Cadastro de Fabricantes no PrestaShop

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


No PrestaShop é importante que você faça o cadastro prévio de todos os itens relacionados à operação da sua loja virtual. Logo, fornecedores, fabricantes, produtos e clientes devem estar cadastrados, para fazer com que a sua loja funcione. Nessa sessão, veremos como fazer os diversos cadastros.


Cadastro de fabricantes

O cadastro de fabricantes é importante para ter a lista de quem criou ou produziu o produto que você irá vender. Para fazê-lo, você deve inicialmente seguir estes passos:

  • No painel administrativo do PrestaShop, clique em Catálogo.
  • Logo depois, clique em Fabricantes.

Você terá então uma tela como esta aqui:


11 catalogo de fabricantes.png


Lembre-se que no PrestaShop, o fabricante é a marca que está por trás do produto. Note que o PrestaShop já vem com 2 fabricantes cadastrados. São eles a Apple e a Shure. A qualquer momento você pode removê-los. Clique no ícone Deletar, ou então selecione quais serão removidos, e aí clique em Apagar selecionado. Não há necessidade de apagá-los, mas não se esqueça de fazê-lo antes de colocar a sua loja no ar.


Para adicionar um novo fabricante, clique no ícone Adicionar Novo, e você terá uma tela nova, como esta aqui:


12 adicionar novo fabricante.png


Nesta tela, os campos a serem preenchidos são:

  • Nome da empresa.
  • Uma breve descrição da empresa.
  • Uma descrição mais detalhada.
  • Uma imagem do logotipo da empresa.
  • Os campos Meta Title e Meta Description são específicos para melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google. Estas são técnicas de SEO, e ao preencher esses campos, você poderá melhorar a indexação do site da sua loja. Ou seja, o Google e outros mecanismos de busca vão ver o seu site com bons olhos, então preencha esses dados como um título curto e uma descrição mais completa.
  • As Meta Keywords são palavras chave, que você deve informar separadas por vírgulas. Digite as palavras que mais se relacionam com este fabricante.
  • Por último, selecione se o fabricante já está ou não habilitado. Habilite-o e clique no botão Salvar.


Feito o cadastro do fabricante, podemos cadastrar um endereço para ele. Esse procedimento não é obrigatório, mas você pode fazê-lo na própria página do catálogo de fabricantes. Note que há uma seção que tem o nome Endereços. Clique em Adicionar Novo, e você terá uma nova página:


13 endereco novo fabricante.png


Preencha todos os campos, tomando cuidado de selecionar corretamente o fabricante no primeiro campo. Feito isto, basta clicar em Salvar e você terá o endereço de um novo fabricante adicionado na lista.


Voltar-wiki.png