Quase 90% dos Internautas compram pela Internet
O brasileiro perdeu o medo de comprar pela Internet. É o que mostra um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A pesquisa, realizada nas 27 capitais do país, revelou que 89% dos internautas fizeram ao menos uma compra online em 2018.
A consolidação da Internet como uma plataforma de vendas reforça a ideia de que este é o melhor lugar para empreender e fazer negócios. O cenário de crise econômica fez com que empresas buscassem melhorar seus resultados através da Web, expandindo suas operações para os meios digitais através da construção/modernização de sites e lojas virtuais e da profissionalização de suas ações de marketing através de investimentos em SEO, anúncios no Google, Facebook/Instagram e implementação de automação de marketing para alavancar os negócios.
Por outro lado, o consumidor tem a percepção de que os produtos vendidos pela Internet são mais baratos do que nas lojas físicas e esta é a vantagem que o internauta brasileiro mais identifica; razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos também destacados são: a comodidade por não ter que sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%). Há ainda 28% de entrevistados que citam a facilidade que a Internet proporciona na comparação de preços.
Em média, em 2018, o internauta brasileiro gastou R$ 292 na sua última compra online, sendo que os homens (R$ 343) gastaram mais do que as mulheres (R$ 243). Levando em consideração os últimos 90 dias que antecederam a pesquisa, os consumidores realizaram, aproximadamente, três compras pela Internet.
Outro estudo realizado pelo Google indica que as vendas na Internet no Brasil devem dobrar até 2021. Segundo a companhia, o segmento terá crescimento previsto de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$85 bilhões em vendas.
A Internet é um excelente lugar para fazer negócios
Apesar de todo potencial da Internet, muitos empreendedores ainda não estão tirando proveito deste mercado. Segundo o Sebrae Nacional, há mais de 11 milhões de Microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas no Brasil. Por outro lado, informações do Registro.br – órgão responsável pelo registro de sites .com.br – há cerca de 4 milhões de domínios registrados. Estes dados deixam claro o potencial do mercado que temos pela frente.
Se você ou a sua empresa ainda não possuem um site e não exploram as possibilidades da Internet para lucrar, está na hora de avançar. Conheça o serviço Site Pronto , Loja Pronta e Automação de Marketing da Hostnet.
Quer ir além e investir no mercado de Internet? Trabalhe conosco e seja uma de nossas unidades de Franquia Digital. Saiba mais sobre nosso modelo de negócios e seja a Hostnet em sua região.
Links Relacionados:
https://www.hostnet.com.br/criar-site/
https://www.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/