anunciar na internet

Qual é o melhor lugar para anunciar na Internet?

O curso gratuito “Aprenda a anunciar na Internet” ensina a criar campanhas no Google e Redes Sociais

Onde eu anuncio? Google ou Facebook? Tenho uma verba, compartilho o valor nos dois ou escolho apenas um? Qual o melhor para o meu negócio? 

Essas são perguntas recorrentes e associadas a uma série de outras dúvidas que vamos elucidar no artigo de hoje.

Quando for anunciar em um lugar a primeira coisa que você deve ter em mente é a “família” da marca. Por exemplo: quando falamos em Google estão associados a ele o YouTube, Gmail e a rede de conteúdos (um grupo de mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios do Google Ads podem ser exibidos). Quando falamos em Facebook, incluímos o Instagram, que por sinal é o que tem mais destaque, hoje, no mercado. 

Segundo Kauê Linden, diretor de marketing da Hostnet, caso fosse necessário escolher apenas um, ele optaria pelo Google. Para uma empresa de hospedagem de site como a Hostnet esse é o melhor caminho, pois a busca por seus serviços e produtos, geralmente, são direcionadas e específicas. Também para esse perfil de empresa, esta é a melhor receita. Mas vamos entender, passo a passo, como e porquê escolher este ou outro meio para veicular publicidade.

Qual o melhor lugar para anunciar: Google ou Facebook/Instagram?

Necessidades imediatas

Bem, se o seu negócio for um chaveiro (local que faz chaves), preferencialmente, será o Google. Nele, você aparecerá na lista de chaveiros próximos, destacando primeiro os serviços anunciados no “Google Meu Negócio” assim que a busca “chaveiro” for solicitada. A pessoa que busca o serviço terá como analisar quais realmente estão perto, visualizar comentários, e até ver serviços específicos para o seu tipo de necessidade. 

O Google resolve muito bem esta demanda e isso gera uma receita imensa para o buscador. O mesmo acontece no caso de buscas por dentista, mecânico, médico etc. Também se repetirá com a maioria dos serviços de necessidade imediata.

Impulso

Já no Instagram, os posts comerciais se enquadram mais em características de vendas por impulso. As compras, frequentemente, não são de artigos ou serviços que o internauta precisa, e sim de itens ofertados de acordo com o perfil do usuário.

Soluções de problemas

Se o seu negócio oferta serviços e produtos que solucionam problemas, o mais indicado também é o Google. 

Oportunidades

O Instagram é território de entretenimento. Normalmente, quando estamos nessa rede social, deveríamos estar fazendo outra coisa ou simplesmente entramos nele para “matar” um tempo ocioso, como o que costumamos gastar em um transporte público ou salas de espera. 

Então, se o seu empreendimento oferta algo que é capaz de despertar o desejo, muitas vezes adormecido e até desconhecido do usuário, este é o local certo para anunciar.

Produtos exatos

Se você é um varejista que vende bons produtos, seus diferenciais são preço e boa entrega, o seu lugar é o Google. Pois será no buscador que o seu produto será pesquisado.

Produtos baseados em interesses

O melhor lugar para anunciar será Facebook/Instagram. Se o usuário tem, por exemplo, um lifestyle geek, segue páginas que abordam esta temática, posta e comenta posts com conteúdo relacionado ao universo geek, certamente serão veiculados anúncios de produtos e serviços com estas características para essa pessoa.

Vitrine virtual

O Instagram funciona como um shopping. Se baseia na imagem, na harmonia de cores e formas e outros recursos visuais, assim como a vitrine de uma loja física. Tipo de lugar que você para, olha é seduzido e compra (ou pelo menos passa a seguir, mesmo se não comprar no primeiro impacto). 

Um serviço cuja propaganda funciona muito bem no Instagram é curso online. Mas lembre-se que na hora de decidir por Google ou Facebook/Instagram não existe fórmula, o que vale é o bom senso. Usando como exemplo o Estudonauta (cursos online relacionados a tecnologia da informação, por assinatura) chegamos a conclusão que para este modelo de ensino e o seu público-alvo vale a pena anunciar no Google e no Instagram.

Resumo

Pela característica do seu produto ou serviço fica mais fácil decidir onde vai anunciar.

Google Facebook/Instagram
Necessidades imediatas Impulso
Solução de um problema Oportunidade
Produtos exatos Produto baseado em interesses
Serviço local Vitrine Virtual

 

Curso Grátis: Aprenda a Anunciar na Internet

Ao longo dos últimos anos, a Hostnet se especializou em diversas tecnologias voltadas para o sucesso de negócios realizados através da Internet. Ajudamos, de forma direta ou indireta, milhares de profissionais e negócios a terem resultados mais eficientes usando os canais de comunicação de marketing digital.

O curso é ministrado pelo professor Gustavo Guanabara e pelo diretor da Hostnet Kauê Linden. A dupla, que já apresentou o curso de Automação de Marketing com Mautic, está de volta para ensinar as melhores práticas para fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica.

Este não é um curso comum que vai te ensinar apenas a gerir ferramentas. Este curso vai muito além disso! Nós acreditamos que um profissional de marketing não pode ficar apegado a determinada ferramenta, ele precisa entender do processo como um todo para poder tirar proveito delas.

Estude gratuitamente conosco através do canal da Hostnet no Youtube ou pela plataforma EAD Academia Hostnet.

Links Relacionados

Academia Hostnet – Plataforma EAD com cursos gratuitos

Universidade Web Marketing – Programa Caça Talentos da Hostnet

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Canal da Hostnet no Youtube

Canal Curso em Vídeo no Youtube com prof. Gustavo Guanabara

Site do Hostcast – Podcast da Hostnet

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