URLs Amigáveis e robots.txt no PrestaShop 1.4

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa





Neste 5º tutorial sobre a ferramenta Presta shop, para criação de lojas virtuais, vamos aprender como tratar URL amigáveis e arquivos específicos para motores de busca. Em primeiro lugar vamos entender o que é uma URL amigável, recurso que já vêm disponível e habilitado para assinantes da Hostnet, que fez a instalação através do Instalador de Aplicativos da empresa.


Acessando o painel administrativo do Presta Shop, vamos clicar sobre o item Preferências, na área de Preferências escolha o item SEO e URLs. Nessa janela role a tela até chegar a parte inferior, aqui você tem a opção de URL amigável, como eu disse para assinantes da Hostnet esse recurso já vêm habilitado, caso não esteja, clique sobre item Sim. Mesmo que esse recurso esteja habilitando, eu tenho uma dica importante para que você use na sua loja. Abaixo do item ULR amigável, clique sobre o link Gerar um arquivo. htaccess, você será redirecionado a uma outra área, que é o item Geradores, aqui você pode configurar algumas informações sobre a geração do arquivo htaccess. Recomendo que você marque a opção Otimização, isso adicionará diretrizes importante para o seu arquivo htacces, e vai melhorar ainda mais o tratamento das páginas geradas. Caso você perceba alguma inconsistência a partir do momento que você habilitou essa opção, basta desabilita- lá nessa mesma área. Após fazer essa alteração clique em Gerar Arquivo .htaccess, uma mensagem mostrará que a atualização foi feita com sucesso.Outro recurso importante que pode ser criado no item Geradores é a criação do arquivo robots.txt. Ele é um arquivo de texto simples, mas que é de grande importante para mecanismo de buscas como, por exemplo, o Google. Uma das principais funções desse arquivo é dizer ao mecanismo de busca aquilo que fará parte do site e aquilo que fará parte de uma área administrativa por exemplo.


Vamos ilustrar para sua loja o que importa aparecer no Google é o seu site principal e não o seu painel administrativo. É o arquivo robots.txt que irá dizer isso ao Google, para gerar esse arquivo é muito simples, basta acessar a área Ferramentas>> Geradores e na parte debaixo da tela clicar sobre o botão Gerar arquivo robots.txt. Simples desse jeito, ao receber a mensagem “atualizado com sucesso”, o seu arquivo robots.txt já foi gerado e se encontra na pasta raiz onde sua loja está localizada.


No próximo vídeo faremos algumas configurações finais na base da sua loja, para então podemos partir para parte visual do seu site de comercio eletrônico.



Voltar-wiki.png