criação de sites e lojas wordpress

Tudo sobre WordPress: o melhor construtor de sites e CMS do mundo

O que é o WordPress, como surgiu, porque é o melhor e como usar?

O WordPress é o principal sistema de construção de sites e gerenciamento de conteúdo (CMS) da Internet.

Criado em 2003 por Matt Mullenweg, a ferramenta possuía inicialmente a função de blog. De la pra cá, o projeto cresceu e hoje o WordPress hoje é capaz de construir sites corporativos, portais de notícias, lojas virtuais, sites EAD, sistema de gestão de imobiliária, landing pages, formulários inteligente e tudo o mais que se possa imaginar.

Com uma estrutura modular e características estendidas, o WordPress é o CMS mais eficiente e seguro. Além disso, apresenta uma interface intuitiva, fácil de operar e seus recursos são praticamente ilimitados, com uma comunidade cada vez maior desenvolvendo e criando para ele. Sim, o sistema recebe atualizações constantes e você tem esses updates gratuitamente e imediatamente quando são disponibilizados, o que deixa seu site sempre seguro, rápido e bem posicionado para mecanismos de busca como o Google.

Alguns números sobre o WordPress

De acordo com o Internet Lives Stats, em marco de 2022 havia mais de 1,934,451,173 (os números são atualizados em tempo real) websites no mundo. Segundo o  Web Technology Surveys, consultado na mesma data, 64.9% de todos os sites cujo sistema de gerenciamento de conteúdo conhecemos era feito em WP. Isso representa 43,2% de todos os websites. Podemos então afirmar com segurança que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado do mundo.

O WordPress também fomenta um mercado de recursos relacionados a ele. Neste âmbito podemos destacar empresas que produzem plugins pagos (e em muitos casos, com versões limitadas e gratuitas), a produção de temas e templates premium para sites; a customização do próprio WordPress, consultoria, treinamentos e profissionais especializados em tornar um site mais eficiente, mais responsivo e mais agradável. Este é um mercado crescente.

Por que o WordPress é o melhor CMS do mundo? 

O WordPress é tão flexível e completo que tornou-se um sistema de gerenciamento de conteúdo de amplo alcance. Sua extensa coleção de plugins (já são mais de 54 mil) permite expandir a capacidade da plataforma e agregar uma infinidade de recursos aos sites e projetos.

O WordPress também tem milhares de temas disponíveis, o que traz inúmeras opções de personalização do seu site. E a sua estrutura permite que mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites possa operá-lo sem maiores dificuldades. Ele é um sistema fácil de usar.

O ecossistema que surgiu em torno do WordPress o abastece com uma coleção bem completa de plugins e uma quantidade imensa de temas e templates. Graças à sua flexibilidade e essa coletânea de material anexo, é possível customizar o CMS para gerenciar, praticamente, qualquer tipo de site.

Além disso, podemos citar outras questões envolvidas:

  • Economia de recursos – não é preciso pagar por uma licença do WordPress. Como ele é livre, pode ser distribuído sem custo algum.
  • Compartilhamento do código-fonte – o desenvolvimento de novos plugins e temas para o WordPress pode ser simplificado. Não é necessário reescrever tudo do zero, é possível reaproveitar códigos já escritos. Assim os custos podem ser reduzidos.
  • Aumento no número de desenvolvedores – o número de desenvolvedores que participam do processo de redação do código-fonte pode ser maior, agrupando pessoas que não necessariamente estão no início do projeto. O WordPress recebe colaborações de desenvolvedores que não são funcionários da empresa de Matt Mullenweg e Ryan Boren.
  • Correção de falhas – a correção de falhas é mais rápida, pois existirão vários desenvolvedores investigando o código-fonte, que é aberto. Esta característica é enunciada pelo que conhecemos como a Lei de Linus, que diz que “Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios”.
  • Melhoria na qualidade do código – os desenvolvedores serão mais cautelosos ao redigi-lo, pois várias pessoas examinarão o código aberto escrito. Logo, sua produção será avaliada por outros profissionais e possivelmente terá reflexos em sua carreira profissional.
  • Maior segurança – ainda por ter o código-fonte aberto, o WP terá menos chances de conter falhas de segurança, ou backdoors. O backdoor é um recurso usado por alguns desenvolvedores em seus programas, de forma que eles possam ter acesso remoto ao seu sistema, caso precise. Por exemplo: é sabido que várias empresas, que usam software de código fechado, capturam informações do computador dos clientes e remetem-na para seus servidores, com propósitos diversos. Uma backdoor colocada em um software de código aberto é rapidamente localizada e removida.
  • Maior diversidade – economicamente falando, o WordPress promove o estabelecimento de vários fornecedores com base nele. A competição entre fornecedores traz vantagens aos usuários, como melhorias na qualidade e redução nos preços de serviços agregados.

Saiba tudo sobre o WordPress

Para ajudar você a dar os seus primeiros passos com o WordPress, a Hostnet criou o e-book gratuito “WordPress: o campeão”. Neste manual, você vai conhecer:

  • A história do WordPress;
  • Como se tornou o CMS mais popular do mundo;
  • Como o fato de ser um Software Livre é bom para modelos de negócios baseados em SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço;
  • Os melhores plugins e temas gratuitos e premium (pagos);
  • Curso de WordPress: criação de sites e lojas virtuais (gratuito e pago);
  • Soluções da Hostnet para quem vai trabalhar com o WordPress.

A 2ª edição deste e-book, atualizada em fevereiro de 2021, contempla a indicação de novos plugins e recursos que surgiram desde a 1ª edição, publicada em 2018. O download é gratuito!

Caso você já tenha baixado a primeira versão, recomendamos que obtenha a nova.

hospedagem de sites wordpress

Comunidade WordPress Hostnet 

A comunidade WordPress Hostnet reúne no Facebook mais de 20 mil membros. Entre eles estão profissionais, estudantes e os diretores da empresa Ramiro Lobo e Kauê Linden, que participam ativamente tirando dúvidas e dando dicas para quem trabalha ou estuda a plataforma.

Participe da comunidade WordPress Hostnet no Facebook

A Hostnet tem a melhor hospedagem de sites WordPress

A Hostnet adota o WordPress em seus projetos e de seus clientes há 15 anos. Essa foi uma escolha muito acertada pela nossa equipe de tecnologia lá em 2007, quando decidimos aderir a plataforma e envolvê-la em seu plano de negócios.

Ao longo desse período, ganhamos muita experiência e desenvolvemos vasto conteúdo sobre o WordPress, que vão desde tutoriais em nossa Info até um curso completo de Criação de Sites Profissionais com WordPress ministrado por Ramiro Lobo, diretor da Hostnet, junto com o professor Gustavo Guanabara, do Canal Curso em Vídeo no Youtube.

O curso é voltado para quem quer trabalhar com o WordPress no desenvolvimento de sites, ensinamos desde a escolha da paleta de cores até configurações avançadas de configurações e integrações com outras ferramentas profissionais. 

São duas versões: uma ensina a criar sites com WordPress  com o Gutenberg, usando apenas ferramentas gratuitas, e a outra ensina a criar sites com WordPress com o Beaver Builder, usando ferramentas premium, as mesmas que estão disponíveis no Combo Cloud Hostnet. 

Conheça a plataforma EAD da Hostnet e estude conosco!

Combo Cloud: pacote de serviços da Hostnet

O Combo Cloud vai muito além da infraestrutura. A Hostnet criou um formato de serviço que extrapola os recursos de hospedagem de sites; um verdadeiro super pacote que inclui: Domínio + Hospedagem + Ferramentas Premium + Cursos Profissionais de Criação de Site e Automação de Marketing, por um preço inacreditável, a partir de R$ 59,90 mensais.

Contratando o Combo Cloud, você economiza aproximadamente US$ 700,00 anuais referentes às licenças das ferramentas. Afinal, seu gasto seria no mínimo este, caso fosse comprá-las separadamente com seus desenvolvedores.Especialista há anos em WordPress, a Hostnet fez uma pré-seleção de ferramentas muito poderosas que permitem que o website tenha uma melhor performance com a plataforma.

Nesse plano mais barato, o contratante pode utilizar até três domínios com certificado digital SSL (importante para indexação no Google) e tecnologia CDN.

Conheça em detalhes o Combo Cloud, pacote de serviço de hospedagem de sites da Hostnet

Links Relacionados – assuntos que podem ser do seu interesse: 

 

4 comentários

  1. Isaias Moreira em 5 de dezembro de 2019 às 08:24

    Muito Obrigado.
    Fiz Análise e desenvolvimento de sistemas, em
    uma instituição de ensino, não sai do zero. Graças à Deus , conheci o professor Guanabara, agora estou aprendendo algo muito valioso . Valeu Hostnet por esse apoio , quando der a condição vou ter a sua hospedagem. Estou adorando as aulas de WordPress. Valeu , muito Obrigado.

  2. Isaias Moreira em 5 de dezembro de 2019 às 08:24

    Muito Obrigado.
    Fiz Análise e desenvolvimento de sistemas, em
    uma instituição de ensino, não sai do zero. Graças à Deus , conheci o professor Guanabara, agora estou aprendendo algo muito valioso . Valeu Hostnet por esse apoio , quando der a condição vou ter a sua hospedagem. Estou adorando as aulas de WordPress. Valeu , muito Obrigado.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios