Comunidades no Elgg

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Criação

A criação de uma comunidade, por parte de um usuário, é muito simples. Vejamos como fazê-la:

  • Na página inicial, você tem, no menu superior, a opção Comunidades. Clique nela. Você terá uma visão como a imagem abaixo:
07 elgg criar nova comunidade 1.png
  • Note que você tem um botão, no alto, indicando Crie uma nova comunidade. Clique nesse botão. Você verá uma nova página, como a abaixo:
08 elgg criar nova comunidade 2.png

Vamos às opções disponíveis:

  • Ícone da comunidade: Caso você queira identificar a comunidade com uma imagem, como um ícone, por exemplo, você deverá usar esse campo para colocar o caminho para que o Elgg importe essa imagem.
  • Nome da comunidade: O nome pelo qual a comunidade será conhecida.
  • Breve descrição: Uma descrição, mais longa do que o nome, cujo objetivo é explicar a comunidade para quem não a conhece.
  • Permissões de adesão para a Comunidade: Aqui você ajusta quem pode entrar na comunidade. O acesso pode ser aberto (qualquer usuário pode entrar) ou fechado (o usuário precisa ser convidado para entrar).
  • Habilita arquivos da comunidade: Caso você queira autorizar o envio e recebimento de arquivos nessa comunidade, você deve alterar essa opção.
  • Habilita atividade na comunidade: Caso você queira autorizar o registro das atividades realizadas nessa comunidade, você deve alterar essa opção.
  • Habilita blog da comunidade: Caso você queira autorizar a confecção de blogs o envio e recebimento de arquivos nessa comunidade, você deve alterar essa opção.
  • Habilita favoritos na comunidade: Caso você queira que os membros dessa comunidade possam compartilhar sites que eles consideram favoritos, você deve alterar essa opção.
  • Habilita páginas colaborativas (wiki) na comunidade: Caso você queira autorizar os membros da comunidade a criar páginas colaborativas, no formato de wikis, você deve alterar essa opção.
  • Habilitar discussões na comunidade: Caso você queira permitir que haja espaço para a discussão na comunidade, você deve alterar essa opção.


Administração

Após você criar uma nova comunidade, você terá uma página como essa aqui:

11 elgg pagina da comunidade.png

Esta é a página inicial da comunidade no Elgg. Numa visão geral, você tem todas as informações relevantes quanto à comunidade: blogs relacionados, favoritos, arquivos disponíveis, atividades, discussões e páginas redigidas de forma colaborativa. No painel lateral do lado direito, temos atalhos para cada uma das funções descritas acima, uma caixa para pesquisa na comunidade, a lista de pessoas que fazem parte, e seu status em relação a esta comunidade.

No alto da barra lateral, se você clicar no alfinete, você tornará essa página um dos seus favoritos. Se você clicar no símbolo ao lado, você terá o link de um feed RSS, para colocar no seu agregador de notícias (Google Reader, etc).

Na barra lateral, à direita, temos alguns atalhos que podem ser usados para controle da comunidade. Logo, você tem como acessar os arquivos disponibilizados pela comunidade, a atividade que ocorreu recentemente na comunidade, visualização do blog dela, ter acesso às discussões, favoritos e a wiki. Ainda há a opção de fazer buscas no conteúdo da comunidade.

No final da barra lateral, à direita, você tem o seu status dentro do grupo, e se você recebe notificações do grupo, seja por e-mail ou mensagem por dentro da própria rede social.

Se você quiser editar as configurações dessa comunidade, clique no botão Editar Comunidade, e você terá uma tela semelhante à tela que temos quando criamos uma comunidade. Se você quiser convidar pessoas, basta clicar em Convidar amigos para estender o convite às pessoas do seu círculo social. Por último, tem um link no rodapé da página, chamado Denunciar, que permite que ao você clicar, faça uma denúncia de má conduta à gerência da rede social.


Voltar-wiki.png