portal-de-noticias-wordpress-hostnet-piracicaba

Portais de notícias conquistam presença digital expressiva com sites feitos em WordPress

Hostnet Piracicaba desenvolve portais de notícias dinâmicos e rentáveis para empresas jornalísticas

O Case de Sucesso de hoje apresenta resultados relevantes da Cikluz.com, franqueada da Hostnet em Piracicaba/SP. A unidade vem se tornando referência na região quando o assunto é desenvolvimento de portais de notícias com WordPress, reunindo, até agora, cinco clientes com novos websites. Os franqueados Edison Carone e Vinícius Sanches Carone (pai e filho) abriram a franquia em abril de 2019 e já colhem bons resultados do investimento!

Ao todo, atenderam cinco veículos de comunicação, estão com cinco websites de cunho jornalístico no ar e o mais recente em fase de conclusão. São eles: Jornal O Jogo; A Tribuna de Piracicaba; Jornal de Valinhos; Olé Peninha e Jornal O Verdadeiro. O alcance a este nicho específico foi propiciado pela experiência de mais de três décadas no mercado de comunicação de Edison Carone.

A demanda

Os veículos de comunicação chegaram até a Hostnet Piracicaba por quatro frentes distintas. Uma delas foi a publicação de uma matéria onde o Edison contou que deixaria seu antigo trabalho, no qual ocupava o cargo de diretor comercial e marketing. Nesta reportagem ele também revelou os novos projetos (a agência e a franquia) aos quais se dedicava, já na época, com a colaboração do filho.

A divulgação da inauguração da Unidade Piracicaba da Hostnet, publicada no blog da franqueadora e nas redes sociais também atraiu clientes. O terceiro chamariz foi um sólido trabalho de corpo a corpo junto aos contatos comerciais e pessoais que os sócios acumularam ao longo da vida. E por último, mas não menos importante, foi a recomendação dos próprios clientes para outras empresas, indicando que estão percorrendo um caminho certo e promissor. 

Necessidades, projetos e execução

Cada projeto entregue teve seu tempo particular de execução. O cronograma dependeu das características de cada veículo e de seus objetivos. Contudo, entre o processo de captação e briefing, apresentação da proposta, maturação do cliente, aprovação, entrega de material, execução e aprovação, foram gastos, em média, 100 dias. Para que isso fosse possível, a Unidade Piracicaba recebeu o conteúdo necessário (fotos, textos e outros materiais) de cada cliente para seus respectivos projetos.

Os franqueados contaram que cada empresa de jornalismo se encontrava em um momento e estágio diferentes de relação com o mundo digital, e portanto buscavam soluções parecidas porém distintas. “Atualmente, atendemos cinco empresas de comunicação. Dessas, quatro já estão com seus sites no ar, e uma que é o Jornal O Verdadeiro, da cidade de Rio das Pedras/SP, cujo projeto entrou em produção no dia 15 de junho com prazo de lançamento para 21 de agosto, data em que o jornal publicará a sua edição 1.000 do jornal impresso”, informou Edison Carone.

De modo geral, a principal necessidade das empresas de comunicação, atendidas pela Cikluz.com, era ter uma presença digital expressiva capaz de atrair novos leitores e leads. Conheça os pontos em comum entre as carências dos cinco clientes do case:

  • Busca pela conversão digital;
  • Atualização do modelo do negócio;
  • Fortalecimento da presença digital;
  • Criação de um canal multimídia;
  • Integração do site com as redes sociais;
  • Compartilhamento de notícias integrado as redes sociais;
  • Ampliação do canal de atendimento usando o WhatsApp e o Telegram, por exemplo;
  • Estar perfeitamente disponível em todas as telas, incluindo as de dispositivos mobile (responsividade);
  • Ter acesso a relatórios de audiências;
  • Atender todos os públicos, em especial os mais jovens;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Desenvolvimento de mecanismos e inteligência para rentabilização do website.

Quando a solução está no WordPress

A solução proposta aos clientes do segmento de Comunicação, basicamente, foi a construção de um agregador de conteúdo em WordPress. Ou seja, um portal de notícias que apresentasse as seguintes características: fácil leitura; rápida navegabilidade; que gerasse aumento de audiência; possibilitasse acesso aos acervo dos conteúdos publicados e que tivesse um sistema de busca; espaço para as edições em PDFs diários; responsividade; contasse com um projeto visual atraente, moderno e exclusivo; otimização da experiência do usuário com fácil navegação entre as editorias; com integração dos meios e que fosse multimídia; interativo e integrado às redes sociais; que possibilitasse a comercialização de assinaturas através do site e que fosse rentável publicitariamente, com espaço para banner e publi-editorial.

Para um desses clientes, o Jornal de Valinhos, a agência adotou a dobradinha WordPress + Woocommerce (uma extensão que transforma a ferramenta em loja virtual), uma vez que ele precisava comercializar assinaturas online. 

O WordPress é a plataforma para construção de sites e gerenciamento de conteúdo (CMS) mais utilizada no mundo. De acordo com o Internet Lives Stats, em 30 de abril de 2020 havia mais 1.767.384.900 (os números são atualizados em tempo real) de websites no mundo. Segundo o  Web Technology Surveys, desde primeiro de março de 2020, 63,2% de todos os sites cujo sistema de gerenciamento de conteúdo conhecemos era feito em WP. Isso representa 35,9% de todos os websites. É adotado em sites como: portal G1, montadora de automóveis Ford, revista Forbes e MTV, entre muitos outros.

As vantagens do WordPress são inúmeras, vamos citar algumas: interface simples e ambiente amigável; vários plugins com recursos práticos e temas interessantes; é Open Source e totalmente gratuito; é adaptável – se transforma com o seu site, com ele você pode gerenciar desde um pequeno blog até um grande portal; tem excelente performance e SEO; é multiusuário (permite cadastrar colaboradores para acessar a área administrativa do site); é responsivo (rodando perfeitamente em dispositivos mobile); integração com redes sociais, etc.

O WordPress oferece tantos recursos e funcionalidades que fica difícil falar de todos. Entre eles: página de contato; estatísticas; múltiplos domínios; exportação de dados; página 404; sistema para enquetes; gerenciamento de links; banner e propaganda; gerenciamento de arquivos para download; permite transações financeiras com o Woocommerce e gerenciador de pedidos e pagamento.

Diante de todas essas características, o WordPress foi a escolha perfeita para atender aos anseios dos websites de jornalismo. Agora, conheça os clientes do segmento de Comunicação atendidos pela Hostnet Piracicaba e os websites e serviços desenvolvidos para cada um deles:

Blog Olé Peninha
Palavras de Antonio Luiz de Jesus Penaquione; o próprio Peninha

O Olé Peninha surgiu como uma sequência do meu trabalho. Por ser jornalista esportivo, meus amigos e leitores começaram a me instigar para criar um canal online próprio e independente. 

Conheci a Hostnet pelo Edison Carone, através da Cikluz.com. Eu precisava de um site mais dinâmico,atual e que fosse prático e rápido para fazer as publicações das notícias na hora que o evento estivesse acontecendo. O leitor deveria conseguir acessar os conteúdos publicados pelos smartphones e eu conseguisse inserir anúncios publicitários e assim fizemos.

Aprovei muito a ferramenta e as funcionalidades do site (que no momento está pausado devido a pandemia por causa da restrição de jogos). Meu conhecimento da Hostnet está inteiramente ligado ao Carone, quem me apresentou a marca. Deixo tudo na mão dele, e se ele aprova, eu também aprovo.   

Jornal de Valinhos
Palavras do presidente do veículo: Vinicius de Nardo Silva 

O Jornal de Valinhos foi fundado em 1986, e o que moveu seus fundadores a criarem o jornal, foi a existência de uma lacuna entre o cidadão comum e o poder público local. A missão do veículo criado era dar voz aos anseios da população Valinhense, sendo isso uma marca registrada do Jornal que perdura até os dias de hoje. A população o adotou como se o Jornal fosse propriedade da cidade, pois tem nele o seu defensor, seu representante e seu fiscalizador de forma geral; seja na forma do jornal impresso (que ainda circula) ou no meio digital em que nossa empresa está inserida.

O jornal de Valinhos, desde sua fundação, sempre investiu para se manter atualizado frente a concorrência e sempre se seguiu o padrão dos grandes jornais do Brasil. Em sua primeira edição era mensal e com páginas em preto e branco. Com o decorrer dos anos passou a ser quinzenal. Hoje é semanal e 100% colorido. Sua circulação é só para assinantes, seja no formato impresso ou digital com edições em PDF.

A Hotnet nos foi apresentada pela Cikluz.com. Como já tínhamos relacionamento comercial em outros negócios, e diante da  necessidade de renovarmos o nosso site, que era estático, ele nos apresentou uma proposta que nós aprovamos e começou, imediatamente, a ser trabalhada. O método usado, as reuniões de planejamento e a execução dos serviços, foram muito proveitosas. Tudo foi feito dentro do prazo. Vale ressaltar que o atendimento, tanto do Edison quanto do Vinicius, é perfeito. Sempre que temos uma necessidade, uma dúvida ou até uma alteração, a empresa está à disposição e somos prontamente atendidos.

O Portal de notícias está no ar desde o dia 4 de março, ou seja, há pouco mais de 100 dias. Os resultados, por serem recentes, são mensurados, ainda não temos dados comparativos, mas os primeiros números nos impressionaram bastante. É uma curva de acessos crescente mesmo. Havia uma demanda reprimida e com a construção do site, preenchemos esta lacuna.

Estamos satisfeitos com a Hostnet. Tivemos, sim, alguns problemas de adaptação que fazem parte de qualquer implantação de qualquer sistema, mas chegamos em um pacote ideal que nos atenda e estamos felizes. 

No futuro, novos projetos serão implantados e discutidos, dentro das possibilidades que o portal nos permite. Agora buscamos negócios a fim de revertermos toda essa audiência em publicidade, esse é o nosso grande desafio. Para conseguirmos, precisávamos de um site estruturado funcionando, e com um certo histórico e dados para serem apresentados aos clientes. Nosso desafio agora é é fazer o site “deslanchar” em termos publicitários.

Jornal O Jogo
Palavras do diretor presidente: Carlos Zaramelo Junior 

O JOGO (jornal e site) foi fundado em fevereiro de 2003. Tem a linha editorial voltada ao esporte de Americana, principalmente as modalidades amadoras. A edição impressa tem circulação semanal e distribuição gratuita. Em maio de 2020, a linha editorial foi ampliada com coluna social e noticiário geral.

As informações sobre a Hostnet Piracicaba chegaram através do diretor Edison Carone, um profissional bastante conhecido em Americana. Como O JOGO precisava de uma revitalização no site, a parceria foi selada.

Todos os serviços prestados pela Cikluz.com superaram as expectativas e os resultados são os melhores possíveis, principalmente em relação ao crescimento no número de acessos diários. A Hostnet é uma empresa muito bem qualificada, de atendimento especial ao cliente e atualizada com os contextos da Internet.

Jornal A Tribuna Piracicabana
Palavras do diretor presidente: Evaldo Vicente 

A Tribuna Piracicabana nasceu em agosto de 1974 a partir da ideia que eu, como jornalista, tive para que Piracicaba recebesse um jornal mais plural, acentuando-se a publicação de artigos e comentários e não, especificamente, notícias. Sempre foi um veículo impresso modesto, atendendo até hoje os assinantes que preferem um jornal de opiniões.

A Hostnet em Piracicaba foi-nos apresentada pelo nosso conhecido, o empresário Carone. Havia, na equipe da Tribuna de Piracicaba, uma ideia de instalação de um site e Carone mostrou o lado prático e fácil de desenvolver o que foi planejado.

Apesar de algumas dificuldades porque nossa equipe é pequena, recebemos um trabalho dentro das necessidades e dos nossos objetivos. O site é recente, por isso ainda não conseguimos comercializar espaços aproveitando os clientes que já são do veículo impresso e que sempre pediam, também, uma publicação em website.

Jornal o Verdadeiro
Palavras do diretor: Alex Calmon 

Em março de 1999, o jornal surgiu da necessidade de criar, em Rio das Pedras/SP, um veículo de comunicação independente e isento, que apresentasse os fatos de forma ampla, além de permitir maior interatividade com os leitores – na época por cartas ou telefonemas.

Atualmente, quem não está na Internet, não existe. Muitos jornais impressos estão deixando de circular nos últimos anos devido ao alto custo de manutenção e, principalmente, pelas notícias serem publicadas depois que a maior parte do público já ter as lido em sites ou redes sociais. 

Conhecemos a Hostnet Piracicaba por meio de um grande parceiro, Edison Carone, que nos apresentou a proposta e abriu um novo horizonte. Até o momento só temos a agradecer por esta parceria. A Hostnet se preocupa não apenas em oferecer a hospedagem, e sim com o fortalecimento das marcas e veículos de comunicação.

Atualização: O projeto foi concluído e o novo site entrou no ar em 9/9/2020. 

A Unidade Piracicaba

Inaugurada há pouco mais de um ano, a unidade de franquia já deixa seus donos bem satisfeitos. Hoje, a dupla de franqueados se dedica ao desenvolvimento de seis sites de segmentos distintos: a ONG – Pernas Caipiras;  o CTPI – Clube de Tiro de Piracicaba; Plastgran Indústria e Comércio; o site do arquiteto Jovane Bonato, Igreja Menino Jesus de Praga  e o Jornal O Verdadeiro. 

O objetivo inicial dos empreendedores era alcançar, em dois anos de operação, um total de 130 clientes. Desse total, 30 clientes com os serviços oferecidos pela Hostnet; seja em construção, hospedagens de sites e e-mails ou automação de marketing e mais 100 clientes com serviço especificamente de hospedagem de site e e-mails. “Mesmo com o cenário atual, advindo da pandemia da Covid-19, estamos cumprindo nosso planejamento, estamos muito confiantes, trouxemos alguns colaboradores novos para contribuir e fortalecer nosso time”, disse Edison Carone. “O que nos move, está “cravado” em nossa razão Social, Cikluz.com – Comunicação Inteligência & Negócios, somos uma agência de comunicação especialista em transformação e geração de negócios”, completou.

Atualmente, a Cikluz.com, franqueada Hostnet em Piracicaba atende empresas de comunicação, escritório de advocacia, indústria, prestador de serviço, arquiteto, comércio, clube de tiro, cervejaria e ONGs nos seguintes serviços: identidade visual da marca;desenvolvimento de site, blog e loja online; manutenção e atualização de sites; registro de domínios; hospedagem de sites; e-mail corporativo; e-mail marketing; automação de marketing; marketing digital; marketing de conteúdo; criação de peças publicitárias (offline e online); projetos gráficos; assessoria de comunicação; desenvolvimento e treinamento de pessoas; envelopamento de frotas; fachadas.

A experiência por trás da prosperidade

Antes de aderir à franquia da Hostnet junto com Vinícius, o Edison, formado em Administração e Graduação em Gestão Comercial, trabalhou desde os 14 anos na área de Comunicação. Na totalidade, foram 35 anos de experiência profissional. Nos últimos 15 anos, atuou como executivo da área jornalística no grupo O Liberal, exercendo o cargo de diretor comercial e marketing, onde foi responsável por geração de negócios e relacionamento com clientes. 

O Publicitário Vinícius Carone, antes de se tornar um franqueado, trabalhou em quatro empresas na área de Publicidade e Marketing. Tem experiência em: pesquisa e análise de mercado, projetos gráficos, criação de conteúdo para redes sociais, promoção e criação de eventos e, atualmente, é o responsável pela gestão, criação e desenvolvimento dos sites feitos pela Cikluz.com.

Como resultado de toda essa vivência reunida e qualificação em mãos, ao resolver empreender, a dupla abriu a Cikluz.com – Agência de Comunicação pela qual realiza consultoria de inteligência de comunicação e serviços Hostnet. Do universo de todos os seus clientes, 69,7% são exclusivos de hospedagem e 33,3% são atendidos integralmente , ou seja, prestaram assessoria na criação da marca, registro do dominio, hospedagem do site, desenvolveram sites, além de prestarem outros serviços ligados à comunicação visual das marcas, fortalecendo a presença digital dessas empresas

Links Relacionados:

https://piracicaba.hostnet.com.br/

https://www.overdadeiro.com.br/

https://www.jornalojogo.com.br/

https://www.atribunapiracicabana.com.br/

https://www.jornaldevalinhos.com.br/

https://www.olepeninha.com/

https://www.hostnet.com.br/seja-uma-franquia-hostnet/

https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

https://www.hostnet.com.br/blog/category/casos-de-sucesso/

https://www.hostnet.com.br/criacao-de-site/

https://www.hostnet.com.br/ebook/wordpress-o-campeao/

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios