Skip to content

Curso de WordPress Profissional Gratuito com Gustavo Guanabara e Ramiro Lobo

A Hostnet e o Curso em Vídeo estão lançando em parceria um curso profissional de WordPress totalmente gratuito.

Aulas são ministradas pelo professor Gustavo Guanabara e pelo diretor de tecnologia da Hostnet Ramiro Lobo, um dos maiores especialistas em WordPress do mercado.

O nosso curso vai ensinar a montar um site usando a plataforma WordPress com qualidade profissional para que você trabalhar com ela em seus projetos e ganhar dinheiro prestando serviços na Internet.

Playlist do Curso de WordPress Profissional. Siga o canal e ative as notificações!

O que é o WordPress?

WordPress é um software livre cuja função principal é ser um sistema de gerenciamento de conteúdo para Web. Ele foi escrito na linguagem PHP, fazendo uso do MySQL como banco de dados.

Seus autores são Ryan Boren e Matthew Mullenweg. Ele é distribuído segundo uma licença de código aberto, a General Public License (GPL) versão 2.0. Sua base vem de outro CMS, o b2/cafelog, e sua primeira versão remonta a 2003.

Algumas das suas características mais marcantes são:

  • Arquitetura de plugins: os plugins permitem estender as características e as funcionalidades de um site gerenciado pelo WordPress. O WordPress tem uma arquitetura de plugins bem estruturada, que permite que o sistema tenha suas funcionalidades estendidas, sem afetar o código-fonte do WordPress em si.
  • Sistema de templates e temas: é possível alterar o visual e a funcionalidade de um site gerenciado pelo WordPress, mas sem ter que modificar o conteúdo do site ou mesmo o código-fonte do CMS. Esses temas podem ser instalados diretamente a partir do próprio WordPress, ou serem enviados para as respectivas pastas, dentro de uma instalação do CMS.
  • Dispositivos móveis: existem aplicações nativas para todos os sistemas operacionais móveis, que permitem que você gerencie todo o site a partir de um celular: novas postagens, resposta a comentários, moderação, estatísticas, entre outros.
  • Outras características: o WordPress tem recursos como gerenciamento integrado de link; uma estrutura bem construída para permalinks, o que facilita o trabalho dos sites de busca para indexar conteúdo; a possibilidade de categorizar e colocar etiquetas em posts; um editor de posts bem construído, com vários recursos para facilitar a redação de posts; filtros automáticos para formatação automática de conteúdo; entre muitos outros.

Alguns números sobre o WordPress

A Internet é composta de bilhões de sites. Mas se pegarmos os top 250 sites de toda a Internet, descobriremos que 214 desses sites são gerenciados pelo WordPress. Se expandirmos para toda a Internet, descobriremos que 29,4% da totalidade dos sites da Internet são gerenciados por esse sistema de gerenciamento de conteúdo. Podemos então afirmar com segurança que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado do mundo.

O WordPress também fomenta um mercado de recursos relacionados a ele. Entre eles, podemos destacar empresas que produzem plugins pagos (e em muitos casos, com versões limitadas e gratuitas), a produção de temas e templates premium para sites; a customização do próprio WordPres, consultoria, treinamentos e profissionais especializados em tornar um site mais eficiente, mais responsivo e mais agradável. Este é um mercado crescente.

E por que o WordPress é o campeão?

O WordPress é seguramente a plataforma de gerenciamento de sites mais completa no mercado atual. Inicialmente é possível criar, editar e administrar todos os conteúdos de um site, a princípio no formato de um blog. Mas o WordPress é tão flexível e completo que pode tornar-se facilmente em um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, ou Content Management System) completo. Para que isto seja possível, basta conhecer a sua extensa coleção de plugins e fazer um bom uso dela. Logo, é possível ter um site ou portal completo sendo gerenciado pelo WordPress.

O WordPress também tem milhares de temas disponíveis, o que traz inúmeras opções de personalização do seu site. E a sua estrutura permite que mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites possa operá-lo sem maiores dificuldades. Ele é um sistema fácil de usar.

O ecossistema surgido em torno do WordPress o abastece de uma coleção bem completa de plugins (que ultrapassa as dezenas de milhares) e uma quantidade imensa de temas e templates. Graças à sua flexibilidade e essa coletânea de material anexo, é possível customizar o CMS para gerenciar praticamente qualquer tipo de site.

Gostou das informações? Criamos um e-book totalmente dedicado ao assunto, baixe gratuitamente e leia na íntegra.

4 comentários

  1. VALTER DA SILVA em 19 setembro 2019 às 2:42 pm

    Show! obrigado por apresentar o WordPress…



  2. Hostnet Internet em 19 setembro 2019 às 5:29 pm

    De nada, Valter!
    Esperamos que goste do Curso de WordPress Profissional e, se puder, indique aos amigos.
    Um abraço,
    Equipe Hostnet.



  3. Nelson em 07 novembro 2019 às 12:30 pm

    Senhores, Parabéns pelo Curso !!!

    Ainda estou acompanhando os vídeos no Youtube e estou na aula 16b, vi que a playlist tem 28 videos. Vai ter mais vídeos ou esse é o total de vídeos do curso (acaba no 28) ?

    Obrigado por compartilhar este excelente trabalho !!! Curso de qualidade mesmo heim !!! Eu recomendo !!!



  4. Hostnet Internet em 18 novembro 2019 às 3:02 pm

    Olá Nelson,

    Ficamos muito contentes pelo feedback sobre o curso. Muito obrigado.

    Teremos mais que 28 aulas, porém, como ainda estamos gravando as próximas aulas de WordPress, não sabemos dizer ao certo quantas serão ao total.

    Um abraço,
    Equipe Hostnet.



Deixe um Comentário





Mais Notícias

php-conference-brasil-2019

Participe da PHP Conference Brasil com desconto para clientes Hostnet

forum-tecnologia-inovacao-abrahosting

Participe do Fórum de Inovação & Tecnologia Abrahosting

leandro-souza-hostnet-contagem

Especialistas em Marketing Digital abrem unidade da Hostnet em Contagem – MG

wordpress-mautic-hostnet-black-friday

Black November: o melhor setup de WordPress e Mautic do mercado é na Hostnet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS