Cadastro de Produtos no PrestaShop - vídeo

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa



Agora que já cadastramos fabricantes, fornecedores e Categorias, podemos partir pra uma das fases mais importantes que é o cadastro do seu primeiro produto. Em primeiro lugar vá ao painel administrativo do PrestaShop e clique em Catálogo, na área de catálogos você vai verificar que já temos 4 categorias inclusive a categoria Vestuário, que já foi cadastrada nos vídeos anteriores e temos 4 produtos nenhum deles cadastrados por nós.Para fazer o cadastro do seu primeiro produto, clique sobre o link Adicionar novo Produto, que se encontra nessa tela, na tela de cadastro de produtos vamos em primeiro lugar focar no seu lado direito, um produto quando cadastrado já aparece com Ativado, a dica que eu dou é a seguinte, enquanto você não cadastra o produto por completo deixe ele desativado , pois assim não aparecerá para seu cliente durante seu processo de cadastro. Após ter cadastrados todas as informações, fotos, categoria dos produtos ative-o.No caso do nosso exemplo vou deixar ativado, para que você possa acompanhar o processo passo- a – passo. Nas opções que temos a direita você pode marcar se no momento o produto está ou não disponível para compra, caso o produto não esteja disponível para compra você pode escolher se você vai mostrar ou não preço do produto ao seu cliente. No nosso caso o produto já estará disponível para compra, sendo assim a opção de mostrar preço torna-se habitada automaticamente. Na 3ª opção você pode selecionar se esse é um produto exclusivo para internet, isso e muito importante caso sua loja tenha um endereço físico também, isso vai evitar que as pessoas compareçam a sua loja física procurando por um produto que você só tem online.


Em seguida você pode configurar se o produto é Novo, Usado ou Recuperado, e escolher o fabricante e o fornecedor, que no nosso caso já foi previamente cadastrado. É muito importante que você cadastre previamente o Fornecedor e o Fabricante, pois caso você clique em criar nesta área receberá uma informação de que você sairá dessa tela e voltara para o cadastro de fabricantes e tudo que você fez no momento estará perdido.Vamos escolher o fabricante, nos já cadastramos a Hostnet e o fornecedor que nos já cadastramos a HostnetShop. Vamos partir agora para lado esquerdo, aqui vamos cadastrar o nome do nosso produto, no meu caso para exemplificar criei algumas simulações de camisetas voltadas para alguns CMS, é importante destacar que nenhuma dessas camisetas existe. Mas se você já tem algum produto para vender, provavelmente já tem fotos dele, muito cuidado na hora tirar fotos do seu produto elas que está em uma boa qualidade. Vamos cadastrar primeiro a camiseta Wordpress, você pode criar uma referência para o produto, que é um código pelo qual ficará conhecido dentro da sua loja. Caso o seu fornecedor tenha ima referencia informe aqui, códigos EAN ou JN são específicos para produtos Europeus ou Japoneses, caso seu produto tenha esse tipo de código informe aqui. O mesmo se aplica os códigos UPC, que são código de produtos oriundos dos Estados Unidos e Canadá.Você pode também cadastrar algumas informações como largura, altura, profundidade e peso do pacote. Isso será importante para calculo do frete que será feito para o cliente. A área de pacotes e de cadastro de info produtos para Download, serão abordadas nos vídeos posteriores, em seguida coloque a taxa fiscal para venda, que é o valor pelo qual você comprou o produto, em seguida a taxa fiscal para revenda, que é o valor pelo qual você vai vender esse produto. Aqui informe a regra de importa que será aplicada, o Presta Shop já vem com algumas regras especificas pré- cadastradas, você pode criar uma regra clicando sobre o link Criar, mas lembrando que será aberto uma outra janela, como se trata de um produto aqui no Brasil se aplicam as regras do Imposto Circulação sobre mercadorias .


Caso você queira da um destaque para o produto pode colocar para exibir o ícone em Oferta na página do mesmo. Informe aqui o estoque inicial, por exemplo: tenho 50 camisas do Wordpress, aqui você informa quantidade mínima que um cliente deve comprar desse produto . no nosso caso o cliente pode comprar pelo menos 1 camisa, em seguida você pode informar o custo de envio adicional, caso exista e também informar um texto que a será exibido quando o produto está em estoque. Em seguida informe o texto a ser exibido quanto o pedido estiver atrasado, e também deve configurar como o sistema vai se comportar caso esse produto não esteja mais no estoque, se você vai negar novas comprar ou permitir uma nova comprar. O padrão e negar novas contas, mas você pode configurar isso na área de “Preferências” ou clicando sobre esse link, em seguida vamos informar qual é a categoria padrão no meu caso é Vestuário>> Camisetas e aqui em seguida você pode clicar para dá algumas informações valiosíssimas para SEO que á otimização do conteúdo do seu site para mecanismo de buscas.


Aqui você pode colocar a terminação da sua URL amigável, no meu caso a URL já vai ter a palavra Camiseta que é a categoria, logo eu vou eliminá-la e então o meu site vai ficar com endereço da página que terá a camisa do Wordpress, vai ficar com final / Wordpress. Por fim vamos cadastrar as informações e descrições do produto, sendo que uma breve e outra mais completa, informando os dados nessas 2 caixas de textos. Não economize indescrições nessas áreas, pois elas serão muito importante na decisão de compras do seu cliente, deixe bem claro todos os detalhes e informações sobre o produto que você está vendendo. Mas tarde vamos colocar mais informações, informe as TAGS que são palavras relacionadas ao produto e feito isso pode clicar sobre o botão Salvar ou Salvar e permanecer no cadastro de produto. Após receber esse aviso o produto foi criado com sucesso, vamos voltar a nossa loja e atualizar, note que agora temos o produto camiseta Wordpress com uma breve descrição abaixo.



No vídeo anterior de tutorial sobre a ferramentas PrestaShop, vimos como iniciar o cadastro de um novo produto, assim temos na nossa lista de produtos da pagina principal a Camiseta Worpdress.Vamos agora acionar uma imagem a esse produto, acesse o painel administrativo do Prestashop e clique em Catálogo, na página de catálogo você vai ver que já existe um produto Camiseta Worpdress, clique sobre ele e você acessará a mesma página de cadastro de produtos que vimos no vídeo anterior.

Para cadastrar uma imagem do seu produto clique sobre a aba Imagensque se encontra na parte de cima da tela, as imagens dos seus produtos devem ser claras e objetivas e de preferencia conter apenas o produto especificado. Outra coisa muito importante é a resolução dessa imagem, note aqui que tenho uma imagem bem grande, onde o cliente vai poder ver todos os detalhes do produto, isso ajuda muito na decisão de compra do cliente. Imagens de baixa resolução dão ideias de produtos de baixa qualidade.Na página de cadastro de imagem de produtos clique em Selecionar Arquivos. Aqui você vai informar onde está a imagem relativa ao produto que você está vendendo. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Você pode dar uma descrição para essa imagem e selecionar se essa imagem será a capa do produto. Essa seleção é importante, pois você pode colocar várias imagens em um mesmo produto e nos vamos fazer isso mais tarde, essa imagem que eu selecionei no momento será a capa do produto, clique no botão Salvar e Permanecer.


O processo de envio da imagem pode demorar alguns segundos e logo em seguida você receberá uma mensagem avisando que foi atualizado com sucesso. Note aqui a aba de imagens está informando que nos temos uma imagem cadastrada. Rolando a tela você verá que temos a imagem cadastrada, vamos adicionar mais um, vou adicionar a camisa branca e dessa vez não vou selecionar utilizar como capa. Clicar em Salvar Imagem e aguardar mais alguns instantes. Após o cadastro você vera que agora temos 2 imagens, esse ícone indica que a camiseta azul será a capa, vamos voltar para página inicial de nossa loja e atualizá-la , agora a camiseta Wordpress possui uma imagem.



Quando você cria uma loja online deve fornecer ao seu cliente, todo tipo de informação sobre o produto que você está vendendo. Isso é muito importante, pois o seu cliente não vai conseguir pegar os eu produto a não ser que ele compre e a mercadoria chegue na sua casa. Eu vou criar um pequeno exemplo para ilustrar essa informação, quando se compra uma camiseta deve se preocupar bastante com o tamanho dela, várias fabricantes de camiseta vendem camisetas M, por exemplo, com tamanhos um pouco diferentes, por isso na descrição do meu produto devo ser claro sobre as medidas extadas das camisetas. Para isso preparei uma imagem com as medidas dos meus produtos, que vou ensinar agora é colocar essa imagem na área de mais informações sobre o produto.


Em primeiro lugar devermos colocar essa imagem no nosso servidor, para isso vou utilizar o programa Filezilla, que se encontra no endereço que está na sua tela e pode ser baixado gratuitamente. Abrindo o Filezilla informe na caixa Host o endereço do seu site sem o WWW, em seguida o nome usuário FTP que você recebeu da Hostnet, por fim informe a sua senha de FTP, clique em Conexão Rápida. O que aparece no canto esquerdo da tela é o seu computador e o que aparece no seu canto direito é o seu servidor, acesse a pasta WWW no seu servidor e acesse a pasta onde está instalado o seu PrestaShop, no meu caso a pasta Vendas. Vou abrir no meu PrestaShop a pasta imagens que é IMG, rolando a tela ate o final você vê quer já existe alguns arquivos . No canto esquerdo da tela vou abrir a pasta onde eu tenho as imagem das medidas e arrastar o arquivo do canto esquerdo para uma área em branco do canto direito.


Em alguns segundos você verá que a imagem medidas.jpg já está no meu servidor dentro da pasta IMG, voltando ao painel administrativo do Presta Shop clique em Catálogo, na lista de produtos selecione o produto que você quer editar, no meu caso a camiseta Wordpress, role a tela ate a descrição completa que nos já fizemos anteriormente, e na área onde eu quiser a imagem vou clicar sobre o botão Inserir/ Editar Imagem, aqui eu devo informar o endereço dessa imagem, no meu caso vou informar o endereço completo de onde eu acabei de colocar a imagem medidas.jpg . Quando você clicar em qualquer outro lugar a imagem deve aparecer na área de Preview, vamos colocar uma descrição para imagem e um título, clique sobre o botão Inserir. Agora você já trem a imagem dentro da sua descrição, você pode ate clicar nela e centralizá-la e na parte debaixo da tela clique em Salvar.


Vamos voltar agora e atualizar a página de produto, a imagem aparecerá não se esqueça de ser bem descritivo durante as informações, pois isso pode ser valiosíssimo no processo de decisão das compras dos seus produtos.


Voltar-wiki.png