Criando Categorias no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

O WordPress tem como hierarquia classificar seu conteúdo em categorias, tags e taxonomias. Uma das principais diferenças entre categorias e tags é que as categorias podem ter subcategorias ou categorias filho. Neste artigo, vamos mostrar como adicionar categorias e subcategorias no WordPress e como obter os benefícios de SEO utilizando essa abordagem.


Categorias Pai e filho

As categorias servem não apenas para classificar o seu conteúdo, mas também para desenvolver uma estrutura apropriada dentro do seu site/blog tornando semântica a navegação.

Vamos supor que você está criando um site de viagens para diferentes destinos em todo o mundo. Você pode querer que os usuários encontrem artigos por cidade e por país também.

Por exemplo, você pode adicionar a categoria Brasil e, em seguida, postar artigos para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, etc. Este é o lugar onde você pode utilizar categorias filho. Brasil seria uma categoria pai, e as cidades podem se tornar categorias filho. Você terá uma estrutura parecida com esta:


Categorias-1.png


Como adicionar categorias

Você pode adicionar uma nova categoria no WordPress ao escrever um post indo em “Posts >> Adicionar Novo“. No canto direito da tela de posts, existe o box “Categorias” onde estão listadas suas categorias, clicando no botão “Adicionar nova categoria“, vai habilitar um campo onde vamos inserir o nome da nossa nova categoria e abaixo um campo onde selecionamos a sua categoria pai. Feito isso basta clicar no botão “Adicionar nova categoria“:


Criando-categoria-1.png


Você também pode adicionar uma nova categoria sem necessariamente editar um post. Basta ir em “Posts >> Categorias” e adicionar a nova categoria. Este método é o mais indicado caso deseje criar todas as suas categorias antes de adicionar seus posts.


Criando-categoria-2.png


Adicionando categorias filho

Você pode adicionar categorias filho da mesma maneira que você adicionou suas categorias pai. Na tela de criação de post, no box categorias e clique em "Adicionar nova categoria". Isto irá mostrar um campo de texto para adicionar novo nome de categoria e um menu suspenso para selecionar a categoria mãe.


Criando-categoria.png


Da mesma forma, você também pode adicionar categorias filho em "Posts >> Categorias". Adicione o nome da sua categoria filho e, em seguida, selecione a categoria principal ( Categoria Pai) a partir do menu “Pai“. Clique no botão “Adicionar nova categoria”.


Criando-categoria-3.png


Benefícios de usar categorias para buscas no google

Se você estiver utilizando a estrutura de url amigável, certamente irá se beneficiar do uso de categorias e sub-categorias. Você terá uma url parecida com esta:

http://www.seusite.com.br/brasil/rio-de-janeiro

Essa é a url que aparecerá nos sites de busca caso a pesquisa seja relacionada a “brasil” e/ou “rio de janeiro”, porém, existem diversos fatores que fazem com que sua página fique bem ranqueada no google, é o chamado SEO (Search Engine Optimization ). Não se preocupe, falaremos bastante sobre isso nos próximos posts.

Com base nisso, note que a medida que você vai estruturando o seu site utilizando as categorias e sub-categorias, mais chances você tem que ele seja encontrado pelo seu público, pois ajuda a entender do que se trata o seu site. Mostrando as categorias na sua barra lateral

Para exibir todas as suas categorias na barra lateral do seu blog, você precisa ir em “Aparência >> Widgets” . Arraste e solte o widget categorias da lista de widgets disponíveis para uma barra lateral.


Mostrar-categorias.png.png


Marcando o item “Mostrar hierarquia”, você terá suas categorias exibidas hierarquicamente, ou seja, primeiro sua categoria Pai e abaixo dela terá suas respectivas categorias-filho.


Conteúdo importante para WordPress: