ead-curso-em-video-guanabara

Com plataforma EAD em WordPress, Curso em Vídeo usa site para crescer

Conheça a solução EAD desenvolvida em WordPress pela Hostnet para a expansão do projeto Curso em Vídeo

“Hoje, reunindo mais de 1,54 milhão de alunos no Curso em Vídeo, me sinto realizado como professor. Todo profissional da educação quer que seu trabalho atinja um número muito grande de pessoas e eu conquistei isso.” Professor Gustavo Guanabara

O caso de sucesso de hoje é sobre o Curso em Vídeo e a sua nova plataforma de ensino a distância (EAD). O curso é obra da prata da casa, o professor Gustavo Guanabara que, desde 2013, disponibiliza cursos gratuitos online e já conquistou mais de 1.540.000 inscritos no YouTube e mais de 200 mil alunos cadastrados no site do EAD.

O intuito do Curso em Vídeo é ensinar tecnologia a distância. Isso se tornou uma realidade quando Gustavo Guanabara, que sempre buscou criar aulas diferentes e interessantes dentro da sua sala, descobriu que poderia ensinar a muito mais pessoas pela Internet. O profissional criou o seu primeiro curso de PHP em 2005 e, desde aquela época, acumulou mais de 8 milhões de downloads e colaborou para a formação de muitos programadores iniciantes.

Para Guanabara, o futuro da plataforma já existe no presente. “Vejo o Curso em Vídeo como um canal para ajudar iniciantes na área de tecnologia, independente do ramo. No começo, os cursos eram apenas de programação, atualmente estamos atuando em outros setores como hardware e redes”, explicou o professor.

O Guanabara e a Hostnet

Parceiro e produtor de conteúdo da Hostnet desde 2007, o professor começou a ensinar tecnologia através de uma estrutura online que disponibiliza cursos completos em vídeo, com novas aulas lançadas semanalmente. Para saber como surgiu essa parceria assista a seguir o vídeo com o professor Guanabara.

O projeto online, idealizado pelo próprio professor e desenvolvido com total fomento da Hostnet, teve a primeira versão do site inaugurado em 2012 e a estreia do primeiro curso em 2013. No mesmo ano, foi disponibilizado o Curso em Vídeo de HTML5 e no começo de 2014, o Curso em Vídeo de Algoritmo. Ambos 100% gratuitos.

De lá pra cá muita coisa mudou, a empreitada tomou corpo, angariou seguidores dentro e fora do país, se estendeu pelo canal no YouTube e diversas redes sociais. O Curso em Vídeo conecta alunos de culturas e objetivos bem diferentes, oferecendo a todos uma grande quantidade de um excelente material de forma gratuita.

Ensino a distância, o famoso EAD

Há uns 10 anos, quando se falava em ensino a distância, boa parte das pessoas ficava com um pé atrás e não acreditava no potencial desta modalidade de aprendizado. O EAD já vinha se fortalecendo nas mais diversas áreas e caminhava para um reconhecimento quando a pandemia surgiu. Com a obrigatoriedade do distanciamento social durante a pandemia, as soluções digitais foram amplamente adotadas como forma de segurança e com o estudo não foi diferente. Aliás, no que diz respeito à educação, a adesão e as possibilidades tecnológicas são as que apresentam mais e melhores soluções.

O coronavírus colocou o mundo diante da necessidade de acelerar a transição para os meios digitais.“Todos nos deparamos com a única opção para estudo: ser autodidata e gerenciar seu aprendizado por conta própria, de casa”, destacou Guanabara. “Acredito que daqui a quatro anos, o ensino a distância seja algo utilizado por todas as instituições que até 2019 se diziam apenas “presenciais”, acrescentou.

Em um país como o Brasil, onde muitos talentos são prejudicados pela condição social do indivíduo, a educação online gratuita é um caminho possível e deve ser tratada com seriedade e garantias de qualidade. O professor Guanabara considera que principalmente quem está começando a estudar na área de Tecnologia precisa de muita ajuda e que o conteúdo deva ser explicado de forma simples, independente da mídia onde é disponibilizado. “Produzo o melhor conteúdo que posso em forma de vídeos e espero que eles ajudem bastante as pessoas que buscam essa área de conhecimento e técnicas”, concluiu o especialista em educação e TI.

WordPress e Learn Dash; dupla de sucesso no EAD Hostnet

Para compartilhar conhecimento com tantas pessoas é preciso uma estrutura sólida e ágil. Para isso, a Hostnet desenvolveu uma nova plataforma EAD para o Curso em Vídeo, toda feita em WordPress. Vale ressaltar que o novo website conta com um plugin de LMS mais leve, rápido e robusto.

O visual foi todo personalizado usando a identidade proposta. Além disso, a equipe Hostnet desenvolveu funcionalidades específicas para este site, como o módulo de créditos para aquisição de certificados.

Conheça os principais recursos e características da solução:

Plataforma WordPress com EAD da Hostnet – novos estudos e o aprimoramento de software permitiu a criação de uma plataforma melhor. Reunir o WordPress (especialidade da Hostnet), o Learn Dash e mais alguns plugins (alguns desenvolvidos manualmente por profissionais gabaritados) foi uma boa iniciativa.

“Eu lido com educação a distância há muitos anos. Já trabalhei com muitas plataformas, inclusive plataformas governamentais para poder levar educação a distância a localidades remotas. Com o projeto do Curso em Vídeo, a minha necessidade de lecionar através de plataformas aumentou ainda mais. Usei várias que não funcionavam bem, não eram intuitivas nem fáceis de utilizar, nada agradáveis. De todas as que eu vi, a melhor foi, até agora, a plataforma EAD que a Hostnet disponibiliza”, disse o professor.

Learn Dash – é um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) para WordPress criado por especialistas em e-learning. Foi estruturado para maximizar a entrega de conteúdo e aumentar as taxas de conclusão. Uma solução que se integra completamente ao WordPress, ela permite organizar as aulas em cursos distintos. Com ele é possível fazer provas que serão corrigidas automaticamente pelo sistema (não é preciso encaminhar para o professor ou para outra pessoa para correção) e o aluno já tem acesso à nota, e o próprio programa já gera o certificado. Vale ressaltar que o Learn Dash atua perfeitamente junto ao Woocommerce – solução digital para comércio eletrônico.

Monetização do projeto – a monetização do Curso em Vídeo, no início, era realizada a partir de cotas de patrocínio (empresas que acreditavam no projeto e se interessavam, entre elas a Hostnet que sempre apoiou) e com o ganho advindo das visualizações no YouTube. Agora, com a nova plataforma, novos meios de captação de recursos foram adicionados aos já existentes como: a venda dos créditos para os certificados ou assinaturas.

A venda dos créditos para certificados não é recorrente, é uma venda única – o aluno deseja ter o certificado; vai lá e paga. Já no sistema de assinatura, todos os apoiadores têm acesso a todos os cursos da plataforma, cursos que ainda não foram lançados para o público em geral, vídeos exclusivos, além dos créditos dos certificados.

“Tenho um faturamento bem maior do que o alcançado lecionando em colégios e universidades. O retorno financeiro é bem mais expressivo pelo EAD do que dando aulas presenciais em uma sala”, destacou o mestre.

Compra de crédito ou assinatura recorrente – todos os cursos do Curso em Vídeo são gratuitos. Os créditos para a aquisição dos certificados são vendidos e por isso foi necessária a instalação do Woocommerce. O plugin integrado à plataforma também é destinado a atender os alunos apoiadores que optam pela assinatura recorrente. No caso da compra do crédito para o certificado não existe a recorrência; o aluno faz um curso, quando termina ele faz uma prova e se ele obtiver pelo menos 70% de aproveitamento ele recebe um certificado com código de validação que pode ser acessado pelo site do Curso em Vídeo pelo Painel do Aluno.

No caso da recorrência, o aluno paga mensalidade que dá direito, por mês, a um certificado. Além disso, os apoiadores têm acesso adiantado a alguns cursos (antes de serem veiculados no canal do YouTube). Este pagamento, seja dos créditos ou assinatura de apoiadores, é realizado utilizando o Woocommerce junto com WP e o Learn Dash.

Entenda mais sobre como se tornar um Apoiador Oficial do Curso em Vídeo em https://www.cursoemvideo.com/apoie/

Alguns números sobre o Curso em Vídeo

O projeto Curso em Vídeo, composto por site + canal do YouTube + repositórios + redes sociais, conta com muitos inscritos; dentre eles estão mais de 200 mil alunos cadastrados e ativos no EAD e mais de 1.540.000 no YouTube. No mínimo, 5 mil lições foram concluídas e 190 mil testes foram realizados pelos alunos.

Atualmente, estão no ar mais de 40 cursos gratuitos como: Construção de Sites com WordPress, HTML5, Lógica de Programação, PHP, Java, Banco de Dados, Programação Orientada a Objetos, Word, Excel, Marketing Digital, Python, Hardware, entre outros. E tudo com um único objetivo: democratizar a tecnologia e provar que aprender programação ou qualquer outra disciplina técnica não é tão difícil quanto algumas pessoas pensam.

Com um visual descontraído, a cara do professor, o novo website do Curso em Vídeo foi muito bem aceito pelos usuários. “A galera está feliz, fazendo seus cursos e conseguindo os certificados no final”, destacou o mestre.

Quem é Gustavo Guanabara ?

Carioca, Gustavo Guanabara tem 42 anos e é professor desde 1994. Já atuou em diversos segmentos – ministrou aulas desde o ensino infantil, passando por cursos técnicos, universidades e também coordenou o setor de tutoria para ensino a distância de uma universidade pública.

Atualmente, compartilha o seu conhecimento via web e viajando pelo Brasil dando palestras presenciais (antes da pandemia, e em breve retornará) em eventos nacionais e internacionais, como Campus Party, FISL, Latinoware etc. Para outras informações sobre o seu trabalho, acesse: about.me/guanabara

Para finalizar, o professor Guanabara, uma pessoa simples, que acredita em educação acima de tudo e que não para de aprender todos os dias, deixa uma mensagem para quem deseja trilhar os caminhos do aprendizado tecnológico. “Estude muito! Pratique sempre! Desenvolva os seus projetos e não pare de exercitar. Crie seu próprio repositório de códigos e compartilhe com quem também está estudando”, finalizou o mestre.

Links Relacionados:

Criação de site EAD WordPress na Hostnet

Hospedagem de Sites

Plataforma EAD Curso em Vídeo – Cursos grátis de TI e Mkt Digital com certificado 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios