Otimização de imagens no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Quando um site é criado, nossa preocupação e ansiedade é que o seu conteúdo seja otimizado para que os mecanismos de busca encontrem-no mais facilmente. A isto, chamamos SEO (Search Engine Optimization), e é uma técnica amplamente empregada nos dias atuais.

Mas muitos esquecem que suas imagens também fazem parte do conteúdo do seu site. Logo, seguem algumas dicas sobre lidar com imagens no seu site:

  • Otimize suas imagens, em termos de tamanho. Quando mais rápido o seu site abrir, melhor será para o seu usuário acessá-lo. Ninguém gosta de esperar, então uma imagem que seja um banner no seu site com tamanho excessivo não é nada agradável. Reduza o tamanho delas usando um programa de edição de imagens, como o Gimp (www.gimp.org, livre) ou uma solução paga, como o Adobe Photoshop. Seus visitantes agradecem.
  • Use nomes nos arquivos das imagens que estejam associados às suas funções. Por exemplo, se você usar uma imagem para fazer a ligação com o formulário de contato (Contact Form) da sua página, você ganha se usar um nome como contact-form-7.jpg, por exemplo. Quando uma pessoa fizer uma procura por Formulário de Contato em um serviço de busca de imagens (como o Google Images, por exemplo), é possível que esta imagem aparecerá, e aí você ganhará um novo visitante no seu site.
  • Use textos alternativos para a imagem. O primeiro motivo é que você ajudará na acessibilidade do seu site: programas leitores de tela para usuários com deficiência visual fazem uso desse recurso. O segundo motivo é que isto ajuda os mecanismos de busca, na hora de identificar a sua imagem. Descrever imagens é muito importante quando criamos um site de qualquer tipo. Pode parecer óbvio, mas se você procurar pelo prefixo DSC_ (que é o que a Sony usa para suas câmeras digitais) encontrará milhões de imagens. Mas isto não é a descrição. Se você tiver um nome na imagem ao contrário desse prefixo, será mais fácil para o mecanismo de busca indexá-lo, e o texto alternativo da sua imagem será usado pelo Google como descrição da imagem.

Mas caso você não tenha tempo ou paciência para alterar cada uma das imagens, existe um plugin para WordPress, chamado SEO Friendly Images. Você pode instalar esse plugin no seu WordPress, e ele configurará as imagens para facilitar a indexação das imagens por parte dos mecanismos de busca.


Plugin SEO Friendly Images

Caso você tenha dificuldade em sempre está editando essas informações de cada imagem, você pode otimizá-las automaticamente através do plugin SEO Friendly Images.

SEO Friendly Images nada mais é do que um plugin de SEO desenvolvido para WordPress com o objetivo de otimizar as imagens do seu blog com apenas poucos cliques, muito eficaz para quem possui blog com bastante imagens, galerias de fotos e deseja indexá-las no Google.


Instalação

Para instalar você só precisa acessar o menu plugins do seu Painel WordPress, clicar em adicionar novo, em seguida digite SEO Friendly Images e selecionar a primeira opção clicando em Instalar Agora.

Agora que você já instalou o plugin, acesse a opção Configurações e vá até a aba do plugin. Você será direcionado para a página do plugin, ao acessar sua página de configurações você pode selecionar de que forma serão preenchidos os respectivos atributos, Alt e Tittle. Por padrão o plugin já vem configurado com as opções padrões, nas quais considero-as necessárias para uma boa indexação.


Conteúdo importante para WordPress: