Configurações Gerais do PrestaShop

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Agora veremos como podemos fazer certas configurações que são necessárias à sua loja online. Agrupamos esses itens nessa seção.


Localização

Agora alteraremos a localização da nossa loja. Clique em Localização, e depois em Localização. Conforme já falamos anteriormente, se você quiser mudar o fuso horário (importante para efetuar cálculos de prazos de entrega, horário de compra, etc), altere na opção Configuração. Se você quer vender para outros países, selecione o país desejado em Importar Pacote de Localização, marque os campos desejados (taxas, moedas, etc) e clique em Importar. Outras definições, como o idioma padrão, país principal (ou país de origem da loja), moeda principal, unidades de peso, volume, medida e distância podem ser ajustadas nessa página.


Idiomas

Aqui você tem os idiomas disponíveis para a sua instalação do Prestashop. O português brasileiro está ativo, o que era o esperado, visto que é o idioma padrão. Além do idioma, são definidos também o formato de data, tanto simples quanto o completo, e se esse idioma está ativo ou não. Definimos qual é o idioma padrão na opção que vimos anteriormente, Localização. Ao clicar em cada item na coluna Ativada, você irá ativar ou desativar qual idioma você terá ativo, e o usuário poderá trocar o idioma do site, caso queira.


Zonas, países e estados

Estas 3 opções definem, respectivamente, as regiões do planeta, os países (seus códigos ISO, seus códigos DDI e qual região do planeta em que está), e os estados. No caso desse último, estão definidos 338 estados. A princípio, os 50 estados que compõem os Estados Unidos da América e depois estados de países como Itália, Argentina, Indonésia, Japão e Brasil.


Moedas, taxas e regras de impostos

Estas 3 opções existem para fazer ajustes relacionados a dinheiro. A primeira opção, Moedas, traz a moeda principal da loja. Na opção de baixo, você pode fazer ajustes relacionados à taxa de câmbio, o que é muito importante se você pretende vender para clientes fora do Brasil. A sugestão é que você deve agendar a atualização das taxas cambiais, de forma que diariamente o próprio Prestashop tenha os valores já atualizados. Para fazer isso, solicite ao suporte Hostnet informações sobre o uso do agendamento de tarefas (no caso, o crontab), de forma que esse procedimento seja feito diariamente ou até mais de uma vez por dia. Se você quiser adicionar uma nova moeda, você deve fazê-lo no menu Localização, e depois na opção Moedas. Daí, basta clicar em Adicionar novo, para fazê-lo. Preencha o formulário repassado e clique em Salvar.


Quanto às taxas, você já tem algumas já configuradas na instalação padrão feita pela Hostnet: IPI, ICMS e ISS. Se você precisar adicionar uma nova, basta ir no campo Opções de Taxa e preencher o formulário, adicionando o novo tributo ao clicar em Salvar.


As regras de impostos são semelhantes às taxas, com a diferença de que as taxas abrangem todo um país (ou estado, ou região do planeta). As regras de impostos são feitas para situações específicas, de um país ou um estado. Você não pode aplicar diretamente a taxa em um produto, mas pode aplicar uma regra de imposto. O Prestashop instalado na sua conta da Hostnet já traz algumas regras de imposto previamente configuradas.


Contatos da Loja

Você pode ajusta maiores informações sobre como a loja pode ser contatada, a partir da opção Contatos da Loja, localizado na opção Preferências. Ao entrar nessa opção, você terá uma tela como a abaixo:


23 informacoes de contato da loja.png


Na primeira seção, temos uma lista de endereços físicos da sua loja. Lembre-se que o Prestashop é um sistema de gerência de comércio eletrônico, mas que pode ser usado como um sistema para integração entre a loja virtual e a física. Você pode adicionar na lista o endereço e a localização das suas lojas físicas, com o requinte da integração com o Google Maps, mostrando no mapa onde suas lojas estão fisicamente localizadas.


Na seção Parâmetros, você deverá ajustar se:

  • Você quer um link para a localização das lojas físicas no rodapé de todas as páginas (opção Mostrar no rodapé).
  • Você quer um link para a localização das lojas físicas na página Mapa do Site (opção Mostrar na página Mapa do Site).
  • Você quer uma interface simplificada para a localização das lojas, e não o mapa interativo fornecido pelo Prestashop (opção Mostrar um localizador de loja simplificado).
  • Coordenadas de latitude e longitude da loja, caso o Prestashop não a encontre pelo endereço (opções Latitude por Padrão e Longitude por Padrão).


Na seção Detalhes do contato, você deverá colocar as informações a respeito da loja, a saber: nome da loja, e-mail, cadastro da mesma (como CNPJ, por exemplo), endereço completo e telefone de contato. Você pode informar dados de registro que tornam a sua loja legalizada e se houver, um número de fax. Esses dados são importantes para caso seu cliente queira entrar em contato com a sua loja física.


Terminado esse processo clique em Salvar. Uma mensagem informará se os dados estão configurados corretamente.


Idiomas e Moedas

Você pode ousar e desejar que sua loja virtual venda para outros países, com idiomas diferentes do nosso (o português). Logo, será necessário que sua loja esteja também traduzida para outros idiomas, como o inglês. Da mesma forma, você deverá ofertar seus produtos em outras moedas, como o dólar norte-americano e o euro. Então será preciso que sua loja virtual trabalhe com outros idiomas e moedas.


Para fazê-lo, você deverá seguir até a opção Módulos, e depois na seção Módulos. Procure pelos módulos intitulados Bloco Moedas e Bloco Idiomas. Eles estão na seção Características da loja. Note que ambos estão ativos por padrão.


No alto da página, no lado direito, existe uma caixa preta com a palavra Moeda dentro dela. Se você clicar na seta ao lado, você poderá trocar a moeda usada, e o Prestashop, sabendo disso, irá informar os valores na nova moeda selecionada. Da mesma forma, você terá, ao lado, uma bandeira do Brasil e uma seta. Ao clicar nela, você terá outras bandeiras, de outros países. Basta clicar em um deles para que o idioma seja trocado para o idioma correspondente.


Vale lembrar que o Prestashop não realiza traduções. Isto significa que você deverá colocar a descrição dos produtos em cada um dos idiomas que desejares que sua loja tenha disponível. Veremos como vamos proceder:

  • Após ter habilitado mais de um idioma na sua loja, vá até o catálogo de produtos. Logo, clique em Catálogo, depois em Produtos e selecione o produto desejado.
  • Feito isto, clique em Informação. Você notará que logo abaixo do nome do produto, haverá uma bandeira do Brasil, que é o idioma padrão adotado na sua loja. Clique nessa bandeira, e selecione um novo idioma desejado.
  • Pronto, basta preencher os campos de informação no idioma desejado, e clicar em Salvar. O produto terá essa nova descrição adicionada na sua ficha.


Na questão de moedas, conforme já vimos anteriormente, o Prestashop pode buscar as cotações de moedas automaticamente, e dessa forma a conversão de valores será automática.


Status de Pedidos

Os clientes são interessados em saber como estão os seus pedidos, e é muito desagradável para qualquer pessoa ter que enviar um e-mail dias depois, somente para perguntar ao atendimento da loja virtual sobre o seu pedido. Logo, soluções para que os clientes acompanhem o status dos seus pedidos são sempre bem-vindos.

Inicialmente, o Prestashop já tem um pedido cujo status está em espera, para ser visto como exemplo. Logo, você terá algo semelhante ao que temos abaixo:


24 status dos pedidos.png


Note que a forma de pagamento foi em cheque, e o estado do pedido informa que o pedido aguarda o pagamento. Esta lista pode ser vista ao clicar em Pedidos, e posteriormente em Pedidos. Ao clicar nesse pedido, você terá uma visão mais detalhada do pedido do cliente, como o que temos abaixo:


25 status detalhado do pedido.png


Logo, nesse caso, temos uma ficha bem mais completa do pedido do cliente. Mas como podemos informar ao cliente sobre o status do seu pedido? Isto é possível, e você pode configurar quais status irão notificar o cliente por e-mail. Para ver a lista de possíveis status de pedidos, clique em Pedidos, e depois em Status. Você terá uma lista como esta abaixo:


26 lista de status de pedidos.png


Note que, ao lado de cada status de pedido (e são 20), você pode ter um ícone relacionado (conforme temos em 12 tipos diferentes de status), você pode optar por enviar um e-mail ao cliente quando ocorrer a mudança de status (conforme vemos em 10 tipos diferentes de status) e escolher se a fatura será também enviada (como temos em 7 tipos diferentes de status). Depois, a coluna informa qual será o tipo de e-mail enviado ao cliente, e se você quer editar ou apagar o item. Caso você queira fazer um “ajuste fino” no status do pedido, basta clicar no ícone correspondente a Editar, e alterar as configurações, conforme a necessidade. Você verá uma tela como a abaixo:


27 editar status de pedidos.png


Aqui você pode alterar o nome do status, o ícone, a cor com a qual você deseja que ele seja destacado, e algumas configurações. Por último, o modelo de e-mail que você deseja que seja usado. O Prestashop já traz vários modelos, em vários idiomas, para cada um dos casos.


Exportação para comparadores de preço

Comparadores de preço, como o Buscapé ([1]) são sites que compradores em potencial acessam para procurar produtos que lhe interessam, e buscar maiores informações a respeito. Logo, as lojas lá se cadastram e colocam seus produtos no banco de dados do comparador. Clientes realizam buscas nesse banco de dados, procurando lojas que tenham o produto que lhe interesse, com condições mais atrativas, como preço menor, prazos maiores de pagamento, juros menores, frete grátis, entre outras características. Estes sites são muito requisitados. O Buscapé, por exemplo, é o segundo site mais acessado do Brasil. Logo, colocar seus produtos em um comparador de preços é fundamental para alavancar o sucesso da sua loja virtual.


A Hostnet fornece, então, nas suas instalações do Prestashop, um módulo para fazer a exportação de bases de dados para sites comparadores de preço. O nome desse módulo é Comparador de Preços Hostnet, e localiza-se, entre a lista de módulos, na seção Outros módulos.


Logo, clique, na sequência: Módulos → Módulos → Outros Módulos → Comparador de Preços Hostnet. O módulo já vem pré-configurado basta habilitar e seguir os comandos para que todas as informações sobre os produtos vendidos por sua loja sejam exportadas para as plataformas do Google Shopping, Shopping UOL e Buscapé.


Logo, clique em Instalar, e depois clique em Configurar. Você terá uma página como esta aqui:


28 comparador de precos.png


Agora, basta selecionar para quais comparadores de preço seus dados serão exportados, e clicar em Exportar. Não esqueça de ajustes quanto à zona, frete e se combinações de produtos serão aceitas.


URLs amigáveis e robots.txt

Uma URL amigável é um recurso que já vêm disponível e habilitado para assinantes da Hostnet, todos aqueles que fazem a instalação do Prestashop através do Instalador Automático na sua conta de hospedagem. O que chamamos de URL amigável é, resumidamente, são URLs fáceis de se decorar para um visitante humano, e de fácil indexação para um sistema de busca, como o do Google. Logo, se você quer que sua loja apareça mais bem posicionada nas buscas feitas a partir de sites de busca, o uso de URLs amigáveis é fundamental.

Para configurar, faça a seguinte sequência de passos:

  • No menu principal, clique em Preferências.
  • Depois, clique em SEO & URLs.
  • Na seção Instalação URLs, você pode configurar essas opções.


Logo, na opção URLs, você pode ajustar se quer ou não as URLs amigáveis. Por padrão, o Prestashop instalado nas contas dos clientes da Hostnet já tem essa opção ligada. A opção seguinte, Redirecionar automaticamente para URL canônica, faz com que você sempre retorne à URL padrão do seu site (que pode ser ajustada na seção Definir URL loja).

Vale ressaltar que para você usar o recurso das URLs amigáveis, você deverá criar um arquivo .htaccess no diretório raiz e liberá-lo com permissões de escrita. Para fazer isso, acesse sua conta de hospedagem (com a ferramenta PuTTY, no Windows) e execute os seguintes comandos:

  • touch .htaccess
  • chmod 0666 .htaccess


O arquivo robots.txt, por sua vez, é um arquivo no formato texto (ou seja, que pode ser manipulado pelo Bloco de Notas). Ele funciona como um filtro para os robôs dos sites de busca e faz com que os webmasters controlem as permissões de acesso a determinadas páginas ou diretórios do sites. Dessa forma, o arquivo robots.txt controla o que pode ou não ser indexado pelos sites de busca.

Para que o Prestashop crie esse arquivo, é necessário que você o crie e conceda permissões de escrita para ele. Assim, o próprio Prestashop irá criar o arquivo. Logo, para executar tais procedimentos, você deverá acessar sua conta de hospedagem (com a ferramenta PuTTY, no Windows) e executar os seguintes comandos:

  • touch robots.txt
  • chmod 0666 robots.txt


Feito isto, o Prestashop se encarrega de fazer o resto.


Geolocalização

Hoje em dia, geolocalização está muito difundido. Com o uso de celulares com GPS e serviços como o Foursquare [2], o Google Latitude [3] e o Facebook Places, as pessoas sinalizam onde estão, fisicamente falando, sobre a superfície da Terra. Isto tem imenso potencial, e o Prestashop pode fazer uso desse recurso.


Nesse caso em específico, você pode usar o recurso de geolocalização no Prestashop para restringir a área de atuação da sua loja. Exemplificando: Sua loja é voltada para o mercado brasileiro, logo a sua área de atuação é o Brasil. Porém, pessoas que estão em outros países podem ver normalmente seu site e isso pode gerar um problema. Digamos que um usuário do Japão faça uma compra do seu produto. Isto irá dificultar a sua infraestrutura de entrega. Logo, você pode restringir a quais países o seu site não será visualizado, com base no recurso de geolocalização.


Para implementar esse recurso, siga os seguintes passos:

  • No menu principal, clique no item Preferências.
  • Posteriormente, clique na opção Geolocalização.


Ao fazê-lo, você verá uma página como esta abaixo:


29 geolocalizacao.png


Você pode filtrar o acesso com base no IP (opção Geolocalização por IP), e dessa forma, usuários cujos endereços IP sejam parte dos blocos de certos países não terão acesso completo ao seu site. Na seção Opções, você pode informar qual ação será permitida a usuários dessas nações no seu site. Abaixo, é possível selecionar a visibilidade do seu site para quais países forem interessantes, e sendo mais específico, na seção Lista de endereços IP permitidos, quais endereços sempre serão autorizados.


Só que antes de tudo, é necessário que você faça o download de um arquivo, o GeoLiteCity.dat. No alto da página há um link para que você clique e baixe esse arquivo. Ele tem pouco mais de 11MB, logo o download não deve demorar muito.


Ao descomprimir esse arquivo, você terá um arquivo que deverá ser enviado para a sua conta de hospedagem na Hostnet. Use um utilitário do tipo FTP (como o Filezilla, por exemplo), e envie-o para o diretório /tools/geoip/.


O Filezilla é uma ferramenta gratuita para acesso ao seu servidor FTP, e a Hostnet recomenda o seu uso. Na tela principal do Filezilla, digite o endereço do seu host, o nome do usuário fornecido pela Hostnet e a senha. Clique em Conexão Rápida, e logo será feito o acesso à sua conta.


Acesse a pasta WWW. Se a sua loja estiver instalada no diretório raiz, todos os arquivos já estarão nessa pasta. Dali, acesse a pasta tools e em seguida abra a pasta geoip. No canto esquerdo acesse a pasta, onde você efetuou o download e arraste o arquivo GeoLiteCity.dat para o lado direito que é onde está o seu servidor. Solte-o e acompanhe o upload. Esse processo não deverá ser demorado, mas esse arquivo é maior que o outro e tem aproximadamente 18MB.


Terminado o processo de upload, o arquivo já estará no servidor. Volte ao painel administrativo do Presta shop e clique sobre o item habilitado, para permitir a Geolocalização pelo IP da máquina que seu cliente acessar o seu site. Feito isto, clique em Salvar. Uma mensagem deverá indicar uma atualização com sucesso, e a mensagem anterior solicitando download do arquivo deve desaparecer.

Voltar-wiki.png