3 passos para obter sucesso na Automação de Marketing

O sucesso com a automação de marketing passa por três pontos:

  1. Estratégia empregada;
  2. Conteúdo e fluxo de leads;
  3. Equipe de trabalho.

Se você realizar um investimento apropriado nessas áreas, é possível ter um ganho no retorno sobre o investimento. Este resultado cresce na proporção em que você investe. É fundamental pensar grande, começar pequeno e mover-se rapidamente. Comece com o que você tem nas mãos, e aumente o investimento aos poucos.

Estratégia e análise

Nova tecnologia quer dizer que há novas maneiras de fazer as mesmas coisas de antes. Quando se trata de automatizar o marketing, a coisa mais importante que há para entender é que você “ainda tem que pensar.

Alguns dos processos aos quais sua empresa deve estar atenta quanto à automação de marketing incluem:

Alinhamento entre os departamentos de vendas e de marketing

  • O que define um lead preparado para comprar?
  • Como o time que qualifica os leads priorizam seu tempo?
  • Como você irá implementar a nutrição dos leads que ainda não estão preparados?
  • Como você irá reciclar os leads prontos para compra, mas que não progridem?

A automação de marketing pode impulsionar os resultados quando uma empresa a utiliza como oportunidade de realinhar toda a sua geração de receita em torno do novo ciclo de compra do cliente moderno.

Medições e métricas

  • Quais são as principais métricas que você deverá relatar, semanalmente, mensalmente e trimestralmente?
  • Como você medirá o retorno sobre o investimento da campanha?
  • Quais são os principais indicadores de performance que você usará para determinar se o seu processo de incremento da receita está no caminho certo?

A automação de marketing permite que os profissionais vejam além das métricas tradicionais (cliques, aberturas de sites, etc.) e comecem a medir o que os executivos realmente querem: fluxo atual e futuro, receita e lucros.

Qualidade dos dados

  • Você tem dados “sujos”? Por dados sujos, entendemos que são dados incompletos, cheios de duplicatas e registros com problemas.
  • Como esses dados podem ser “limpos” e mantidos, para garantir que a sua iniciativa de automação de marketing não sofrerá com o lixo?

Um recurso essencial para qualquer iniciativa de automação de marketing ter sucesso é a qualidade dos dados.

Conteúdo e geração de leads

Conteúdo

O desafio mais subestimado para quem quer ter sucesso numa iniciativa de automação de marketing é ter conteúdo. Ter conteúdo é fundamental para ter uma geração e nutrição de leads de forma consistente. Para que isto ocorra, é importante compreender a personalidade do seu comprador, de modo que o seu conteúdo e mensagens façam eco com o seu público. Sem isso, até a melhor iniciativa de todas pode falhar na entrega de resultados.

Logo:

  • Você tem um calendário de lançamento de conteúdos bem definido?
  • Você tem conteúdo para cada estágio do processo de compra, separado pelo tipo de personalidade dos compradores?

Se a resposta é não para alguma dessas respostas, é melhor investir nessa área, ou então sua iniciativa de automação de marketing correrá riscos.

Fluxo de leads

Algumas empresas têm muitos leads e precisa classificá-los antes de lidar apenas com os leads que trazem mais retorno. Outras empresas (normalmente as menores e mais novas no ramo) não tem tantos leads assim. A automação de marketing pode ajudar a organizar o fluxo de leads através do funil de forma mais eficiente. Se isto for feito da maneira correta, a nutrição dos leads poderá ocorrer para torná-los prontos para comprar. Mas se você não tem nada entrando no topo do seu
funil, você não terá nada para nutrir.

Se você não tiver leads suficientes, planeje uma forma de adquirir mais, com marketing de conteúdo, mídias sociais, eventos, promoções… Qualquer coisa que possa te ajudar a prospectar no alto do seu funil de vendas.

Equipe de trabalho

Algumas habilidades importantes para o sucesso são:

  • Implementação e design de um projeto de negócio. Sua equipe pode prever a geração de demanda e processos que envolvam o ciclo de vida de um lead, que estejam alinhados com o perfil do comprador moderno? Eles poderão trabalhar as funcionalidades, de forma a implementar isto em toda a organização?
  • Análise. Há alguém que possa absorver, visualizar e discutir grandes quantidades de dados, conceitos complexos, e tomar decisões para resolver problemas com base na informação disponível?
  • Aptidão técnica. O marketing tem se tornado cada vez mais uma formação profissional que exige proficiência em soluções tecnológicas. Isto representa uma grande mudança na descrição do trabalho de um profissional de marketing. Anteriormente, exigia-se pouco ou nenhuma habilidade técnica. Embora hoje plataformas de automação de marketing sejam muito mais fáceis de usar do que os sistemas anteriores, os usuários ainda precisam sentir-se mais confortáveis com a tecnologia. Ter algum nível de “perspicácia técnica” é obrigatório hoje em dia. Ter um “tecnólogo de marketing” na equipe é ainda melhor.

Você precisará avaliar as habilidades da sua equipe. Se você não tem as habilidades certas na equipe, você precisará aumentar sua equipe atual com treinamento, consultores externos e/ou contratações adicionais.

Estratégias

Anteriormente, discutimos vários fatores que são críticos para o sucesso de uma iniciativa de automação de marketing. Mas uma frase que define como deverá ser sua estratégia é:

Pense grande. Comece pequeno. Aja rapidamente.

  • Se você pensar grande, você poderá se posicionar para alcançar a grande visão do que você quer que seja o sucesso – mesmo que ela seja muito granularizada. Dependendo da sua empresa, isto pode ser uma grande e radical transformação.
  • Se você começar pequeno, você não vai ficar paralisado fazendo longas e intermináveis análises ou ter que ficar esperando até que o seu conteúdo seja criado. Você não precisa mapear todos os pontos de uma possível campanha, ou ter um website perfeito. Devagar se vai ao longe, já dizia o samba.
  • Se você obtiver pequenas vitórias rapidamente, você mostrará os resultados de uma forma que sua empresa seja valorizada, seja em uma nova campanha de geração de leads, seja num sistema básico de pontuação de leads. Estas pequenas vitórias enriquecem o sentimento das partes interessadas e aumentam as chances de sucesso a curto e longo prazo.

E um último toque, muito cuidado com a afirmação de que “o perfeito é o inimigo do bom”. Comece. Tenha ganhos. Então, evolua.

Este artigo faz parte do E-book “Guia Completo sobre Automação de Marketing”. Se você tem interesse em implementar a técnica em seus negócios, baixe gratuitamente o material e leia na íntegra, clicando na capa abaixo.

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/ebook/guia-completo-sobre-automacao-de-marketing/

https://www.hostnet.com.br/automacao-marketing/

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/

Deixe um Comentário





Mais Notícias

curso-wordpress-profissional-03

Curso de WordPress: ferramentas para desenvolvedores

curso-wordpress-mitos-verdades

Curso de WordPress: mitos e verdades sobre a plataforma

Guia sobre hospedagem de sites e lojas

[Grátis ] Guia completo sobre Hospedagem de Sites

curso-worpress-profissional-gratis

Curso de WordPress Profissional Gratuito com Gustavo Guanabara e Ramiro Lobo

hostcast-2

Assine nossos FEEDS