Edição do site com o WebFácil

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Existem mais configurações a serem feitas no WebFácil, até você ter seu site finalizado. Veremos então as opções. Podemos ver que todas estão disponíveis no menu flutuante do WebFácil, e são acessíveis a partir da primeira opção, Editar. Veremos então cada uma dessas opções com mais calma.

07 menu de edicao do webfacil.png

Propriedades

A primeira opção chama-se Propriedades. Nessa opção, você alterará características do seu site, como o título do seu site, a descrição a respeito dele, o favicon (ícone) do site, palavras-chave para facilitar a indexação do seu site pelos buscadores e tags (etiquetas) para uso do Google Analytics. Para salvar, basta clicar em Salvar, e uma mensagem aparecerá, confirmando as alterações.

08 propriedades do webfacil.png

Imagens

A opção seguinte, Imagens, e sua função é gerenciar o acervo de imagens que você usará no seu site. Logo, se você clicar nessa opção, você terá uma janela com várias imagens que já fazem parte do acervo. Temos uma seção dedicada à galeria de imagens do WebFácil, sugerimos que leias para ter melhor compreensão.

09 imagens no webfacil.png

Templates

Seguimos para a terceira opção, Templates. Aqui, você tem seis (6) templates para sites já definidos. Um template para um site corresponde a um tema. Ou seja, um conjunto de características comuns para o aspecto visual do site, de forma a criar uma harmonia. Logo, você pode ter um template com a barra sob o título na cor azul, o título em branco e os links para outras páginas ao lado, por exemplo. Os elementos visuais obedecem a um certo arranjo cujo objetivo é harmonizar o site.

10 templates no webfacil.png

Você pode escolher um dos temas (ou templates) nessa opção. As miniaturas estão disponíveis, e você pode escolher um delas, clicando em Usar. Você ainda tem a opção de escolher a cor principal e a cor dos títulos entre algumas já sugeridas; gerenciar o conjunto de imagens que são exibidas no slider, entre outras. Daí, para fechar a janela, basta clicar na caixa com X, no canto superior da janela.

Páginas

A antepenúltima opção são Páginas. Aqui, temos a opção de gerenciar quantas páginas seu site terá, e seus títulos. É possível selecionar a página corrente clicando em Abrir, e o WebFácil trocará a página corrente para a nova página, e assim você poderá ajustar seu conteúdo. O WebFácil permite que você escolha criar sites com até 15 ou até 30 páginas, a partir do Painel de Controle. Vale lembrar que para sites maiores, de 16 a 30 páginas, será cobrado um adicional de R$ 10 ao mês.

15 paginas no webfacil.png

Sites com até 15 páginas não geram cobrança de nenhum adicional. Note que você tem dois tipos de páginas: As páginas visíveis no menu e as páginas internas. As que são do primeiro grupo, estão visíveis no menu do site, no topo da página principal, à direita. Já as páginas internas recebem este nome por não serem diretamente acessíveis a partir do menu principal. Elas são acessíveis a partir de outras páginas. A ordem das páginas pode ser alterada. Para isto, basta clicar na lateral da caixa de texto com o título da página, e arrastá-lo para a posição desejada. Caso você deseje acrescentar uma página, basta inserir seu nome na última caixa de texto (onde se encontra a frase Nova Página). Se você quiser transformar uma página visível no menu em página interna, ou vice-versa, basta mover o título dessa página entre os campos. Ao concluir o processo, basta clicar em Salvar para finalizar o processo.

Diagramas

Temos a opção Diagramas, que é usada para organizar o fluxo de informações na página. Logo, numa janela como a que você pode ver aqui, você definirá como a página será arranjada: Um fluxo contínuo de texto, divisão em 2 ou 3 colunas, em 4 seções, 3 seções na parte de cima e 2 seções na parte de baixo, e por aí vai. São dezoito (18) possíveis diagramações para cada página no seu site, e certamente alguma será mais adequada para as suas intenções.

11 diagramas no webfacil.png

Visualizar

A última opção da lista se chama Visualizar. Ao clicar nessa opção cujo ícone é uma lupa, você será remetido a uma nova página do seu navegador, onde seu site será exibido para que seja visto como ele será exibido para um visitante. Note que no topo existem ícones que simbolizam o computador desktop, um smartphone e um tablet. Ao clicar neles, a página será remontada, de forma a mostrar como a mesma estaria disponível a um visitante que acesse o seu site a partir desses dispositivos. Para sair, basta clicar no X que está no canto superior direito da janela.