hospedagem de sites

O que é hospedagem de sites e qual tipo de serviço escolher?

Entenda a diferença entre os serviços de hospedagem de sites e saiba qual escolher para o seu projeto na Internet

Hospedagem de Sites é o serviço da Hostnet que armazena os arquivos que compõem um site ou uma loja virtual, tais como textos, imagens, vídeos, áudios e códigos HTML. Servidores profissionais, alocados dentro de um data center, hospedam os aquivos dos sites e exibem o conteúdo das páginas quando um visitante digita o endereço ou acessa um link no Google, por exemplo.

Você está buscando um serviço de hospedagem de sites e está em dúvida sobre qual tipo contratar? Neste artigo vamos te apresentar noções fundamentais sobre o assunto explicando as diferenças tecnológicas para você fazer a escolha mais adequada ao seu projeto.

Tipos de Hospedagem de Sites disponíveis no mercado

Existem vários tipos de provedores de hospedagem de sites no mercado. Temos desde grandes empresas, com milhares de clientes e infraestrutura própria, até pequenas operações quase que completamente terceirizadas, revenda de provedores maiores que trabalham localmente, prestando serviços na sua comunidade. E também existem diversos tipos de serviços de hospedagem: hospedagens compartilhada e dedicada; uso de servidores privados virtuais (VPS), como containers ou máquinas virtuais, como o Xen; uso da nuvem (cloud), ou revenda. Vamos ver as características de cada um desses tipos de hospedagem:

Hospedagem gratuita

No início da Internet comercial, em meados dos anos 90, era muito comum a existência de provedores gratuitos de hospedagem. Hoje ocorrem muito menos.

Os provedores gratuitos de hospedagem são muito limitados. O serviço se sustenta com propaganda inserida automaticamente nos sites, e os recursos para confecção das páginas são muito limitados, permitindo que os sites sejam confeccionados apenas através de ferramentas prontas, não tendo a opção de envio por FTP ou outros recursos. Mesmo assim, muitos sites começam dessa forma.

Hospedagem compartilhada

Este é o tipo de hospedagem mais comum. Nessa modalidade, muitos sites compartilham o mesmo servidor. A relação custo-benefício é muito atraente, pois o preço acaba sendo competitivo: o custo do servidor é rateado por todos os clientes com sites hospedados nessa mesma máquina. Normalmente, sites como blogs e sites institucionais são preferencialmente hospedados nessa modalidade.

Ao mesmo tempo, é fundamental que todo o conjunto de hardware e software do servidor onde os sites estão hospedados seja estável o bastante para suportar a carga gerada e manter o tempo do serviço no ar (uptime).

Hospedagem cloud

A hospedagem na nuvem (cloud) é uma hospedagem compartilhada com algumas vantagens. Os computadores estão interligados e temos o que chamamos de imagem única do sistema.

A imagem única do sistema consiste no seguinte conceito: quem vê o serviço rodando estando do lado “de fora” da rede, não percebe quantos servidores estão envolvidos, ou quais deles deram defeito. Um bom exemplo é o Google. Segundo uma consulta na Wikipédia, descobrimos que eles possuíam, em 2017:

  1. 16 datacenters, sendo nove nos Estados Unidos, um na América do Sul (Chile), quatro na Europa e dois na Ásia.
  2. Uma estimativa de mais de 2 milhões de servidores, espalhados por todos esses datacenters.
  3. Amplo uso do conceito de containers.

E para os usuários, acessamos e vemos como se fosse apenas um único servidor. É certo que várias dessas máquinas falham, requerem manutenção e são substituídas. Mas o sistema permanece em funcionamento.

Este conceito, de nuvem, tem sido empregado fortemente em provedores de hospedagem nos últimos tempos. Uma das vantagens claras é que, caso um servidor apresente falhas, o site hospedado pode ser repassado a outro servidor automaticamente, sem perdas de desempenho ou performance. Outra vantagem é que, caso o provedor de hospedagem esteja fazendo uso de mais de um datacenter em diferentes posições do globo terrestre, é possível colocar os sites duplicados em mais de um datacenter. Assim, quando alguém solicitar o acesso a um determinado site, ele receberá uma cópia do site hospedado pelo datacenter com menos pontos de conexão até ele. Ou seja, acessará o site mais rapidamente.

Servidor Privado Virtual (VPS)

O Servidor Privado Virtual (VPS) é um plano onde o cliente obtém mais recursos e também liberdade para trabalhar, já que o provedor cede a ele uma máquina virtual.

Uma máquina virtual é um software que executa programas como se fosse um computador real, também chamado de processo de virtualização. Essa máquina virtual é uma “duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”, uma cópia feita em software de um sistema físico.

Em um provedor de hospedagem, um servidor VPS é um computador virtual, onde é possível fazer quase tudo do seu jeito, mas com um custo menor do que se fosse uma hospedagem dedicada. Ele funciona como se fosse um servidor dedicado, mas hospedado em um ambiente compartilhado.

Existem basicamente dois tipos de hospedagem VPS no mercado hoje em dia:

Máquinas virtuais

Existe um software, chamado hipervisor, que cria e gerencia as máquinas virtuais que estão hospedadas no servidor físico. Este software estabelece limites estritos para os servidores virtuais, como quantidade de memória RAM usada, espaço em disco, transferência, entre outros. Caso seja necessário, o provedor aumenta ou diminui a quantidade de recursos.

Containers

O uso de containers são uma modalidade de virtualização que ganhou espaço. Os containers são aquilo que oferece suporte para uma aplicação ser executada. Essa aplicação pode ser um servidor web que hospeda um site, por exemplo.

O software que gerencia os containers são servidores de aplicativos, e ao invés de criar máquinas virtuais, você terá vários aplicativos (como servidores web, sistemas gerenciadores de bancos de dados ou aplicações diversas) em execução, sendo gerenciados pelo servidor de aplicativos como se estivesse individualmente em execução.

Entre as vantagens sobre as máquinas virtuais, temos menos camadas para a execução das aplicações (não há um sistema operacional em execução dentro dos containers, por exemplo), o que agiliza o processo e diminui a possibilidade de falhas (menos camadas de software para gerar problemas).

Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?

Servidor dedicado

Este é, sem sombra de dúvidas o serviço mais caro a ser oferecido, visto que o servidor físico é totalmente dedicado a você. Além de contratar o servidor (que está instalado em um datacenter), é necessário saber que é preciso gerenciar o mesmo. Isto requer um profissional qualificado, principalmente por causa de questões como segurança.

Revenda de hospedagem

A revenda de hospedagem é basicamente a terceirização do processo: Uma empresa de hospedagem contrata outra para hospedar sites dos seus clientes. Apesar do custo ser maior do que a hospedagem compartilhada, os recursos cedidos são maiores e é possível inclusive customizar o painel de controle, logomarcas e imagens, “escondendo” do cliente final quem realmente hospeda o site.

Hospedagem de Sites não é tudo igual

No vídeo a seguir, o professor Gustavo Guanabara explica a diferença entre os serviços e as características do ambiente cloud da Hostnet

Tudo sobre hospedagem de sites

Este artigo faz parte do e-book Hospedagem de Sites não é tudo igual. Caso você tenha interesse em se aprofundar, baixe gratuitamente o material em nosso site.

guia sobre hospedagem de sites

Links Relacionados: 

Hospedagem de Sites Hostnet

E-books grátis sobre tecnologia e marketing digita

Criação de Sites – A Hostnet faz para você

Criação de Loja Virtual – A Hostnet faz para você

Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios