Plugins no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

A instalação do WordPress fornecida pela Hostnet já tem vários plugins instalados, mas a maioria está desativada. Vamos então falar um pouco sobre plugins e como podemos usá-los.

Os plugins aumentam ou melhoram a funcionalidade do WordPress, acrescentando funções e recursos que não estão disponíveis a princípio na instalação padrão do WordPress. Desde ferramentas para controle de spam em comentários, passando por ferramentas para aumento da segurança, gerência de mídias, formatadores para versões móveis do site, aceleradores de cache…. São pouco mais de 37 mil plugins disponíveis, é altamente provável que a funcionalidade que você deseja, esteja disponível para o WordPress.


Instalando plugins

Até a versão 3.0, era necessário que você fizesse o download do plugin e fizesse o upload para a sua instalação. Hoje em dia é bem mais fácil adicionar plugins na sua instalação padrão Hostnet. Veremos como:

  • No Painel de Administrativo, clique em plugins, e depois clique em Adicionar Novo.
  • Você verá uma nova página, como a abaixo:


Instplu6.png


Para procurar um plugin específico, basta escrever o seu nome na caixa de texto no canto superior direito. Para alternar a visualização entre os destaques do site WordPress.org (a principal fonte de plugins para uso do WordPress); os plugins mais populares; aqueles que estão mais bem avaliados e com isto são recomendados; e seus plugins favoritos – mas para isto, é necessário uma conta no WordPress.org.


Atualizando Plugins

Dentro do Painel do WordPress acesse o menu: Plugins

Depois clique em: Atualizações disponíveis

Veja na imagem abaixo que cada plugin possui um botão de "atualize agora", basta clicar nele.


Instplu7.png


IMPORTANTE: é possível que após a atualização o plugin pare de funcionar por incompatibilidade com o Tema utilizado.


Ativando Plugins

Dentro do Painel do WordPress acesse o menu: Plugins

Depois clique em: Inativos

Veja na imagem abaixo que cada plugin possui um botão de "ativar", basta clicar nele.


Instplu8.png


Conteúdo importante para WordPress: