Aprenda a criar perguntas no LimeSurvey

Como vocês já notaram, o LimeSurvey trabalha no seguinte esquema: Você cria enquetes, e essas enquetes contém perguntas, que são colocadas num banco de dados. Toda pergunta teve estar associada a pelo menos uma enquete. Então, veremos como adicionar perguntas a uma enquete já existente.

  1. Tendo criado uma pesquisa, selecione-a, escolhendo na listagem “Inquéritos” do lado direito. Note que ao você clicar na lista, você tem as pesquisas separadas por inativas (desativadas no momento), ativas (em uso) e expiradas (concluídas).
  2. No momento em que você escolher a pesquisa, você terá uma segunda barra de botões, abaixo da barra inicial (administrativa). Essa barra nova é a barra de enquetes. Ali é que você irá fazer ajustes quanto às enquetes que você realizará.
  3. Como você deve lembrar, as perguntas estão associadas a um grupo de perguntas. Escolha um grupo, ou crie um novo, clicando no ícone ao lado da lista de grupos. Uma terceira barra de botões se abrirá, que é a barra de grupo.
  4. Feito isto, você vai finalmente criar perguntas, que estarão inseridas no grupo que você selecionou, e que estará dentro da enquete que você está criando. Clique no ícone do lado direito para inserir uma pergunta.

Vamos a cada um dos itens:

  1. Código: Aqui você coloca um código para a pergunta, de forma que facilite a identificação da mesma na lista de perguntas usadas na enquete.
  2. Pergunta: Escreva aqui qual é a pergunta que você quer fazer.
  3. Ajuda: Coloque aqui uma ajuda, como uma explicação a respeito da pergunta, para que o usuário não tenha dúvidas.
  4. Tipo de Pergunta: Escolhe qual será o tipo de pergunta. Note que existem muitas opções de tipos de perguntas. Abaixo vai uma lista:
    • As respostas ficam dispostas numa matriz. A ideia aqui é que você fará a pergunta, e colocará subperguntas, cujas respostas podem ser números (como notas de 1 a 10), valores para incrementar ou decrementar (+1 ou -1), opções onde você usa botões para escolher uma das opções (perguntas em linhas e respostas em colunas, com radio buttons nas intersecções). São várias opções.
    • Data: A resposta deve ser dada no formato de data. Pode ser usado para cadastros, e a solicitação de uma data, por exemplo, de aniversário.
    • Entrada numérica: A resposta deve ser um número.
    • Escolher entre 5 pontos: São 5 opções,selecionáveis via radio button, numeradas de 1 a 5. Ainda há uma 6a opção, que é a opção “Sem Resposta”.
    • Grelha: As respostas estão dispostas numa matriz, semelhante a uma das opções no modo array, com respostas em cima de cada uma das colunas, e as perguntas em linha, na lateral esquerda.
    • Hierarquizar: As respostas são dispostas numa caixa à esquerda, e uma lista com o mesmo número de opções de respostas da caixa está do lado direito. O papel do usuário será selecionar as opções, na ordem desejada. Assim, teremos várias respostas, sendo que elas estarão numa ordem crescente.
    • A resposta está numa lista.Essa lista pode ser uma lista por seleção (dropdown), uma lista onde você pode selecionar apenas um item (o famoso radio button) ou uma lista com comentário, onde o usuário pode escolher e ainda escrever um comentário, caso queira.
    • Mudança de idioma: A resposta dá ao usuário tem a opção de trocar o idioma da enquete, caso ela tenha sido escrita em mais de um idioma.
    • Opções múltiplas: O usuário pode selecionar múltiplas respostas.
    • Sexo: Essa opção de pergunta permite ao usuário informar qual é o seu sexo, o que está limitado a algumas opções específicas.
    • Sim/Não: Aqui, a pergunta tem apenas duas opções de resposta: Sim e Não.
    • Texto livre: A resposta a esse tipo de pergunta é dada pelo usuário em formato de texto, livre para ele escrever o que ele quiser. A caixa pode ser para texto curto, longo ou muito longo.
  5. Grupo de Perguntas: Em qual grupo de perguntas essa pergunta será inserida.
  6. Obrigatória: Se a pergunta é obrigatória ou não.
  7. Configurações avançadas: São opções mais específicas, relativas a código HTML, folhas de estilo,prefixos de respostas, entre outras coisas.

Caso você queira importar uma pergunta, as últimas opções são relativas à importação. Em particular, se você exportar um arquivo com perguntas do LimeSurvey (extensões LSQ ou CSV), você pode importá-las a partir daí. É útil se você tem perguntas feitas em outra instalação do LimeSurvey, e quer importá-las para outra instalação, em outro servidor, por exemplo. Além disso, a opção de converter os links de recursos, caso queira.

Páginas Relacionadas