Barra lateral e widgets no WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Um site é composto de várias partes, e uma das mais importantes é a barra lateral. Essa parte da página é vista no lado esquerdo ou direito do site, e pode ser usada para exibir funções importantes do seu site. Por exemplo, se você está montando um blog, você pode colocar na barra lateral recursos como o acesso a posts antigos, uma caixa de pesquisa, ou um calendário, por exemplo. A estes recursos, chamamos de widgets.

Na instalação do WordPress, uma barra lateral padrão é criada para que você veja o resultado imediato, mas é possível personalizar o seu conteúdo. Logo, a barra lateral do seu site poderá ser melhor organizada, de acordo com o seu público-alvo.


Widgets

Alterações na barra lateral devem ser feitas a partir do painel administrativo do WordPress. Logo, acesse o painel administrativo. Dali, clique em Aparência, e depois em Widgets. Logo você terá uma imagem semelhante a esta:


10 configuracao da barra lateral do wordpress.png


Você tem uma lista de widgets disponíveis do lado esquerdo da página. Em Área de Widgets Principal, você tem o espaço reservado para ali colocar os widgets que você deseja que apareçam. Esta área principal é no rodapé da página. Já a Área de Widgets Secundária, todos os widgets que ali forem colocados, aparecerão nas barras laterais da página.

Existem temas que tem apenas uma barra lateral, à direita. Mas existem outros temas com até três barras laterais, para descobrir qual deles, basta pesquisar nos temas pré-instalados.

Após ter escolhido o tema, vamos definir quais widgets queremos ter na barra lateral. Para isto, basta clicar no widget desejado e arrastá-lo até a Área de Widgets Secundária. Logo, para colocar widgets na barra lateral, basta adicioná-los a ela. Se desejares mudar a ordem, basta arrastar e reposicionar. Feito.

Ainda é possível editar características dos widgets, como por exemplo o título de cada um. Por exemplo, suponhamos que você disponibilizou o widget Categorias, mas quer mudar o seu nome para Áreas do Site. Para alterar, basta clicar no widget localizado na Área de Widgets Secundária, e alterar suas características, como Título, e marcar opções desejadas, como, por exemplo, expor a quantidade de posts a serem exibidos.

Se você desejar que este widget seja removido, basta abri-lo e clicar em Excluir para removê-lo da barra lateral.


Nuvem de tags

A nuvem de tags é um widget disponível no WordPress que agrupa os assuntos mais tratados no seu site e escreve as palavras mais abordadas com maior destaque. Para ativá-lo, o WordPress já tem esse widget. Para isto, basta clicar no widget disponível e arrastá-lo para a área de widgets desejada. Feito isto, o widget será incorporado ao visual do seu site e conforme a quantidade de posts aumenta, a nuvem de tags será alimentada.


Conteúdo importante para WordPress: