Como criar menus personalizados no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Como criar menus personalizados no WordPress A partir do WordPress 3.0, uma das funções novas introduzidas é o gerenciamento de menus. Antes, esse gerenciamento se dava com base na quantidade de páginas que o seu site possuía. Se você acessar o painel Administrativo e for até a seção Páginas e subseção Todas as Páginas, verá que existem pelo menos 15 páginas na sua instalação do WordPress feito pela Hostnet.

Veremos então como podemos tornar algumas dessas páginas como itens de menu. Em particular, vamos ver as páginas Contato e Sobre. Teremos também o item Início, que será repassado para a página principal do site.

Vale lembrar, antes de tudo, que o tema que você usará, tem que ser compatível com o recurso de menus do WordPress, senão nada feito. Sua instalação do WordPress já conta com 10 temas pré-instalados, e o tema padrão, Twenty Thirteen, tem suporte a menus.

Veremos então como podemos criar menus. Siga então os seguintes passos:

  • No painel Administrativo, clique em Aparência e depois, clique em Menus. Você verá uma página como a abaixo:


30 montagem de menus no Wordpress.png


  • Se o tema que você estiver usando não for compatível com os menus, você verá uma mensagem logo abaixo do item Menus, informando a impossibilidade.
  • Note que você criará um menu e dará um nome para o mesmo, para depois começar a montá-lo. Logo, comece clicando no link Criar um novo menu. Na caixa Nome do menu, coloque um nome. Feito isto, clique em Criar Menu e com isso, a página muda, com duas novas seções: Estrutura do Menu e Configurações do Menu.
  • Para montar o menu, você deverá selecionar as páginas que estarão nesse menu, selecionando na caixa lateral, à esquerda, e clicar no botão Adicionar ao menu.
  • Feito isto, temos as opções agora dispostas abaixo da seção Estrutura do Menu. Para definir como o menu estará disposto, basta clicar com o mouse e arrastar os itens, colocando nas posições desejadas. Se você quiser criar submenus, basta arrastar as opções para a direita, criando um submenu.
  • Para escolher onde você terá esse menu sendo inserido, clique na aba Gerenciar Posições, e assim você determinará onde o menu estará. Esta opção muda de acordo com o tema, logo se o tema empregado tiver lugar para apenas um menu, você somente poderá mudar esse menu. Se quiseres ter mais menus disponíveis, você deverá escolher um tema do WordPress que lhe permita ter mais menus.


Conteúdo importante para WordPress: