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SEO: como funciona o Google e outros buscadores na Internet?

Entenda como o Google funciona e obtenha melhores resultados no SEO do seu site

Você sabe como o Google funciona? A maioria das pessoas dirá que sim, basta digitar o que está procurando ou querendo saber e, em seguida, o buscador apresentará as melhores respostas possíveis. Será que é tão simples assim?

Isso é o que vamos aprender com este artigo e na quarta videoaula do módulo 1 do Curso Gratuito e Prático de SEO, do Curso em Vídeo.

Funcionamento dos motores de busca

O trabalho do profissional de SEO (search engine optimization – otimização para mecanismos de busca) se torna muito mais objetivo e fácil a partir do momento em que ele entende como o mecanismo de busca opera. De um lado está a Internet, do outro estão os usuários procurando por sites e respostas. Paralelo a isso, quando criamos uma loja ou website, desejamos vê-lo indexado pelo Google (e buscadores em geral), o que é feito de forma automática no caso de sites desenvolvidos com o WordPress.

Uma vez tendo ciência do link de acesso, o buscador pré-processa essas informações e armazena em uma base de dados. Não é apenas um algoritmo que realiza essa coleta de dados, são conjuntos de algoritmos ou sistemas que denominamos Googlebot.

O Googlebot é responsável pelo rastreamento, classificação e armazenamento dessas informações. O rastreamento tem como base saber que uma página existe. A partir desse acontecimento, o Googlebot passa a visitar o seu site para “ler” o conteúdo e imediatamente começa a fazer uma classificação e armazenamento, de forma eficiente, desses dados em um banco. O processo, até aqui, ocorre independente de buscas.

A esta altura, um usuário começa a interagir e faz uma busca, por exemplo, pelo nome de um site (sem a URL). O ideal é que o seu site seja indicado nos primeiros lugares do ranking do buscador. O objetivo da aplicação das técnicas de SEO é tentar, mesmo sem garantias, que o seu site alcance as desejadas colocações.

Neste momento,  quem “recebe” as demandas do usuário não é mais o Googlebot e sim o “sistema de busca” que acessa o banco de dados. O Google possui diversos datacenters espalhados pelo mundo e usa os fatores de ranqueamento para exibir os melhores resultados. Vale lembrar que a geolocalização é um relevante fator durante esse processo e dependendo onde o usuário esteja, diferentes respostas serão disponibilizadas. Se a procura for, por exemplo, por um serviço, o Google apontará a empresa ou profissional que se encontra mais perto fisicamente de quem procura ajuda.

Rastreamento e Classificação

Os buscadores coletam dados previamente.

  • Os buscadores utilizam software para rastrear e classificar;
  • Os sistemas usados são responsáveis por:
    >> Encontrar as páginas na Internet;
    >> Armazenar os conteúdos;
    >>Identificar e separar os conteúdos;
    >>Registrar tudo de forma organizada e classificada.
  • O objetivo é otimizar o processo de busca e oferecer as respostas mais assertivas para o interesse do usuário.

Algoritmo de Pesquisas

O que acontece quando o usuário faz uma busca:

  • Os algoritmos analisam com base nos fatores de ranqueamento dos itens classificados;
  • Encontram e apresentam os melhores resultados para exibir aos usuários;
  • Alguns fatores analisados são:
    >> Autoridade do site;
    >> Tempo de existência do domínio;
    >> Quantidade de palavras-chave pesquisadas no texto;
  • Os algoritmos avaliam também a localização das palavras-chave dentro do texto em locais como:
    >> No título;
    >>No cabeçalho;
    >>Na URL;
    >>Cada posição contribui na determinação dos resultados.
  • A combinação destes e outros fatores de ranqueamento servirão para exibir os melhores resultados para o usuário.

Inteligência nos resultados

Para entregar precisão nos resultados, o Google desenvolveu tecnologias capazes de detectar:

  • Idioma;
  • Local de pesquisa do usuário;
  • Completar frases;
  • Interpretar erros de digitação;
  • Aplicar sinônimos.

O Curso de SEO

Se as informações disponibilizadas neste artigo foram interessantes, imagine a diversidade e qualidade de conteúdo que você pode assimilar fazendo o curso gratuito prático de SEO completo, no Curso em Vídeo. Com ele você vai aprender a otimizar o conteúdo de sites de maneira que fiquem melhor posicionados em mecanismos de busca como Google e outros. Todos os conceitos são passados e aplicados de forma simples e prática utilizando um site WordPress. Acompanhe as aulas do curso grátis de SEO neste link da playlist ou diretamente no site do Curso em Vídeo.

A Hostnet apoia e patrocina o Curso em Vídeo, uma iniciativa do professor Gustavo Guanabara em prol da democratização do conhecimento relacionado à tecnologia da informação.

Links Relacionados:

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