SEO: Stopwords em Slugs no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Stop Words (Palavras de Parada) são palavras ignoradas para fins de posicionamento em sites de pesquisa o Google. Alguns exemplos seriam artigos, preposições e pequenas palavras como: as, os, em, de, para, com, foi.

A cada atualização do Google a competitividade por uma boa posição nos resultados de pesquisa do Google é cada vez mais acirrada, por isso pequenos detalhes podem fazer a diferença. No caso do WordPress podemos considerar que uma desses detalhes são as URLs das páginas, que facilmente são configuradas para uso de Links Permanentes. E evitar o uso desses Stop Words nesses URLs pode sim fazer uma boa diferença.


Exemplo:

No site do Juvenal, nós temos uma postagem chamada "Fotos do primeiro IBM PC". O Slug foi gerado automaticamente pelo WordPress, que é o "fotos-do-primeiro-ibm-pc" todas as palavras separadas por hífen.

Nesse caso o ideal seria manter como "fotos-primeiro-ibm-pc" ou "ibm-pc-primeiras-fotos".

O ideal é que você utilize as palavras mais importantes, sem que a url perca seu sentido. Evite utilizar palavras de ligação ou as Stopwords, pois elas aumentam o tamanho da url e dificultam um pouco o algoritmo de busca do Google, que vai buscar pelas palavras mais importantes e vai buscar pelas palavras mais importantes e vai encontrá-las misturadas com palavras sem significado.

Uma técnica que funciona muito bem, é você pensar qual é a palavra central de toda sua postagem, em nosso caso, é uma postagem focada no IBM PC, então vamos começar a url por IBM Pc, mas como essa postagem também vai mostrar fotos desse IBM PC, também temos que ter a palavra fotos para que o Google consiga perceber isso, de maneira mais clara.

A nossa recomendação é que você sempre prepare os Slugs com cuidado, pois isso pode representar melhor posicionamento de seu conteúdo.


Removendo manualmente

Dentro da administração do WordPress, acesse o Post ou Página desejada e clique em EDITAR .

Veja que o WordPress mostra o Link Permanente, basta você edita-lo removendo as palavras desejadas e depois clicar em OK .


Stop33.png


Removendo Stop Words do URL do seu site com Plugin

Caso você não tenha muito conhecimento em WordPress, e não se senta seguro quanto alterar o código diretamente, vocês têm a opção de uso de um plugin para resolver a tarefa de excluir as Stops Words dos links permanentes de suas páginas.

O plugin Remove Stop Words é simples de usar, cumpre perfeitamente os objetivos para o qual foi criado, sendo facilmente configurado.

Clique AQUI e veja a página sobre instalação de Plugins.


Conteúdo importante para WordPress: