Primeiros passos configurando o WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Veremos então como podemos começar a configurar o WordPress.


Escolhendo um Tema para seu site

Escolher um tema para um site WordPress não é uma tarefa fácil. Há tantos temas bonitos, com descrições interessantes e características surpreendentes que escolher um pode ser uma tarefa complicada, mas é justamente esta liberdade e grande quantidade de opções de escolha que torna o WordPress uma opção das mais interessantes para os usuários.

Recomendamos a leitura dessa 2 páginas sobre Tema para WordPress:

  1. Como escolher um novo tema para seu WordPress
  2. Instalando Novos Temas no WordPress


Visão geral

O WordPress fornecido pela Hostnet traz várias facilidades para você iniciar o seu site. Falamos sobre as caixas e o menu lateral.

Na primeira caixa, temos várias opções, as quais comentamos aqui abaixo:

  • Personalize seu Site – Esta opção dá acesso a um editor onde você pode customizar seu site, e ver como ele estará, com as suas modificações, em tempo real.
  • Altere seu tema completamente – Aqui você pode optar por trocar o tema usado por um dos outros que já vem pré-instalados.
  • Escreva seu primeiro post – Clique nesse item para escrever o seu primeiro post no seu site.
  • Adicione uma página Sobre – Ao clicarmos aqui podemos adicionar uma nova página, com informações sobre o seu site.
  • Veja seu site – Esta opção exibe como está o seu site, gerenciado pelo WordPress.
  • Gerenciar widgets – Aqui você pode gerenciar o uso de widgets, que são componentes a serem agregados ao seu site. Você pode ter um widget que exibe, na barra lateral direita do seu site, os posts mais lidos, por exemplo. O WordPress tem muitos widgets disponíveis para uso imediato no seu site.
  • Ative ou desative os comentários – Clique neste item para optar por desativar a opção de que visitantes possam tecer comentários no seu site, ou então religar a mesma opção.
  • Aprenda mais sobre como começar – Ao clicar aqui, você é repassado a um site com maiores informações a respeito de como iniciar com o WordPress.


Posts, páginas e comentários

O WordPress se baseia na separação entre posts e páginas. Vamos ver qual é a diferença entre cada um deles.

Um post, ou postagem, ou ainda artigo, é um texto que você escreverá e será usado pelo WordPress. Lembre-se que o WordPress é um sistema gerenciador de conteúdo, com foco prioritário em blogs. Logo, uma postagem é um artigo que será lançado no blog que o WordPress gerenciará.

Uma página é um conteúdo estático, que deverá ser acessado pelo usuário a partir de um item de menu, o usuário vê aquela opção e clica nela para que seja levada para lá. Como o seu conteúdo é prioritariamente estático, a atualização se dá quando se faz necessário, visto que esse trabalho é da equipe que mantém o site.

Exemplificando: Se você está usando o WordPress para hospedar um site corporativo, você pode ter uma página com um histórico da sua empresa, e posts que trazem informações diárias sobre a empresa, como os projetos nos quais ela está envolvida.

Clique AQUI e veja mais detalhes sobre Posts e Páginas no WordPress.

Já os comentários são um recurso de interatividade fornecido por blogs, onde leitores das postagens podem comentar e expressar suas opiniões a respeito de uma postagem feita no seu site ou numa página. É possível, inclusive, deixar que os comentários sejam feitos livremente, ou apenas aqueles que você autorizou poderão ser vistos. Depende da sua vontade como administrador.


Fazendo algumas configurações gerais do seu site

O acesso às configurações gerais do seu site se dá clicando no Menu Configurações e depois em Geral. Você verá uma página como esta abaixo:


04 configurações gerais do wordpress.png

Veja o que cada opção dessa página faz:


  • Título do site: Altera o Título do seu site;
  • Descrição: Altera a descrição / slogan do seu site;
  • Endereços: As duas opções de endereço devem ser usadas quando o site é transferido para outro local, seja no mesmo FTP ou para outro servidor:
    1. Endereço do WordPress (URL): Altera a URL do WordPress;
    2. Endereço do site (URL): Altera a URL de acesso ao site;
  • Endereço de e-mail: Altera o Endereço de E-mail o qual irá receber as notificações do WordPress. Procure utilizar um e-mail seu ativo, para que caso ocorra uma emergência, você possa ser notificado;
  • Membros: Essa opção permite que o usuário possa se registrar em seu site;
  • Função padrão para novo usuário: Local para escolher qual será a função atribuída as pessoas que se registrarem em seu site (saiba o que cada função faz aqui);
  • Fuso Horário: Definir um fuso horário para seu site (a princípio, na maior parte do Brasil, é UTC-3);
  • Formato da Data: Determina o formato da data do site;
  • Formato da Hora: Determina o formato da hora do site;
  • Semana começa em: Determina o dia em que a semana começa;
  • Idioma do Site: Determina o idioma padrão do site;

Depois de concluir todas essas configurações, clique em Salvar Alterações para finalizar.


Páginas indicadas para começar a usar o WordPress


Conteúdo importante para WordPress: