Evite SPAM nos comentários do WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

SPAM é o termo usado para fazer referência a e-mails e comentários não solicitados e enviados para um grande número de pessoas. Apesar de o spam ser algo muito comum com os e-mails, é possível ter o mesmo incômodo com os comentários do seu site. Então, veremos como podemos evitar que sua área de comentários seja inundada por spam.

Vale lembrar que mensagens spam em blogs é ainda pior: O Google indexa as páginas de seu site e com elas, os comentários. Logo, comentários com conteúdo duvidoso e malicioso podem tornar o blog irrelevante para o Google, o que é péssimo para a indexação de qualquer site.

Um plugin que vem instalado por padrão no WordPress oferecido pela Hostnet é o Akismet, inclusive já estando ativado. Logo, não explicaremos como instalá-lo e ativá-lo. Vamos à configuração do mesmo.

O primeiro passo é criar uma conta no site do plugin Akismet. Sua URL é http://www.akismet.com. Faça o login com a conta que você criou no WordPress.com. Se você não tem, clique na opção Create an Account, que está embaixo da frase Not on WordPress.com? Preencha com todos os dados que são pedidos (e-mail, login e senha) e envie.

Ao logar no Akismet, você deverá escolher qual será o seu plano. Eles tem planos de assinatura pagos e um gratuito. Para acessá-lo dessa forma, clique em use Akismet for free. Feito isto, você deverá selecionar a opção 1 Free API Key. Digite então seu primeiro nome e seu último nome, e informe um e-mail válido para receber sua chave. Na última caixa, coloque o endereço do seu site (acrescentando o http://). Feito isto e clicando em Next, o código será gerado e enviado para você por e-mail.

Na caixa postal informada, você encontrará um e-mail do Akismet com a API Key. Copie-a, e abra o painel administrativo do WordPress. Em seguida, clique em plugins, e depois, em plugins instalados. Procure o Akismet, e clique em Configurações.

Você verá uma caixa, onde está escrito: Digite manualmente sua chave API. Na caixa abaixo, cole a API Key que você recebeu, e clique no botão Use esta chave.

Sendo a chave válida, você terá uma nova página, como a abaixo:


20 akismet no wordpress.png


Se você marcar a caixa ao lado da opção dos Comentários, você verá ao lado do nome do autor do comentário, a quantidade de comentários aprovados que ele teve. As opções seguintes são para deixar que o Akismet já descarte os spams mais comuns, ou apenas mova-os para a caixa de Spam dos comentários, permitindo que você decida o destino deles. O plugin descarta mensagens do tipo spam enviadas há mais de um mês automaticamente.


Conteúdo importante para WordPress: