Personalizando páginas de erro do tipo 404 no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Seu site deve ser atraente e prender a atenção do visitante, mantendo-o entretido pela maior parte do tempo. Logo, seu site deve ser atraente e interessante, inclusive na questão dos links quebrados. Sim, porque podem ocorrer situações onde existam ainda no seu site links muito antigos, que foram desativados. E sempre que um conteúdo não é encontrado, o seu servidor retorna uma página de erro, com o código 404.

Alguns sites encaram esse problema de uma forma criativa, criando páginas 404 bem-humoradas. Você pode encontrar um artigo relacionando algumas dessas páginas ao clicar nessa URL aqui (http://glo.bo/1FjjKkm). O que pouca gente sabe é que essa página pode ser facilmente personalizada no WordPress. Só que a maioria não fez configuração alguma, o que pode fazer com que o visitante do site se desestimule e vá embora. Não podemos deixar isso acontecer: se isto acontecer, devemos dar outras opções ao visitante. Logo, você pode fazer uso de um plugin, o Custom 404 Pro, para personalizar sua página de erro 404.

Portanto, vamos aprender a instalar e configurar esse plugin para que seu visitante não desista de seu site, mesmo que o conteúdo não exista.

Este plugin não vem instalado por padrão, então você deverá instalá-lo. Siga os seguintes passos:

  • No painel administrativo do WordPress, clique em Plugins e depois Adicionar Novo.
  • Na caixa de busca (onde está escrito Pesquisar plugins) você deve escrever o nome do plugin e clicar no botão para fazer a busca.
  • Feito isto, clique em Instalar para que o plugin seja instalado.
  • Na próxima tela, o WordPress deverá pedir sua senha de FTP. Digite e clique em Continuar para que a instalação ocorra.
  • Finalmente, clique em Ativar plugin para que ele esteja disponível para uso.

A configuração do Custom 404 Pro se dá a partir dos seguintes passos:

  • No painel administrativo, você verá um novo link, Custom 404 Pro. Clique nele.
  • A opção 404 Logs exibe relatórios sobre os acessos de visitantes que acabaram no erro 404. Você pode filtrar por navegador usado, versão e tipo de sistema operacional.
  • Clique na opção Settings, para configurar o plugin. Você verá uma página como a abaixo:


25 custom 404 pro no wordpress.png


A estratégia desse plugin é simplesmente redirecionar a página de erro 404 para outra página do seu site. Logo, você deve criar uma página no WordPress que será a sua página de erro, e usar este plugin para fazer o redirecionamento.

Note que na aba Global Redirect, você definirá para aonde o erro 404 será redirecionado. A princípio, o redirecionamento é nenhum no momento (None). Mas você pode redirecionar para uma página criada no WordPress (WordPress Page) ou para uma página em específico, fora da instalação do seu WordPress (URL).

Ao selecionar a 2a opção, você poderá escolher para qual página do WordPress será redirecionada.

Ao selecionar a 3a opção, você deverá inserir o endereço da página que você quer ser usada como redirecionamento.

Feito isto, clique em Save Changes, e sua alteração será feita.


Conteúdo importante para WordPress: