É possível criar campanhas para mensurarmos determinadas ações ou promoções imediatas, como envio de newsletters, por exemplo.

O processo funciona de uma forma bastante simples. Você cria um link “batizado” com uma tracking id que acompanhará todo processo, desde o clique dos usuários nesse link bem como toda sua navegação no site.

Exemplo

Vamos supor que você crie um e-mail marketing específico para um único produto. Você pode colocar em todos os links desse e-mail batizados com o tacking.

Vamos supor que a URL de redirecionamento desse produto no e-mail seja http://www.seusite.com.br/produtos/computadordell

Com o tracking da campanha, a url seria:

http://www.seusite.com.br/produtos/computadordell?pk_campaign=Campanha%20DELL&pk_kwd=Campanha%20DELL%2C%20Computador%20DELL

Toda parte em negrito na URL é o tracking de acompanhamento. O Piwik é tão inteligente que ele reconhecerá que aquele link é um tracking de uma campanha chamada DELL

Mas como criar esse link de tracking se não entendo muito o código acima?

Muito simples. O Piwik possui um gerador de URL tracking que facilita bastante sua vida na roda de criar links de campanhas. Trata-se da URL Builder e pode ser acessada aqui.

Basta preencher os campos necessários e clicar em Generate URL, copiar a url com o tracking e lincá-la nas suas campanhas.

Essa ação pode ser feita pra qualquer tipo de mídia que dependa de lincagem, como banners, adsense do google, etc…

Certamente você questionará o motivo pelo qual utilizaríamos uma campanha uma vez que o Piwiki oferece relatórios de links externos.

Mas a resposta é bastante simples e óbvia. Com o tracking, você pode mensurar campanhas individualmente e exclusivas, obtendo assim um resultado eficaz em suas análises.

Páginas Relacionadas