Utilizando Contact Form 7 no WordPress com Google Apps

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Você vai aprender a realizar a configuração do Contact Form 7 para funcionar juntamente com o Google Apps. Antes de começarmos o nosso tutorial, pergunto:

Você já configurou o MX do Google Apps no seu domínio?


Caso ainda não tenha configurado, entre em contato com o Suporte Técnico da Hostnet e envie para eles os MX's que devem ser configurados.


O plugin do Contact Form 7 já foi instalado em seu WordPress?


Por padrão, na instalação do WordPress através do Instalador Automático, este plugin já vem instalado. Se, por algum motivo, não o possuir em sua lista de plugins, baixe através do seguinte endereço e o instale: "http://wordpress.org/extend/plugins/contact-form-7/"


Já instalou o plugin WP Mail SMTP em seu WordPress?


Será através do plugin WP Mail SMTP que vamos realizar a configuração do servidor de envio de e-mails (SMTP), inserindo os parâmetros do Google Apps. Acesse o seguinte endereço, baixe e instale o plugin: "http://wordpress.org/extend/plugins/wp-mail-smtp/"


Já realizou os três procedimentos acima?


Com o MX do Google Apps configurado e os dois plugins instalados, vamos acessar o painel administrativo do nosso blog/site em WordPress. Vamos digitar nosso usuário e senha e clicar em "Login".


Word-conta1.jpg


Dentro do painel, vamos até a seção "Plugins" e depois vamos clicar no item de menu "Plugins".


Word-conta2.jpg


Após acessar a página de plugins, vamos clicar no link "Configurações" do plugin "Contact Form 7", vamos realizar apenas uma pequena verificação nesta página que vamos acessar.


Word-conta3.jpg


Na nova página, vamos localizar a área "E-mail", área localizada baixo dos campos do formulário que você configurou. Verifique que há o campo "Para" e "De", eu recomendo que utilize o mesmo e-mail que receberá os e-mails dentro do seu Google Apps. Por exemplo: o e-mail que vou receber as informações do formulário de contato do meu blog é o "email@meudominio.com.br", então vou utilizar este mesmo e-mail nestes campos. Ao terminar de verificar esta parte, clique em "Salvar" no final da página.


Word-conta4.jpg


Agora vamos configurar o plugin "WP Mail SMTP". Quando o plugin for instalado, note que, na seção "Configurações", um novo item de menu será habilitado, o item de menu "Email". Clique sobre ele.


Word-conta5.jpg


Na nova página nós vamos realizar a configuração utilizando os dados do Google Apps. Primeiramente há os campos referentes ao parâmetro "From", há dois campos: "From Email" e "From Name". Vamos preencher o campo "From Email" com o nosso e-mail que deverá receber as mensagens do formulário, note que é o mesmo que foi inserido no campo "Para" e "De" dentro do Contact Form 7. E no campo "From Name" pode ser o que desejar.


Word-conta6.jpg


No próximo campo, que fica na área "Mailer", nós devemos selecionar a opção "Send all WordPress emails via SMTP".


Word-conta7.jpg


Agora chegou a hora de configurarmos o "SMTP Options". É bem simples, nós devemos apenas preencher os campos da seguinte forma:

SMTP Host: "ssl://smtp.gmail.com" SMTP Port: "465" Encryption: "No encryption." Authentication: "Yes: Use SMTP authentication."


Word-conta8.jpg


Em alguns casos a configuração acima pode não funcionar, portanto, caso não funcione, configure da seguinte forma o WP Mail SMTP:

SMTP Host: "smtp.gmail.com" SMTP Port: "465" Encryption: "Use SSL encryption." Authentication: "Yes: Use SMTP authentication."


Word-conta9.jpg


Os dois últimos campos são o campo de "Username" e "Password", digite o e-mail que você possui no Google Apps e sua respectiva senha.


Atenção: Digite estes campos corretamente para que seu formulário de contato funcione.


Utilize os dados da sua conta nos campos de "Username" e "Password" pois os exibidos neste tutorial são apenas como exemplo.


Word-conta10.jpg


Clique em "Update Options" para salvar suas configurações.


Word-conta11.jpg


Pronto! Basta acessar sua página e realizar testes através do seu formulário de contato.


Conteúdo importante para WordPress: