunto, Para, etc) ou no status da mesma (sinalizado, não lido, respondido, etc).

O uso é semelhante ao de qualquer cliente de e-mail: Basta clicar no primeiro ícone (compor uma nova mensagem), e uma nova janela se abrirá, com os campos para serem preenchidos a respeito do envio: Assunto, destinatário, cópia carbono, etc. Coloque a mensagem na caixa correspondente, e envie o e-mail.

Páginas Relacionadas