DKIM

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Dkim.png


O DKIM (DomainKeys Identified Mail) é um método de autenticação de e-mails que incorpora uma assinatura digital do domínio que você está utilizando. Dessa forma, ao enviar e-mails, esta chave é usada para assinar o e-mail, como um meio de autenticar a mensagem, e trazer confiança.

O método DKIM é a chave que mostra ao destinatário que determinado domínio é verdadeiro, e impede que possa ocorrer falsificações nos domínios de onde esse método está configurado. Seu método é bem sofisticado, a ponto de garantir a integridade do conteúdo do e-mail, durante o envio.

A verificação da autenticidade do domínio fica a cargo do servidor SMTP, que recebe a mensagem procura nos cabeçalhos do email pelo hash que foi inserido pelo servidor SMTP que enviou a mensagem. Depois, ele procura no DNS do domínio do remetente pela chave pública DKIM deste domínio, e a utiliza para verificar o hash. Se a verificação for bem sucedida, é constatada a autenticidade da mensagem.


Provedores de hospedagem e serviços de mala-direta por e-mail tem vantagens no uso desse método. Não somente para a questão de fornecer uma alta confiabilidade do envio e recebimento de e-mails, mas também maior estabilidade: Se um cliente pratica algo incorreto (como spam), há como rastrear o domínio que realizou o envio. Dessa forma, pode-se verificar se foi exatamente o domínio original ou não. Finalmente, dessa forma, temos uma vistoria anti-spam muito eficaz, o que traz segurança tanto para o cliente quanto para quem provê o serviço.


Se você envia mensagens de outro provedor de email ou faz o envio de e-mail marketing através de outra empresa, lembre-se de configurar o DMARC corretamente nesse provedor, especialmente a chave do DKIM, caso isso não seja feito suas mensagens não serão certificadas e não serão recebidas pelos destinatários hospedados na Hostnet e por outros provedores protegidos pelo padrão de segurança DMARC. Contate seu provedor de envio de emails para mais informações.


Veja também:


Links úteis: