Skip to content

Curso de WordPress Profissional Gratuito com Gustavo Guanabara e Ramiro Lobo

A Hostnet e o Curso em Vídeo estão lançando em parceria um curso profissional de WordPress totalmente gratuito.

Aulas são ministradas pelo professor Gustavo Guanabara e pelo diretor de tecnologia da Hostnet Ramiro Lobo, um dos maiores especialistas em WordPress do mercado.

O nosso curso vai ensinar a montar um site usando a plataforma WordPress com qualidade profissional para que você trabalhar com ela em seus projetos e ganhar dinheiro prestando serviços na Internet.

Playlist do Curso de WordPress Profissional. Siga o canal e ative as notificações!

O que é o WordPress?

WordPress é um software livre cuja função principal é ser um sistema de gerenciamento de conteúdo para Web. Ele foi escrito na linguagem PHP, fazendo uso do MySQL como banco de dados.

Seus autores são Ryan Boren e Matthew Mullenweg. Ele é distribuído segundo uma licença de código aberto, a General Public License (GPL) versão 2.0. Sua base vem de outro CMS, o b2/cafelog, e sua primeira versão remonta a 2003.

Algumas das suas características mais marcantes são:

  • Arquitetura de plugins: os plugins permitem estender as características e as funcionalidades de um site gerenciado pelo WordPress. O WordPress tem uma arquitetura de plugins bem estruturada, que permite que o sistema tenha suas funcionalidades estendidas, sem afetar o código-fonte do WordPress em si.
  • Sistema de templates e temas: é possível alterar o visual e a funcionalidade de um site gerenciado pelo WordPress, mas sem ter que modificar o conteúdo do site ou mesmo o código-fonte do CMS. Esses temas podem ser instalados diretamente a partir do próprio WordPress, ou serem enviados para as respectivas pastas, dentro de uma instalação do CMS.
  • Dispositivos móveis: existem aplicações nativas para todos os sistemas operacionais móveis, que permitem que você gerencie todo o site a partir de um celular: novas postagens, resposta a comentários, moderação, estatísticas, entre outros.
  • Outras características: o WordPress tem recursos como gerenciamento integrado de link; uma estrutura bem construída para permalinks, o que facilita o trabalho dos sites de busca para indexar conteúdo; a possibilidade de categorizar e colocar etiquetas em posts; um editor de posts bem construído, com vários recursos para facilitar a redação de posts; filtros automáticos para formatação automática de conteúdo; entre muitos outros.

Alguns números sobre o WordPress

A Internet é composta de bilhões de sites. Mas se pegarmos os top 250 sites de toda a Internet, descobriremos que 214 desses sites são gerenciados pelo WordPress. Se expandirmos para toda a Internet, descobriremos que 29,4% da totalidade dos sites da Internet são gerenciados por esse sistema de gerenciamento de conteúdo. Podemos então afirmar com segurança que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado do mundo.

O WordPress também fomenta um mercado de recursos relacionados a ele. Entre eles, podemos destacar empresas que produzem plugins pagos (e em muitos casos, com versões limitadas e gratuitas), a produção de temas e templates premium para sites; a customização do próprio WordPres, consultoria, treinamentos e profissionais especializados em tornar um site mais eficiente, mais responsivo e mais agradável. Este é um mercado crescente.

E por que o WordPress é o campeão?

O WordPress é seguramente a plataforma de gerenciamento de sites mais completa no mercado atual. Inicialmente é possível criar, editar e administrar todos os conteúdos de um site, a princípio no formato de um blog. Mas o WordPress é tão flexível e completo que pode tornar-se facilmente em um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, ou Content Management System) completo. Para que isto seja possível, basta conhecer a sua extensa coleção de plugins e fazer um bom uso dela. Logo, é possível ter um site ou portal completo sendo gerenciado pelo WordPress.

O WordPress também tem milhares de temas disponíveis, o que traz inúmeras opções de personalização do seu site. E a sua estrutura permite que mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites possa operá-lo sem maiores dificuldades. Ele é um sistema fácil de usar.

O ecossistema surgido em torno do WordPress o abastece de uma coleção bem completa de plugins (que ultrapassa as dezenas de milhares) e uma quantidade imensa de temas e templates. Graças à sua flexibilidade e essa coletânea de material anexo, é possível customizar o CMS para gerenciar praticamente qualquer tipo de site.

Gostou das informações? Criamos um e-book totalmente dedicado ao assunto, baixe gratuitamente e leia na íntegra.

2 comentários

  1. VALTER DA SILVA em 19 setembro 2019 às 2:42 pm

    Show! obrigado por apresentar o WordPress…



  2. Hostnet Internet em 19 setembro 2019 às 5:29 pm

    De nada, Valter!
    Esperamos que goste do Curso de WordPress Profissional e, se puder, indique aos amigos.
    Um abraço,
    Equipe Hostnet.



Deixe um Comentário





Mais Notícias

manutencao-site-hostnet

Acerte na escolha da plataforma da sua loja virtual

curso de wordpress

Curso de WordPress: instalando manualmente o WordPress

autoamcao-marketing-mautic-hostnet

[Webinar] Demonstração de Automação de Marketing com Mautic

curso-wordpress-05

Curso de WordPress: Instalação Local no Computador

hostcast-2

Assine nossos FEEDS