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Criando público para vender no Facebook e Instagram

De acordo com um estudo da Insider Intelligence/eMarketer, as vendas de Social Commerce no varejo dos EUA alcançarão mais de US$ 53 bilhões até o fim de 2023. Para os próximos três anos, é previsto um crescimento de dois dígitos. Embora lento, a expectativa é que chegue a US$ 107,17 bilhões em 2025. Isso demonstra que as redes sociais digitais estão se tornando canais de venda e publicidade cada vez mais populares e eficientes.

No Brasil, o impacto do marketing digital baseado em redes sociais segue a mesma lógica e já reflete no aumento do número de anúncios veiculados no Facebook e Instagram. De acordo com uma compilação de pesquisas da Equipe Websiterating, os gastos globais com publicidade digital devem chegar a US$ 681.39 bilhões em 2023.

Relembrando que ainda em 2021, a receita total de publicidade da Meta (grupo de empresas que reune Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp etc.) atingiu US$ 114.93 bilhões.Um dos principais motivos desse crescimento foi o aumento do número de pessoas que utilizam a Internet no país, hoje, aproximadamente, 70% da população brasileira tem acesso. Esses dados evidenciam a necessidade das empresas e profissionais liberais investirem em seu posicionamento nos meios digitais.

Como criar público na Meta

Patrocinadora do Curso em Vídeo e de olho nesse cenário, a Hostnet traz para você, no artigo de hoje, tudo o que precisa saber para criar um público específico para vender no Facebook e no Instagram. São dicas importantes, principalmente para quem usa sites com Woocommerce, por exemplo.

Vamos começar a criar? Entre no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Vá ao menu de barrinhas, localizado no alto e na esquerda e clique em Públicos. Lembrando que dá pra criar um Público enquanto gera um anúncio, mas é bem melhor se dedicar a esta etapa antes de começar a anunciar.

Clique em Criar público, veja a aba de opções e clique em Público personalizado. Em primeiro lugar, escolha as Suas fontes. No exemplo, os instrutores escolhem a opção Site. Avance e defina em seguida a Origem. Nesse caso, a escolhida foi um Pixel. Em Eventos, foi escolhida a opção todos os visitantes do site e, em tempo de retenção, a dupla determinou um tempo de 60 dias (o máximo são 180).

Logo abaixo, é possível escolher o Nome do público. Nessa etapa da configuração do público, é possível definir se prefere pessoas que atendem todos os critérios ou qualquer um dos critérios.

Em um segundo exemplo no mesmo vídeo, o professor Guanabara e Kauê Linden escolhem Criar outro Público Personalizado. Em Suas fontes optaram por Lista de clientes.

Saiba que, enquanto prepara a sua lista de clientes, é possível definir os identificadores, ou seja, você pode escolher quais critérios serão necessários como e-mail, nome, sobrenome, telefone, entre outros. Para facilitar a vida do aluno, os instrutores mostram, no vídeo, como importar esses dados de um site que utiliza o Woocommerce.

Após Preparar lista, siga para Selecionar tipos de listas. Nessa etapa, o usuário define se quer inserir um Value (valor) para o cliente ou não. Essa escolha baseia-se no fato de sua lista de clientes ter, ou não, a coluna value/valor.

Avançando mais uma vez, é chegada a hora de carregar o arquivo com os dados dos seus clientes. Nessa página, também é viável realizar a etapa Escolha a coluna de valor do cliente e, mais adiante, Dê um nome ao seu público.

É chegado então, o momento de Mapear identificadores. No fim, basta clicar em Importar e criar.

Na sequência do vídeo, a dupla cria mais um público. Dessa vez, escolhem, como critério, pessoas que interagiram no Facebook ou Instagram. O processo é bem semelhante aos anteriores e está detalhado no tutorial. Assista ao vídeo para acompanhar o passo a passo e obter sucesso em suas campanhas online.

Onde fazer o curso

Viu como é fácil criar novos públicos na Meta?! Se este conteúdo e a videoaula foram relevantes para você, acesse o curso completo de Como Anunciar na Internet. Recomendamos também, o curso básico de Marketing Digital. As aulas podem ser assistidas na plataforma EAD do curso ou pelo canal do YouTube. Ambas de forma gratuita.

Para quem deseja ter acesso antecipado a algumas aulas e ver os cursos antes de todo mundo, existe a possibilidade de se tornar um apoiador do Curso em Vídeo.  Os alunos apoiadores recebem créditos para certificados, acesso a conteúdos extras e a aulas adiantadas. O que está esperando para se tornar apoiador? Acesse o site do Curso em Vídeo e vá mais longe com as videoaulas do professor Guanabara.

A Hostnet

A Hostnet é um provedor de soluções web que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela Internet. É pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administram domínios registrados pela empresa nos seus mais de 20 anos de existência. Além disso, tem um compromisso com a democratização da educação na área de Tecnologia e é a principal apoiadora do Curso em Vídeo desde a fundação do projeto, que ensina TI e marketing digital totalmente online e de forma gratuita.

Seja cliente, franqueado, ou aluno. Faça parte do universo Hostnet. Quando o assunto é tecnologia da informação, desde a hospedagem de sites ao marketing digital, estamos preparados para ajudar na sua trajetória de sucesso.

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