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O que é SEO e como fazer para o meu site aparecer no Google?

Acompanhe a nossa série com três artigos que vão ajudar você a entender a base do SEO 

Aprenda técnicas e ações que vão melhorar o posicionamento do seu site, blog ou loja virtual no ranqueamento dos motores de busca como o Google. 

Parte 1: O que é SEO e qual a sua importância para sites, e-commerces ou blogs

Conhecendo este novo universo, nada melhor do que começar pelo significado da sigla – afinal, o que é SEO?

O termo SEO é a abreviação da expressão em inglês Search Engine Optimization. Em português, pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca. Estes mecanismos são os buscadores que utilizamos diariamente como o Google.

Ao publicar um conteúdo em um website, o administrador da postagem deseja que alcance o maior número de pessoas possível. A própria palavra já diz tudo, “publicar” quer dizer tornar público, anunciar, divulgar, exteriorizar, externar, popularizar, veicular… e por aí vai. E lógico que o objetivo de todos é ver o que foi publicado na primeira página do buscador, e se possível na primeira posição!

As técnicas de SEO são extremamente importantes para quem disponibiliza conteúdos na web. Quando a estratégia é negligenciada, perde-se o fortalecimento do tráfego orgânico (gerado naturalmente pelo mecanismo de busca, sem ser pago). Para evitar esta falha, vamos entender o que é SEO e porquê ele é importante para o seu site ou blog.

Podcast sobre Fatores de Ranqueamento no Google

Milhões de textos são veiculados diariamente na internet. Ficar entre os primeiros não é tarefa fácil e um conteúdo relevante é necessário. Se preocupe com a qualidade do texto, incluindo o assunto escolhido, a veracidade dos dados, referências, ortografia e capacidade de comunicar e o mais importante de tudo: qual a relação do tema com a proposta do website.

Depois disso é que começa de fato o SEO, e com ele o aumento das chances de ser encontrado nas buscas. Algumas atividades estão relacionadas a otimização de sites, são elas:

  • Análise da arquitetura e desenvolvimento do site ou blog;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Conquistar links externos que apontem para seu site ou blog;
  • Produzir conteúdo original e de qualidade;
  • Saber pesquisar e usar as melhores palavras-chave para o título e para o texto, entre outras ações.

Mecanismos de buscas funcionam como uma biblioteca. Tudo é organizado em categorias. E quem realiza essas buscas, como as do Google, são os chamados “robôs” ou crawlers. Quanto mais precisa for a busca, mais satisfeito será o usuário que faz a pesquisa. É por isso que os termos usados no texto publicado são tão importantes.

O posicionamento dos websites nos buscadores ganhou força nesse cenário pós-pandemia. O processo de tomada de decisão de compra, hoje, dificilmente acontece no calor do momento. Os consumidores fazem muitas pesquisas e comparações entre a concorrência. A consulta aos sites de produtos ou serviços relacionados ao que buscamos tornou-se um hábito. Sendo assim, é extremamente importante aprender como ranquear bem, no Google, o seu site ou blog – só assim ele será visto nas primeiras posições das buscas e será acessado.

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Mais da metade das intenções de buscas ficam na primeira página. O restante está espalhado em tráfego oriundo de outras páginas ou de anúncios, gerando o chamado tráfego pago.

Aumentar o tráfego orgânico e fomentar a credibilidade do seu website entre os usuários e perante o próprio Google é a melhor forma de ser visto e de vender na web. Para “subir” no ranking e aparecer melhor posicionado do que o de seus concorrentes é preciso aplicar algumas técnicas. Resumindo, você precisa entender:

  • O que é SEO e a importância dele na web;
  • Como funcionam os mecanismos de busca;
  • Qual o melhor tipo de tráfego;
  • O que não é SEO e as práticas BlackHat – o que não deve ser feito;
  • Otimização de sites para SEO;
  • Ferramentas de SEO.

É sobre isso que vamos falar ao longo desta série de posts. Acompanhe o nosso blog nos próximos dias! 

Parte 1: O que é SEO e como fazer para meu site aparecer no Google?
Parte 2: Como o SEO pode melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca
Parte 3: SEO: o que NÃO fazer e as ferramentas que podem ajudar na indexação do seu site ou loja virtual

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1 comentário

  1. Lucas em 27 de fevereiro de 2017 às 13:30

    Excelente artigo!

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