Configurando o tema da Hostnet para WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

A Hostnet fornece para seus clientes vários temas na instalação padrão do WordPress. Iremos ver como podemos configurar um dos temas que é bem customizável, o Template Site.

Este tema é fornecido com exclusividade pela Hostnet aos seus clientes, logo se você não é cliente Hostnet, não o verá disponível. Para ativá-lo, você deverá seguir os seguintes passos:

  • No Painel Administrativo do WordPress, clique em Aparência, e depois clique em Temas.
  • Você verá uma lista de dez temas disponíveis, entre eles o Template Site. Clique no botão Ativar para torná-lo o tema padrão.

Note que teremos uma nova opção no Painel Administrativo, abaixo de Comentários e acima de Aparência, com o nome do tema em questão. Este tema tem um menu próprio de configuração, e várias opções para serem usadas. Iremos então vê-las e configurá-las para obter um melhor resultado.

Ao clicar no novo item do menu (Template Site), você terá uma página como a abaixo:


33 template site no wordpress - configuração inicial.png


Como você pode ver, o Template Site contém muitas opções para configuração e personalização do tema. Note que a maioria das opções é possível ser ajustada selecionando entre Sim ou Não. Note que no topo da página, existe um botão, chamado Salvar todas as alterações. Somente após clicar nesse botão que as alterações desejadas serão salvas. Vale lembrar também que não detalharemos todas as opções, mas apenas as que são mais relevantes para a configuração do tema.


Configurações iniciais - veja os vídeos

Vamos então às opções:


Configurações gerais

  • Cor do tema – Você pode alterar a cor do tema, em particular do grande bloco que aparece abaixo do título. Este bloco pode apresentar até cinco artigos em destaque do seu site, em sequência, e ao ajustar essa cor (entre as já pré-definidas), você alterará o fundo desse bloco. Se você deixar na primeira opção (Choose One), o fundo será apresentado na cor branca.
  • Cor customizada do tema – Caso você prefira escolher uma cor que não está pré-definida, escreva aqui abaixo o código da cor desejada, em hexadecimal. Se você tem dúvidas de qual código será necessário para obter a cor desejada, note que o tema lhe exibirá uma caixa de seleção de cores ao clicar na opção. Faça os devidos ajustes, colocando as intensidades de vermelho, verde e azul desejadas, e clique novamente na caixa para selecionar a cor desejada.
  • Cor customizada para textos dentro de elementos onde irão receber a cor acima – É possível que alguns elementos que contenham como cor de fundo a cor selecionada acima não sejam perfeitamente visíveis. Logo, nesse campo você ajustará a cor que os textos dentro desses elementos terá. Se a cor selecionada não combina com o branco, faça a alteração.
  • Favicon – O favicon, ou ícone dos favoritos, são pequenas imagens com cerca de 16×16 pixels, que são guardados no site para que apareçam no navegador. Os favicons fazem parte da identidade visual do seu site, pois ajudam um usuário a identificar a página quando ele vê uma lista de sites, ou em uma barra de abas. Na prática, os favicons são imagens simplificadas do logotipo da marca que representam. Um site muito útil para a criação de favicons (caso você ainda não tenha) é o favicon.cc. Faça o seu favicon, salve no formato ICO, e depois clique em Upload para enviar o novo favicon para o seu site. Não esqueça de clicar em Inserir no Post para colocá-lo em uso.
  • Logo personalizado – Caso você queira ter um logotipo no seu site, é possível fazer o upload (clicando no botão Upload e procedendo ao envio da imagem), ou então colar a URL de uma imagem que esteja disponível na Internet, para que ela seja usada. O logotipo deve estar no formato PNG (Portable Network Graphics), e você pode personalizá-la usando programas de edição de imagens, como o Photoshop, Gimp, Paint.NET, Krita ou outro que seja do seu agrado. Recomenda-se que o fundo seja transparente, para que fique melhor inserido no visual do seu site.
  • Mostre o título do Blog / Site ao invés do logo – Se você preferir, é possível usar uma imagem personalizada (feita por você) para ser apresentada no topo da página inicial do seu site, em vez de um texto.

Configurações de navegação

  • Configurações de navegação do cabeçalho do topo – Você deve ter notado que algumas opções estão disponíveis no alto da página, à direita. Estas opções compõem um menu, e você pode desligar o mesmo, caso não queira que lá esteja. Basta setar Não e salvar.

Adicionar scripts

Nesta opção, veremos como podemos acrescentar scripts para incrementar o uso do seu site. Por exemplo, se você quiser monitorar as visitas do seu site com o HaveAMint ou o Google Analytics, por exemplo, você deverá fazer um cadastro no serviço e ele lhe fornecerá um script para que seja inserido no código-fonte do seu site. As opções disponíveis (Scripts de cabeçalho e scripts de rodapé) estão disponíveis para a inserção dos mesmos nesses pontos distintos da sua página.

Opções de SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, é uma sigla em inglês para um conjunto de técnicas cujo objetivo é basicamente garantir que seu site esteja mais bem colocado nas listas fornecidas pelos mecanismos de busca. Nessa seção, temos opções para serem preenchidas de forma que os mecanismos de busca reconheçam seu site como “valioso”, e seu conteúdo seja indexado. Vamos às opções:

  • Título, descrição e palavras-chave da página principal – Elementos que você deverá definir, para melhorar a indexação do seu site perante os mecanismos de busca. Use títulos os mais completos possíveis (com no máximo 120 caracteres), assim como descrições apropriadas. Quanto às palavras-chave, use as palavras mais comuns, separadas por vírgulas.
  • Usar '‘noindex’' para páginas de categorias, arquivos e tags – Escolha a opção apropriada para incluir ou excluir páginas de categorias, arquivos e tags na indexação do seu site por mecanismos de busca. Existem partes do seu site que não é interessante que apareça nos mecanismos de busca, então esta é uma decisão sua, sobre indexá-las ou não.
  • Esconder campos personalizados de SEO nas páginas de posts – Caso você deseje que certos campos personalizados, criados por técnicas de SEO sejam desativados nos posts e nas páginas, selecione Sim. Do contrário, selecione Não.
  • Usar plugin de terceiros para SEO – Caso você esteja usando algum plugin do WordPress para SEO, como o All in One SEO Pack, por exemplo, selecione Sim. Tome cuidado para evitar a sobreposição de funções, com 2 ferramentas (o tema e o plugin) realizando as configurações de SEO.


Posts

  • Página principal – Aqui você dirá quantos posts você quer que apareçam na página inicial.
  • Página de arquivos – Aqui você apontará quantos posts deverão aparecer na página com os arquivos de posts do site.
  • Página de busca – Aqui você determinará quantos posts aparecerão na página de busca do site, após você realizar uma pesquisa.
  • Listar datas, tags, categorias, comentários e autores de posts – Caso você deseje que essas características listadas apareçam nas páginas da lista, selecione Sim ou Não.
  • Data, tags, categorias, comentários e autores de posts em detalhes – Caso seja necessário que apareçam estas características dos posts nas páginas da lista, selecione Sim ou Não.
  • Paginação – Escolha aqui a forma de paginação do site que melhor se encaixa à sua necessidade.


Estilo e configurações de cor

  • Fontes – Escolha aqui qual será o tipo de fonte que será usado no seu site. O tema já traz algumas opções de fontes, inclusive algumas bem conhecidas nossas, como Times New Roman, Arial e outras.
  • Cor de fundo do corpo do site (body) – Caso você deseje trocar a cor de fundo do corpo do seu site (que por padrão, é branco), clique aqui e insira o código HTML da cor desejada – ou faça os devidos ajustes na caixa de seleção de cor que é apresentada.
  • Imagem de fundo do corpo do site (body) – Caso você deseje usar uma imagem como fundo do corpo do seu site (ou seja, um papel de parede), clique no botão Upload e envie a imagem, clicando finalmente em Inserir no post para colocar a imagem. Lembre-se de ser cauteloso com o tamanho e o tipo de imagem que será inserido como o fundo. Cada usuário do seu site receberá uma cópia dessa imagem, logo isto consome dados da sua cota de transferência mensal, que é especificada no seu plano de hospedagem.
  • Posicionamento de imagem de fundo do corpo da página (body) – Aqui você dirá como sua imagem de fundo (o papel de parede do seu site) será exibido e repetido, se será horizontalmente (repeat-x), verticalmente (repeat-y), se serão em ambos (repeat), entre outras opções.


Layout da página

Nesta opção, você deverá escolher qual é o tipo de layout da página que será usado: Página simples, 2 ou 3 colunas, e com sidebar (barra lateral) à esquerda ou à direita.


Configurações de destaque

  • Imagem de fundo do destaque pré-definido – Escolha uma imagem que será colocada como fundo do destaque, entre as opções sugeridas pelo tema.
  • Cor de fundo personalizada do destaque – Caso você queira uma cor específica para o destaque, coloque aqui o código HTML da cor desejada. Mas lembre-se antes de colocar, na opção anterior (Imagem de fundo do destaque pré-definido) não ajuste para remover imagem de fundo padrão do tema, senão o fundo será uma imagem previamente selecionada.
  • Imagem de fundo personalizada do destaque – Se for do seu desejo que o destaque tenha uma imagem personalizada, vá nesta opção para fazer o envio da imagem desejada. Logo, clique em Upload, selecione a imagem que está no seu HD, clique em Ok e depois, em Inserir no post. Não esqueça de fazer o ajuste de tamanho (nas opções sobre tamanho completo, médio ou pequeno, por exemplo), e na opção Imagem de fundo do destaque pré-definido, deixar selecionado na opção Manter imagem de fundo padrão do tema. Dessa forma, esta imagem escolhida por você será inserida como a imagem de fundo do destaque.
  • Repetição da imagem de fundo do destaque – Caso você esteja usando uma imagem personalizada no fundo, escolha aqui se você quer que esta imagem seja repetida no fundo do destaque, caso ela seja menor do que o mesmo.
  • Posicionamento da imagem de fundo do destaque – Caso você esteja usando uma imagem personalizada no fundo, escolha aqui se você quer que esta imagem seja reposicionada no fundo do destaque, caso ela seja menor do que o mesmo.

Configurações intermediárias - veja o vídeo


Conteúdo importante para WordPress: