URLs Amigáveis no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

URLs amigáveis são aquelas de fácil compreensão para todos nós e para os buscadores, você bate olho e entende do que trata a página. Para quem não está familiarizado com o termo, URL é o mesmo que o endereço do site, como www.hostnet.com é uma url.

A cada página que você cria no site, o endereço principal dele ganha uma extensão, como o nosso exemplo: www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites

A URL amigável é mais um ponto importante para o SEO do site. Observe os resultados de busca do Google, aqueles que aparecem em primeiro sempre têm URL amigável.

Se o endereço da página fosse www.hostnet.com.br/?h=345454, ninguém saberia do que trata ou mesmo se esse link fosse enviado por e-mail, não pareceria algo confiável a ser clicado. Então a URL amigável é mais convidativa a ser clicada e memorizada e também gera mais segurança.


URL amigável no WordPress

A criação de URL’s amigáveis é feita através de um arquivo .htaccess do Apache, mas sua configuração demanda conhecimento de expressões regulares (linguagem de programação) para construir as regras. Caso você utilize o WordPress a configuração se torna bem mais fácil, pois ela pode ser feita na área administrativa do próprio WordPress. Siga os passos abaixo para configurar seu link amigável.

Acesse o Painel de administração do WordPress. Na coluna das ferramentas que fica à esquerda clique em: Configurações >> Links Permanentes


Url8.png


O WordPress exibirá os tipos de URL disponíveis para serem configurados. O estilo padrão (com o número da página) é o que fica pré-configurado.


Url9.png


Escolha o estilo que preferir ou até mesmo crie um estilo personalizado.


Url10.png


Depois de configurado, clique em Salvar Alterações para que as definições surtam efeito.

O WordPress salvará a configuração e logo no próximo acesso a URL amigável já funcionará.


Conteúdo importante para WordPress: