Primeiros Passos com o PrestaShop

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Primeiros passos

Aqui vamos ver um passo a passo, de como podemos iniciar nossa loja virtual. Logo, antes de tudo, desative a sua loja virtual. Você não pode colocar a loja em funcionamento enquanto configura-a. Logo, desative-a para que todas as alterações e modificações possam ser feitas, e quando ela for colocada no ar, esteja funcionando corretamente.

Você deve desativar a loja indo na opção Preferências, e depois clicando em Manutenção. Se você quiser, ainda podes limitar o acesso a um ou mais endereços IP, de forma que somente máquinas com esses endereços terão acesso à sua loja desativada do PrestaShop. Abaixo temos a tela que você encontrará:


04 desativar loja.png


Um detalhe importante é que você pode por a loja em modo catálogo. Nesse caso, se você já colocou todos os itens na loja e fez todos os acertos no visual (imagens, tema, etc), todos os itens estão disponíveis para visualização, mas os preços e opções de compra estão desabilitados. Isto pode ser útil caso você já queira disponibilizar os itens para serem vistos, mas ainda acertos quanto à venda precisam ser feitos. O acesso a esta opção pode ser feito a partir da opção Preferências, e depois o item Produtos. Você encontrará a primeira opção, semelhante à imagem abaixo, relacionada ao modo catálogo:


05 modo catalogo.png


Apague o conteúdo padrão do PrestaShop

Por padrão, o PrestaShop traz vários produtos fictícios (e outros, nem tanto) disponíveis na sua lista, justamente para você começar a se ambientar com o funcionamento da loja virtual. A não ser que você vá vender exatamente estes itens na sua loja, a melhor opção é apagar todos. Alguns itens estão relacionados a pedidos já feitos, por usuários fictícios. A intenção é demonstrar como tudo funciona no PrestaShop.

A lista padrão pode ser vista nessa imagem abaixo, e encontrada a partir do menu principal, na opção Catálogo, e item Produtos:


06 lista de produtos padrao.png


Para remover todos os itens, basta clicar na primeira caixa, do lado esquerdo da palavra ID, e depois ir até o final da página, clicando em Apagar selecionado. Feito isto, todos os itens padrão serão removidos.


Na verdade, a lista de alterações é bem maior, visto que várias configurações devem ser feitas no PrestaShop. Vamos à lista:

  • Produtos: Categorias, atributos, características, fabricantes, fornecedores, imagens e etiquetas (tags).
  • Pedidos e as respectivas solicitações.
  • Clientes e seus respectivos carrinhos de compras.
  • Serviços de transporte, com seus respectivos valores de frete.
  • Contatos e lojas físicas (esses terão que ser adaptados de acordo com as necessidades do seu negócio).
  • Alterações no CMS (esses terão que ser adaptados de acordo com as necessidades do seu negócio)


O que são módulos?

Os módulos, no PrestaShop, são extensões para a configuração, adicionando recursos que antes não estavam disponíveis. Logo, com a sua arquitetura modular, é mais fácil acrescentar recursos como novos meios de pagamento, cupons de promoção, acompanhamentos por e-mail, entre muitos outros.


A instalação padrão feita pela Hostnet traz nada mais nada menos do que 112 módulos, sendo que 63 já estão ativados por padrão.


O acesso aos módulos pode ser feito a partir do menu principal, no item Módulos, para depois clicar no item Módulos. Feito isto, temos a lista de módulos disponíveis. Para ativar um módulo, basta escolher e clicar em Instalar. Se você quiser alterar algo na sua configuração, clique em Configurar.


Configurando as informações a respeito da sua loja

Feita a limpeza, agora vamos começar a colocar os dados da sua loja. Inicialmente, comece colocando toda a informação pessoal necessária e suas preferências.

Vamos a uma tabela contendo tudo o que precisamos alterar para começar a loja:

Ajuste
Descrição
Onde está
Nome da loja Definição da sua marca, identificável por mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing, etc). Preferências, depois Contatos da Loja, depois Detalhes de Contato, clique no nome da loja e faça as alterações.
Logotipo da loja Definição da sua marca em termos visuais. Preferências, depois Temas, depois Aparência. Feito isto, envie as imagens que irão compor o seu logotipo.
Moeda da loja A moeda a ser usada pela loja por padrão (no nosso caso, reais do Brasil). Localização, depois Localização, depois Configuração (por padrão, está em reais).
Informações de contato com a loja Apresentado na página principal, do lado direito. Módulos, depois Módulos, e na lista, o módulo Bloco Informações de Contato, clique em Configurar.
Contatos sobre a loja Apresentado no rodapé da página principal. Módulos, depois Módulos, e na lista, o módulo Bloco Contato, clique em Configurar.
Anúncios Apresentado na lateral esquerda da página principal. Módulos, depois Módulos, e na lista, o módulo Bloco Anúncios, clique em Configurar.
Fuso horário Qual é o fuso horário em que a loja está. Importante para cálculo de prazos de entrega e horários de funcionamento. Localização, depois Localização, depois Configuração. Ajuste o fuso horário.
Localização O Prestashop tem pacotes de localização para vários países, com taxas, moedas, idiomas e unidades de peso e tamanho. Dessa forma você pode vender mais facilmente para essa nação. Localização, depois Localização. Em Importar Pacote de Localização, escolha o país desejado, selecione o que deverá ser importado e clique em Importar.
Imagem deslizante Está normalmente no alto e no centro da página principal, logo é uma identidade visual forte para sua loja. Módulos, depois Módulos, e na lista, o módulo Image Slider para sua página principal, clique em Configurar.
Páginas CMS Páginas estáticas como “Sobre Nós”, “Avisos Legais”, “Termos e Condições”, entre outras. Algumas não mudam de conteúdo, mas devem ser adaptadas. Outras estão vazias e devem ser preenchidas. Preferências, depois CMS. Feito isto, edite cada uma das páginas.


Gerência de usuários

Agora precisaremos definir usuários para montar e administrar a loja. Dependendo do tamanho da loja virtual que iremos ter, será necessário um grupo de usuários para fazer a sua gerência. Logo, você terá que criar o que é chamado no PrestaShop de empregados.

Para adicionar empregados, você deve fazer a seguinte sequência:

  • No menu principal, clique em Administração.
  • Clique em Empregados.

Você terá uma tela como esta aqui:


02 administracao empregados.png


Para adicionar um novo usuário, clique no botão Adicionar Novo, e você será levado à uma nova página:


03 adicionar novo empregado.png


Você deve preencher todos os campos marcados com um asterisco vermelho, a saber:

  • Nome do empregado.
  • Sobrenome do empregado.
  • Senha que será usada por ele. O mínimo é uma senha de 8 caracteres.
  • E-mail de contato desse usuário.
  • Cor de fundo a ser adotada pelo empregado na área de administração.
  • Qual será a página inicial do empregado, quando ele entrar no PrestaShop. Isto é útil quando você tem empregados responsáveis por partes específicas do site, e você quer que ele já inicie naquela página.
  • A largura (em pixels) da página de administração. Se você deixar em branco, a página se adequará ao tamanho da janela do navegador.
  • Idioma a ser usado pelo empregado.
  • Tema a ser usado pelo empregado.
  • Se você vai querer que o empregado veja o vídeo de boas-vindas oferecido pelo PrestaShop ou não.
  • Se você permitirá se o empregado tenha acesso à área de administração do sistema, ou não.
  • Finalmente, defina qual é o perfil do usuário. São eles: SuperAdmin, Administrador, Logística, Tradutor e Vendedor. Vale lembrar que os perfis têm a função de diferenciar os usuários, de forma que o Vendedor tem menos direitos e acesso do que o Tradutor, por exemplo.


As permissões de cada perfil estão relacionadas à capacidade de ver, adicionar, editar e apagar páginas do PrestaShop, e a visualização ou configuração de módulos. Se você quiser fazer um ajuste fino nas permissões de cada perfil de usuário, você pode acessar ao clicar em Administração, e depois em Permissões. Você terá uma página como esta abaixo:


07 permissoes de cada perfil de usuario.png


Como você pode ver, são muitas opções para ajuste fino, o que demandará muitos testes por parte do administrador da loja (ou seja, você). Fica a recomendação: Só altere o que for realmente necessário, para evitar confusões.


Meios de pagamento

Agora faz-se necessário configurar a forma de pagamento, visto que sua loja tem o objetivo básico de... Ganhar dinheiro. Na instalação básica, existem 13 módulos para uso de diversos meios de pagamento, e a Hostnet disponibiliza módulos para uso de serviços como Paypal, PagSeguro, Bcash e outros. Você também tem opções como Transferência Bancária, Pagamento na entrega, CashTicket, Check, DIBS, Google Checkout, Hipay, entre muitos outros.


Ajustes específicos podem ser vistos no menu principal, Módulos e Pagamento. Se você clicar no botão Clique para ver a lista de módulos de pagamento, você verá essa lista de módulos específicos. Clique nesse botão e instale o meio de pagamento desejado, escolhendo o módulo e clicando em Instalar.


Exemplo: PagSeguro

Vamos exemplificar com o módulo do serviço PagSeguro. Feita a instalação, você clica em Configurar, e será necessário você ajustar 2 configurações: O e-mail para cobrança (na verdade, o e-mail que foi cadastrado por você no PagSeguro), e um token de segurança. Abaixo vai uma imagem da página do módulo Pagseguro, do PrestaShop, e as opções que deverão ser configuradas por você:


08 modulo pagseguro.png


Se você não tem uma conta no PagSeguro, então é necessário criar uma conta. Siga os seguintes passos:

  1. Entre no site do PagSeguro.
  2. Crie uma conta, clicando no botão Criar Conta.
  3. Após criar a sua conta, você deve informar o seu e-mail e a senha configurada, logo clique em Entrar para efetuar o login.
  4. No painel principal do PagSeguro, você deve clicar no item Integrações, e em seguida Token de Segurança. Isto é necessário, pois você precisa informar esse Token na página do PrestaShop.
  5. Clique no botão Gerar Novo Token, e uma mensagem lhe informará que ao gerar um novo token, qualquer token que seja gerado anteriormente será inutilizado. Caso você tenha alguma outra loja que utilize o token do PagSeguro, você deverá atualizar as configurações dessa loja.
  6. Após clicar, nessa área aparecerá o código do seu token. Selecione o código, clique com o botão direito do mouse e escolha o item Copiar.
  7. Voltando ao painel administrativo do PrestaShop, na página do módulo de configuração do PagSeguro, clique com o botão direito do mouse sobre a caixa de texto Token e escolha a opção Colar.
  8. Verifique se o e-mail da cobrança está correto. Mais uma vez, esse e-mail não é o e-mail de sua loja e sim o e-mail que você configurou no PagSeguro. Clique sobre o botão Atualizar.
  9. Após essas configurações básicas, deveremos configurar os botões do PagSeguro. Abaixo da caixa do Token, você pode escolher um formato de botão. Digamos que você tenha escolhido um botão de tamanho médio. Clique em Salvar.
  10. Após configurar o botão, você pode configurar um tipo de banner, que vai ser exibido na tela principal do seu site e também na sua área de formas de pagamento. Muito cuidado para não escolher um banner que tenha formas de pagamentos que você não aceita na sua loja. Por exemplo, se sua loja não aceita parcelamento em 12x com cartões de crédito VISA e MasterCard, não pegue um banner que tenha essa opção. Caso a sua conta do PagSeguro não seja habilitada para essas formas de pagamento, escolha um modelo mais simples. Feito isto, clique em Salvar.


Agora sua loja já pode aceitar pagamentos com PagSeguro. De modo análogo você pode proceder para configurar sistemas como o Bcash, o Paypal ou outros.


Frete e Correios

Uma loja online depende fundamentalmente da gerência de estoque (para não vender o que não tem) e da logística de entrega dos produtos vendidos. Para isto, faz-se necessário usar os serviços de empresas que façam o transporte, e a mais comum de todas é os Correios. O PrestaShop tem um módulo especialmente preparado para gerenciar a parte do frete e dos Correios. Para acessá-lo, clique no menu principal, em Módulos, depois em Módulos. Na página que se abrirá, procure no painel lateral esquerdo a opção Entrega e Logística. Clique nela.


Você verá que na instalação padrão feita pela Hostnet, estão disponíveis 4 módulos nessa seção. Nós iremos lidar com o módulo Transporte pelos Correios. Primeiro, clique em Instalar para poder habilitá-lo. Posteriormente, clique em Configurar. Você verá uma tela como a abaixo:


09 modulo correios.png


Logo, aqui você deve informar o CEP de origem da encomenda, e se caso o frete seja grátis, mesmo assim as transportadoras aparecerão listadas. Coloque o CEP e clique em Enviar Dados.


Feito isto, não há mais nada para ser configurado, o módulo está pronto.

Voltar-wiki.png