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E-commerce cresce e segue forte mesmo com a retomada do comércio físico

Comprar pela Internet tornou-se um hábito seguro e ter uma loja virtual é fundamental

Não é de hoje que o mundo vai em direção aos recursos digitais. Com a pandemia, processos que já seguiam este rumo foram acelerados. Uns dos setores mais impactados foi o e-commerce. A venda online através de transações virtuais quase dobrou em números de lojas no Brasil e os números não param de crescer. Se você ainda não tem uma loja virtual, a Hostnet desenvolve uma do jeito que você precisa. Afinal, a tendência que se consolida é manter a loja física e a loja online, simultaneamente, ou apenas na web, nunca sem estar presente na Internet.

Números animadores 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, 107 mil lojas aderiram à venda online de seus produtos. Essa modalidade de negócios, que contava com 135 mil lojas ativas, até junho já apresentava 242 mil. Antes desse período, a média de crescimento era de 10 mil novas lojas por mês. 

Assim como o número de lojas, o número de vendas também cresceu durante o período de isolamento social. O MasterCard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, apontou que as vendas por e-commerce, no Brasil, cresceram 75% já em maio. No primeiro trimestre de 2020, a média de crescimento chegou a 14%, mas se somarmos março abril e maio temos uma média de 48% acima dos primeiros três meses – a porcentagem nos dois casos é proveniente da comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório The Shift to Digital, do Mastercard Recovery Insights, as vendas no e-commerce nos Estados Unidos dobraram em abril e maio, totalizando 22% de todo o faturamento do setor de varejo. Isso também foi observado no Reino Unido. O comércio eletrônico da região chegou a 33% do total de vendas de empresas varejistas.

É bem verdade que o distanciamento social fomentou o comércio eletrônico. Contudo, começamos a observar que mesmo com o comércio físico voltando a funcionar, existe uma forte tendência de que o volume de vendas online se mantenha ou reduza muito pouco, e que mais pessoas passem a comprar pela web. O hábito foi incorporado ao dia a dia de muita gente e os números devem continuar positivos mesmo depois da pandemia. O legado do comércio digital será positivo e seguirá forte.

Cartão x dinheiro

Pagamentos digitais, dentro e fora da Internet, também estão aumentando. Cada vez menos, as pessoas lidam com dinheiro físico. A distribuição do auxílio emergencial também colaborou para o crescimento do comércio virtual. Definitivamente, a forma como trabalhamos, vivemos, consumimos está sendo pautada pelo digital.

Redes sociais como suporte

Uma pesquisa do Sebrae apontou que 29% dos pequenos empresários passaram a vender pelas redes sociais. Contudo, WhatsApp e Instagram não são os meios mais seguros para clientes nem para empresários realizarem movimentações comerciais. As redes sociais devem ser vistas como um suporte para as vendas, uma forma de fortalecer as transações através da integração redes sociais com websites de e-commerce; um lugar onde o internauta acessa para saber sobre detalhes dos produtos, lançamentos, novidades do mercado. Pelas redes, o empreendedor é capaz de “chamar a atenção” do consumidor, fazer promoções, avisar sobre novidades, tirar dúvidas, dar suporte e influenciar de maneira direta a demanda pelo seu produto ou serviço.

Sebrae indica loja virtual como meio de vencer a crise

O próprio Facebook, dono tanto do Instagram quanto do WhatsApp, se pronunciou sobre a aceleração do consumo por meios digitais influenciada pela pandemia. Segundo a empresa, 46% dos consumidores substituiram a compra física pela online. O mesmo levantamento apontou que 42% dos compradores online buscam informações sobre produtos e serviços pelas redes sociais. O levantamento foi realizado durante o mês de março com 1.500 brasileiros entrevistados, com idade média de 38 anos.

Como ter sucesso com e-commerce?

O primeiro passo é ter uma loja virtual responsiva, atrativa e ágil para o cliente. Mas não para por aí: automação de marketing, diversificação dos meios de pagamentos, segurança online, e uma logística impecável capaz de cumprir prazos e até surpreender são pontos fundamentais.

Hostnet revela o segredo das lojas virtuais de sucesso

O sistema de gestão de uma loja online é o coração do comércio eletrônico. Com um bom sistema, o empreendedor pode trabalhar de qualquer lugar, ter visibilidade total do negócio e integrações com redes sociais e até com marketplaces.

Um bom software de gestão proporciona operações totalmente automatizadas, aumenta a capacidade de gestão de caixa, de estoque e de logística, tornando tudo mais fácil para qualquer segmento ou porte de negócio online.

A Hostnet faz para você

A Hostnet oferece uma das melhores soluções para quem precisa montar uma loja virtual. São diversas opções que atendem diferentes tipos de demandas.

Criação de Loja Virtual – a solução da Hostnet é baseada em WordPress + Woocommerce. A dupla constitui uma das soluções mais adotadas, hoje em dia, quando o assunto é comércio eletrônico. Ela alia a qualidade do Sistema Gerenciador de Conteúdo mais usado do mundo (o WordPress) com a flexibilidade e o poder do plug-in de comércio eletrônico mais usado (o Woocommerce). Facilmente você pode ter uma loja virtual com capacidade de gerir inúmeros produtos cadastrados.

A Loja Virtual da Hostnet está disponível em pacotes distintos que atendem vários perfis de clientes. Em todas as opções, a loja conta com o software atualizado seguro e funcionando plenamente. O cliente deverá se preocupar apenas com a gerência da loja, toda a parte técnica estará conosco.

Todas as lojas feitas pela Hostnet possuem: domínio grátis; hospedagem; e-mail profissional. São criadas sob medida para o seu negócio com visual profissional, tecnologias de segurança e integrações; manutenção da loja; produtos ilimitados (desde que o plano de hospedagem contratado  suporte os dados armazenados); Certificado Digital SSL; endereço da loja com HTTPS e cadeado; curso online grátis; relatórios de audiência; e outros atrativos.

Faça você mesmo

A Hostnet também dá a opção “faça você mesmo”. Criada especialmente para quem quer colocar a mão na massa, como: profissionais e empresas que precisam de sites e hospedagem de qualidade, desenvolvedores que buscam ferramentas premium por preços acessíveis, e para iniciantes que desejam se profissionalizar em Criação de Sites e Automação de Marketing. 

Planos Hostnet Cloud: uma experiência completa com hospedagem de sites, ferramentas premium e cursos profissionais

Com o Combo Cloud o contratante tem direito a hospedagem em ambiente cloud, temas premium, os melhores plugins pagos e aulas com especialistas do mercado, ensinando a construir de um site e a criar uma campanha de automação de marketing do início ao fim. Durante o curso serão abordados: WordPress e Mautic, recursos avançados do construtor de sites Beaver Builder, o editor visual de CSS Microthemer, o criador de formulários Gravity Forms e outras ferramentas profissionais de segurança e performance. Isso tudo por um preço bem reduzido. Saiba mais clicando aqui. 

Sobre a Hostnet

A Hostnet é um provedor de soluções web que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela Internet. É pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administram domínios registrados pela empresa nos seus 19 anos de existência. A empresa está sediada no Rio de Janeiro, apoia o movimento Software Livre, trabalha para se configurar como como referência em WordPress e Mautic, e acredita que o desenvolvimento nacional depende do investimento em tecnologia e educação. A Hostnet é especialista em: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos; automação de marketing; hospedagem; registro de domínio; e-mail corporativo e e-mail marketing.

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