backup-site-email-banco-de-dados-1024x576

A importância do backup no serviço de hospedagem de sites

A Hostnet mantém diversas cópias de segurança do seu site, e-mail e banco de dados

O que é backup?

Backup é uma cópia de segurança de dados (códigos, imagens, e-mails e conteúdos em geral). Cópia essa que deve ser idêntica à original e que deve ser armazenada, preferencialmente, em dispositivos e locais diferentes, podendo ser até na nuvem.  O objetivo é que, em caso de emergência, os arquivos sejam recuperados sem prejuízos de qualquer natureza e isso vale para todo tipo de dados: sites, e-mail, e até arquivos pessoais.

Armazenamento físico

Dados podem ser armazenados em mídias físicas como discos rígidos externos (HDs), CDs, pen drives, entre outras. Os backups não devem ser feitos no mesmo HD em que o sistema operacional está rodando. Para isso, a melhor opção é armazenar em lugar seguro, evitando que pessoas não autorizadas acessem o conteúdo. Considere também criptografar os dados e atualizá-los periodicamente.

 Armazenamento na Nuvem

A cópia de segurança na Nuvem ou cloud backup guarda os seus dados em um servidor remoto e pode ser acessado pela Internet. Há vários serviços de nuvem (ideais para pessoas físicas) gratuitos como Google Drive, Dropbox, iCloud, Box, OneDrive e outras soluções pagas e mais robustas para empresas. 

Além da segurança de manter um backup, o armazenamento na nuvem permite que o usuário possa acessar os seus arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar, compartilhar arquivos usando links etc.

Porque ele é tão importante para um site, loja, ou portal

O backup é fundamental para a segurança do seu site. Quanto maior a frequência do backup, mais garantias ele oferece diante de imprevistos ou acidentes. Na maioria das vezes, você pode deixar ele configurado para ser automático, assim tudo fica mais simples.

Ter uma rotina de backup é fundamental. Com o backup em dia, quem administra o site tem mais chances de recuperar dados perdidos em ataques cibernéticos, por exemplo. Vale ressaltar que nem todos os ataques são direcionados a sites específicos, mas podem partir de um script automatizado que circula pela Web em busca de websites vulneráveis a invasões.

Sem um backup, o trabalho de anos pode ser perdido caso o site seja invadido. Se for uma loja online, o prejuízo será ainda maior. Afinal, além do conteúdo fixo, uma loja armazena dados confidenciais de diversos clientes – imagine se todo esse conteúdo for perdido e não tiver como recuperá-lo!

O backup também será útil quando a ideia for fazer um upgrade no site. Durante esse processo, caso aconteçam imprevistos e seja necessário, o administrador da página pode voltar ao estado anterior da aplicação, restaurando arquivos e até banco de dados. 

O backup nada mais é do que a forma mais rápida e segura de restabelecer o estado anterior recuperando arquivos e conteúdos e reduzindo, assim, o tempo em que o site ou aplicação possa ficar indisponível.

Como é o backup da Hostnet 

Na Hostnet o backup é completo. O cliente tem cópia de segurança não só de todo o site, mas de todas as contas de e-mail e de bancos de dados. Para garantir a segurança e a integridade do armazenamento, um servidor separado na nuvem mantém os backups, evitando que o problema no conteúdo principal afete as cópias de segurança.

Backup de e-mail

Toda mensagem que chega pelo e-mail da Hostnet é gravada duas vezes em discos diferentes. Existem ainda o storage (armazenamento) de apoio, que tem mais duas cópias idênticas das mensagens e serve para dar uma ajuda em momentos críticos. Além de tudo isso, existem as máquinas de backup, que guardam mais uma cópia do conteúdo em backups diários, semanais e mensais. Cada conjunto desses é protegido por antivírus e antispam.

Vantagens do backup Hostnet:

  • É uma opção para quando o seu backup falhar;
  • Permite recuperar arquivos danificados por falhas ou outros motivos;
  • Garante a segurança dos seus dados;
  • Você mesmo pode restaurar backups através de uma solicitação pelo Painel;
  • Oferece sete dias corridos de backup incremental – nesse tipo de backup, as cópias sucessivas dos dados contêm apenas a parte que foi alterada desde que a cópia de backup anterior foi feita.

Como funciona o backup na Hostnet?

Nosso backup é feito durante a madrugada. Por exemplo, supomos que hoje seja dia 10, e você apagou sem querer um arquivo no dia 7, de tarde. Ou seja, três dias atrás. Basta solicitar o backup do dia 7, que seus arquivos voltarão a ser exatamente como eram na madrugada daquele dia.

Faça você também o seu backup

É sempre importante manter um backup de segurança em sua máquina, seja ele para o seu site, banco de dados ou e-mail. Desta forma poderá fazer uma restauração por conta própria, quando desejar, sem a necessidade de entrar em contato com o seu provedor de hospedagem. Mesmo que você confie totalmente na empresa de hospedagem, é interessante preservar a sua autonomia.

A Hostnet oferece backup para o site, para as contas de e-mail e para os bancos de dados, prevenindo perdas e incidentes relacionados ao conteúdo da sua hospedagem.

Para solicitar backup, o cliente Hostnet deve acionar o HelpDesk e informar os seguintes dados:

  • Domínio do qual você deseja o backup;
  • O tipo de backup (site, e-mail ou MySQL);
  • Data do backup.

Caso o cliente não queira uma restauração, e sim apenas fazer uma cópia de segurança do site para sua própria marca máquina, é possível realizar o procedimento de duas formas:

Backup de arquivos via Filezilla ou SSH

A forma mais simples de fazer um backup de segurança dos arquivos do site é usando um programa de FTP para baixar o conteúdo do servidor para sua máquina, porém caso seu site possua muito conteúdo essa simples tarefa poderá levar horas e ainda dependerá da velocidade e estabilidade da sua internet. Se desejar, também possuímos o tutorial para efetuar backup de arquivos via Filezilla.

Tutorial para fazer o backup usando o SSH

É importante lembrar que este backup ocupará espaço em disco em sua conta. Por isso, recomendamos que remova o arquivo após fazer o download para sua máquina. Caso o arquivo não seja removido, qualquer pessoa poderá fazer o download do arquivo e com isso ter acesso a todo o conteúdo do seu site. O backup só será feito caso possua espaço em disco suficiente em seu FTP. Acesse o tutorial para backup SSH.

Backup do site na Hostnet

O backup do site pode ser solicitado dentro do Painel de Controle. Para isso o usuário deve acessar o menu “Site” e “Restauração de Backup”. O processo leva até oito horas para ser concluído. Ficam disponíveis cópias de até sete dias anteriores. Uma vez acionado, serão restauradas todas as pastas e arquivos presentes no FTP do dia solicitado.

Existem três tipos de backup do site:

 Cópia – método que cria um diretório dentro da conta do cliente, contendo nele a cópia solicitada.

  • Substituição – neste processo, todos os arquivos atuais são removidos e substituídos exatamente pela cópia restaurada.
  • Sobrescrita – nesta modalidade, somente os arquivos com nome igual serão sobrescritos. Os arquivos novos ou diferentes permanecem intactos.

Backup do banco de dados MySql

Para solicitar, entre no Painel de Controle e acesse o menu “Bancos de Dados”, em seguida, “Bancos MySql”. Pode levar até 24 horas para ser concluído e a resposta será dada via chamado Helpdesk. Ficam disponíveis cópias de até sete dias anteriores. Todas as tabelas do dia solicitado serão restauradas.

Backup de e-mail

O cliente pode solicitar o backup de e-mail através do Painel de Controle. Uma vez nele basta acessar o menu “E-mail” e, em seguida, “Contas de e-mail”. O serviço tem prazo de até oito horas para ser concluído. Ficam disponíveis cópias de até sete dias anteriores. O backup de e-mail restaura todas as pastas e mensagens do dia solicitado. 

Tipos de backup de e-mail

Existem duas opções quando o assunto é backup de e-mail na Hostnet. 

  • Cópia – esse método cria um diretório dentro da conta de e-mail do cliente e nele está contido o backup solicitado. Fique atento a sua cota de espaço, caso ela exceda pode impossibilitar o envio e recebimento de e-mails.
  • Sobrescrita – nesta modalidade, o backup é colocado no lugar das suas mensagens atuais, ficando apenas as mensagens do dia solicitado.

OBS.: o backup de e-mails restaura as mensagens de todas as pastas e não somente as da caixa de entrada.

Hospedagem de Sites segura é na Hostnet

A hospedagem de site da Hostnet é conhecida e reconhecida pela excelente qualidade do serviço e do atendimento. Com servidores estáveis, seguros e otimizados, garantimos excelente desempenho e velocidade dos sites e lojas virtuais. Atendemos projetos de todos os tamanhos, desde pequenos sites até grandes portais e e-commerces de diversos portes e estilos.

Se você está buscando um provedor de hospedagem para o seu site, nós preparamos um material que pode te ajudar nesta importante tomada de decisão. O e-book Hospedagem de Sites não é tudo igual está disponível para download gratuitamente, nós falamos sobre os diversos tipos de serviços disponíveis no mercado e o que deve ser levado em conta, de acordo o seu projeto.  Clique na imagem abaixo para ter acesso ao material.

hospedagem de sites hostnet

Links Relacionados – assuntos que podem ser do seu interesse: 

Hospedagem de Sites Cloud Hostnet

E-books grátis sobre tecnologia e marketing digital

Criação de Sites em WordPress

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios