Motivos para ter uma loja virtual com site e domínio próprio

Motivos para ter uma loja virtual com site próprio

Por que é tão importante ter um espaço “pra chamar de seu” na Web e como isso favorece o seu negócio?

Se você tem um negócio e comercializa produtos/serviços pela Internet, pode perfeitamente utilizar canais como o Whatsapp, Instagram e outras redes sociais. Mas saiba que é muito importante, além disso, ter uma loja virtual com site próprio. Entenda o porquê:

O Instagram, Whatsapp e Facebook são eficientes pontos de contato entre sua marca e seus clientes, uma espécie de vitrine, mas usando essas plataformas você está expondo em um “terreno” que não é seu. Uma página no Facebook, por exemplo, pertence somente a rede social e para usá-la você precisa seguir regras, correr risco de sofrer punições e se arriscar em perder conteúdo parcial ou total a qualquer momento. É como se você fosse um agricultor plantando na terra dos outros, entende? Imagine se  você investe tempo e dinheiro em conteúdo, atrai público, converte visitantes em clientes, e no fim das contas, fica sem isso!

A loja própria

Mas com uma loja própria, um domínio registrado (com SSL gratuito) a história é outra. Como lojista, você pode atrair o público para a sua página — inclusive a partir das redes sociais — conquistar boas posições nos  mecanismos de busca, processar pagamentos, segmentar públicos, criar fluxos de nutrição para diversas bases e ter um fluxo constante de compras sobre um investimento fixo.

Veja alguns benefícios por ter um site próprio:

SEO – ter bom posicionamento no Google é fundamental. Com um site próprio, alcançar essa meta é possível a partir de estruturação dos anúncios de produtos/serviços de forma otimizada para SEO (Search Engine Optimization), atraindo clientes que buscam o item que você tem para oferecer.

Marketing estratégico – no Instagram, por exemplo, um usuário pode rolar a tela para cima e dar de cara com o seu produto e no próximo deslizar de dedo, ver algo mais interessante e lá se vai um possível comprador… com a loja virtual própria, a “vitrine” é sua; o controle é seu. Permitindo destacar itens, postar promoções e trabalhar segmentos de acordo com o perfil do consumidor.

Controle do processo de vendas – o momento do pagamento é precioso e delicado. É quando a venda se conclui ou simplesmente o cliente desiste de fechar o negócio. Se o e-commerce for seu, você poderá trabalhar vários aspectos da marca para convencer o visitante que vale a pena concluir a compra. Terá, até mesmo, o controle sobre os meios de pagamento, entre outros. Além disso, poderá adotar um software de CRM (Customer Ralationship Management), trabalhar o pós-venda e cativar clientes que já visitaram sua loja ou que abandonaram compras no carrinho.

Inserção de banners promocionais – com uma loja virtual, você pode focar em converter o público que já está na sua página com promoções e conteúdo ao seu gosto, sem ter que se preocupar com o melhor horário para fazer uma postagem. Já nas redes sociais, o seu conteúdo precisa passar por filtros de algoritmos que podem torná-lo simplesmente irrelevantes.

E-mail marketing e conteúdo – com um site próprio, é possível captar e-mails por meio de ofertas de conteúdo, transformando usuários curiosos em leads. A partir desses e-mails construa uma história com esse lead – registro de compras, acesso a loja, relatos de insatisfação e vários outros detalhes – e use esses dados ao seu favor, aprimorando o relacionamento e a comunicação entre a marca e o cliente. Use e abuse dos fluxos de nutrição — enviar o e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo, com a mensagem certa. Adote bases próprias de e-mails para envio de ofertas e promoções — isso é e-mail marketing. Mas tenha cuidado para não enviar mensagens demais ou com conteúdo que possam ser identificadas como spams.

Conclusão

Para manter sua loja online, não precisa, nem deve, abandonar as redes sociais ou aplicativos de mensagens. Pelo contrário. A diversidade de locais para expor produtos/serviços e fomentar vendas na Internet proporciona inúmeras possibilidades de ações de marketing online. O importante é não depender apenas de outras plataformas para garantir suas vendas e passar o resto da vida “plantando no terreno dos outros”.

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