Planejando o design e a infraestrutura de um site ou loja

Planejando o design e a infraestrutura de um site

Para criar o seu site, use um design que seja agradável. Converse com o profissional que irá fazer o design, para acertar de antemão o que é desejado para o site. Defina um estilo, mas seja flexível. Nem sempre o que você quer é o melhor para o site.

Pense num site que seja responsivo, ou seja, um site que seja plenamente acessível a partir de dispositivos “de mesa” (como computadores) e também a partir de dispositivos móveis (tablets e smartphones). A responsividade de um site ajuda na indexação dos mecanismos de busca.

Um site precisa ter conteúdo. Pense sobre qual será o conteúdo do seu site. Muitos sites copiam conteúdo dos outros. Invista em conteúdo original: artes, conteúdo, visual… Um site com conteúdo próprio e exclusivo se destaca.

Manter um site é mais difícil do que fazê-lo. Manutenção custa tempo e dinheiro. Os componentes não “estragam” ou “apodrecem”, mas desatualizam. O conteúdo fica desatualizado, e deve ser atualizado. Falhas de segurança são encontradas, e devem ser corrigidas, sob pena de serem exploradas por gente mal-intencionada e gerarem prejuízo. Então, como será a atualização do site?

Não esqueça da acessibilidade. Pessoas com necessidades especiais, como baixa ou nenhuma visão; deficientes auditivos; pessoas com dificuldades de movimentação, entre outros. Todos querem poder navegar no seu site. Garanta o direito deles terem acesso.

O tráfego de um site consiste na transmissão de dados entre o servidor que hospeda o site e os usuários. Isto ocorre várias vezes, e é importante saber quanto tráfego seu site gera. Quanto mais pessoas acessarem o site e navegarem nele, maior será o tráfego:

Um exemplo: suponhamos que a página inicial do seu site tenha 1Mb de tamanho, ao todo. Se o tráfego médio diário for de 1024 visitantes, no final de um mês, somente a página inicial terá gerado 30720 Mb (30 Gb) de tráfego. Se o site tiver um número alto de acessos, o provedor deverá entrar em contato com o proprietário do site para trocar de plano, um que seja mais de acordo com suas necessidades no momento. Será um plano mais caro. Faça uma estimativa do volume de tráfego do seu site, para ter uma ideia de qual plano de hospedagem você precisará.

O espaço em disco descrito no plano de hospedagem é todo espaço ocupado pelos arquivos que compõem o seu site. Quanto maior é o conteúdo, mais espaço ocupa, e maior serão as necessidades de tráfego na rede. Sites pequenos ocupam menos espaço e geram menos tráfego. Faça uma projeção e garanta o espaço necessário.

A comunicação com os clientes pode variar: redes sociais, contatos a partir de um formulário, comentários em posts, e-mail de contato, entre outros.

Um domínio de rede faz muita diferença, pois traz respeito à marca, por ser visto como um site “único”, não um site que está “dentro de outro”. Logo, reserve domínio de rede (com sufixo .com.br, por exemplo) com o nome da sua empresa. Os provedores de hospedagem, em sua maioria, permitem que a reserva do domínio seja feita junto com o processo de contratação da hospedagem, e é fornecido um desconto no plano.

Como criar um site?

Se você passou pela categoria anterior, pensou, planejou e decidiu como fazê-lo, vamos então para a criação do site. Vamos ver alguns passos para realizarmos a tarefa de criação de um site:

  • Planejamento: defina o que você quer em termos de site. Se o site será feito do zero ou será usado um software para gerenciá-lo; quais recursos serão necessários; como você pretende mantê-lo atualizado, entre outras coisas.
  • Estruturação: planeje toda a estrutura do site.Como o site deverá ser. Use papel e lápis ou uma ferramenta adequada no computador. Desenhe a estrutura que você pensou para o site, a interface, páginas, seções, ligações entre elas… Monte um diagrama.
  • Montagem: instale o software necessário para o site ou escreva o código e monte o site. Agora é contigo.
  • Conteúdo: adicione conteúdo de qualidade ao site. Mantenha uma rotina para atualizar o conteúdo colocado, isso é muito importante. Bom conteúdo fideliza o visitante. Publique material relevante e de boa qualidade.
  • Publicação: coloque o site em um provedor de hospedagem, faça as alterações para o DNS apontar para o endereço certo, e aguarde.
  • Publicidade: use ferramentas de divulgação para aumentar a visibilidade do site. Anúncios, otimização para sites de busca, links patrocinados, contatos com assessoria de imprensa… Essas e outras ações aumentam as visitas.
  • Manutenção: atualização de conteúdo, correção de falhas, resposta aos visitantes, análise do tráfego, entre outras atividades. Não se torna relevante na Internet de um dia para o outro. Pelo contrário, leva tempo, e devido à grande concorrência, é preciso se reinventar toda hora. Esteja preparado para isso.
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Links Relacionados: 

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