Painel Administrativo do WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Vamos então examinar o painel administrativo do WordPress com mais calma, para conhecermos ele melhor e sabermos manejá-lo. Logo ao entrarmos no painel, temos várias caixas e um menu de opções do lado esquerdo. Veremos as opções então disponíveis:


Barra superior

A barra superior de opções traz ligações para algumas das partes mais importantes do seu site, como acesso ao mesmo, comentários aguardando moderação, nova postagem (ou link, ou mídia a ser adicionada, ou página, ou ainda usuário). Por último, o acesso à galeria de imagens e opções relacionadas e no canto superior direito, opções relacionadas ao seu perfil de usuário.


Menu lateral

O menu lateral traz todas as opções necessárias para gerenciar o funcionamento do seu site. Note que algumas dessas opções são dinâmicas, ou seja: De acordo com a ativação ou desativação de plugins, elas surgem ou desaparecem. Vamos às opções:

  • Posts – Aqui temos tudo relacionado às postagens do seu site: Lista de todos os posts feitos, adicionar um novo post, categorias e tags relacionados.
  • Mídia – Nesse link temos opções relacionadas à biblioteca de mídia mantida no seu site.
  • Links – O WordPress lhe fornece a opção de manter uma lista de bookmarks, que são os endereços de sites que você deseja oferecer para os seus usuários.
  • Páginas – Aqui você tem uma lista de páginas, podendo adicionar novas. A diferença entre páginas e posts pode ser melhor compreendida na continuação da leitura desse tutorial.
  • Comentários – Nessa opção, temos uma lista de comentários feitos no seu site, inclusive com a possibilidade de autorizá-los ou não.
  • Aparência – Todas as configurações relacionadas à aparência do site (temas e personalização dos mesmos, widgets, menus, editor de temas).
  • Plugins – Aqui podemos gerenciar os plugins do WordPress, com as opções de instalar novos, atualizá-los, ativá-los e desativá-los, entre outras opções. Ainda há um editor que permite que você edite e altere o plugin, caso queira.
  • Usuários – Nessa opção, você pode gerenciar os usuários do WordPress. Logo, criação e remoção, ajuste de privilégios e definição de perfis dos usuários do seu site, de forma que você possa administrar de maneira apropriada a sua equipe de trabalho no seu site.
  • Ferramentas – Aqui temos opções como o Publique Isto (criado para facilitar a postagem de coisas da Web) e o conversor de Categorias e Tags (criado para transformar um em outro). Além, você pode importar seu blog gerenciado em outro lugar (como o Blogspot, o Tumblr, o LiveJournal e outros), e pode também exportar todo o conteúdo do seu site para um outro domínio.
  • Configurações – Nessa opção, todas as configurações relacionadas ao seu site: Configurações gerais (como nome, fuso horário usado e endereço), escrita (publicações via e-mail e atualização), leitura (como quantos posts terão por página), discussão (relacionado a comentários), mídia (tamanho das miniaturas das imagens), entre muitos outros.

Outras opções que eventualmente aparecem no menu lateral, estão relacionados a plugins que foram instalados e ativados na sua instalação do WordPress.

Caixas

As caixas apresentadas na página inicial da sua instalação do WordPress contém informações necessárias para entender como está sendo feita a manutenção do seu site. Logo, últimos comentários e posts, atividades relacionadas, entre outros podem ser vistos rapidamente, bastando clicar no link Início, no menu lateral.


Primeira Caixa

Nessa caixa, a instalação do WordPress feita pela Hostnet traz algumas informações a respeito sobre como você pode começar a construir seu site.


Caixa Agora

Nessa caixa, temos um resumo do que foi feito até agora no seu site: Quantas páginas estão disponíveis, quantos posts foram publicados e quantos comentários foram apresentados. Note que você tem vários posts já publicados, além de várias páginas. O instalador da Hostnet fornece uma instalação do WordPress completa, com vários recursos já pré-instalados.


Caixa Rascunho Rápido

Esta caixa, ao lado da Caixa Agora, é útil para que você faça uma breve anotação, e crie um post que será um rascunho de uma ideia, e que virará uma postagem no futuro, no seu site.


Caixa Atividade

Nesta caixa, as últimas atividades do seu site serão listadas e relacionadas aqui, com data, hora e link para a mesma.


Caixa Novidades do WordPress

Novidades do WordPress, enquanto CMS, serão relacionadas nessa caixa. Logo, versões novas, informes sobre eventos, entre outros assuntos, serão apresentados nessa caixa.


Caixa Comentários

Aqui você terá uma lista dos últimos comentários que foram feitos no seu site, e entre eles, quantos são spam, foram para o lixo, estão pendentes ou requerem aprovação.


Conteúdo importante para WordPress: