SEO para WordPress: Criando o sitemap.xml

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Nosso desejo é que nosso site seja visto pelo maior número de pessoas possível. Claro que conteúdo relevante e qualidade no material apresentado faz uma grande diferença, mas é interessante que nosso site seja corretamente indexado pelos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing, para que mais visitantes possam afluir para o nosso site.

Para que isto aconteça, podemos dar uma ajuda aos robôs dos mecanismos de busca, criando um arquivo chamado sitemap.xml. Este arquivo é um mapa do seu site, que você criará, para facilitar o trabalho dos robôs dos mecanismos de busca.

Ele é um arquivo do tipo texto, salvo no formato XML, que já deixa tudo pronto para quando os robôs visitarem o seu site. Na pasta raiz, você deverá ter duas cópias desse arquivo: sitemap.xml e sitemap.xml.gz. A diferença é que o segundo é uma versão compactada do primeiro.

Existe um plugin no WordPress, chamado Google XML Sitemaps, que faz o “trabalho sujo” para você, gerando o mapa do site. Este plugin já está instalado, na sua instalação do WordPress na Hostnet. Torna-se necessário que você o ative. Para fazê-lo, você deve seguir os seguintes passos:

  • No Painel Administrativo do WordPress, clique sobre o menu plugins.
  • Dali, clique em plugins instalados, e procure o plugin Google XML Sitemaps.
  • Ao achar, clique em Ativar, para torná-lo funcional.

Pronto, agora você poderá configurá-lo para gerar o mapa do site. Procure-o na listagem de plugins do WordPress, e clique no link Settings. Você o encontrará também no menu Configurações, na opção XML Sitemap. Você verá uma página como a abaixo, com muitos recursos:


22 google xml sitemaps.png


Por padrão, este plugin gera ambos os arquivos, sitemap.xml e sitemap.xml.gz. Configure também notificações automáticas (na caixa Opções Básicas), para que o próprio WordPress se preocupe em avisar os mecanismos de busca de que o mapa do seu site foi atualizado. Logo, toda vez que o seu conteúdo for alterado, o WordPress avisará a quem de direito a respeito dessa atualização.

Na caixa Páginas adicionais, você pode incluir ou excluir páginas ou categorias no sitemap. Na caixa Post Priority, você pode escolher como a prioridade de cada post será calculada, e na caixa Sitemap Content, você pode definir qual tipo de conteúdo deverá ser adicionado ao mapa do seu site. Em Excluded Items, se há alguma categoria ou post que deverá ser removida do arquivo, e na caixa Frequência das Mudanças, você pode definir de quanto em quanto tempo os robôs dos mecanismos de busca deverão reindexar o seu site. Lembre-se que isto é um conselho, não uma ordem aos robôs indexadores. Por último, na caixa Prioridades, ajuste qual é a importância (ou prioridade) de cada parte do site.

Feito isto, conclua o trabalho clicando no botão Atualizar opções. Muito em breve, o seu sitemap será gerado e os sites de busca serão atualizados.


Conteúdo importante para WordPress: