Atualizando manualmente o WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Clique AQUI e veja como atualizar o WordPress de forma automática, é muito mais simples.


Por que atualizar a versão do WordPress?

É importante saber que as atualizações da versão do aplicativo é muito importantes para o site. Elas são disponibilizadas para que correções de falhas de segurança, novos recursos e funções modificadas estejam disponíveis. Logo, é recomendável que você atualize, para evitar que alguém possa explorar uma falha de segurança e lhe causar dores de cabeça.

Podemos saber que as alterações foram poucas ou muitas de acordo com seu número, ou seja, quando determinado número se alterar significa:

  1. O sistema sofreu alterações significativas em toda sua estrutura. Veja por exemplo como foi a alteração da versão 2.n para versão 3.0 do WordPress
  2. Implantação de novos recursos na versão fechada do primeiro. Como pode ser visto nos incrementos disponibilizados na versão 3.1 do WordPress
  3. Corresponde a reparos do seu antecessor, como é caso dessa atualização que veio reparar itens da versão 3.1.

Caso venha a surgir mais subitens de versões como 3.1.1.1, estes serão por questões mais específicas ainda – sempre referente ao item que o antecede – e que por algum motivo passaram despercebidas nas atualizações anteriores, mas foram prontamente resolvidos.


Avisos e cuidados

É preciso ter cuidado com a atualização da versão do WordPress, isso porque determinadas atualizações do aplicativo podem prejudicar algum componente do seu site (tema, plugin etc), ocasionando, no pior caso, a indisponibilidade de seu site. Antes de atualizar, recomendamos que verifique se a versão é estável e também se outros usuários estão relatando problemas com componentes pela comunidade do aplicativo. Lembre-se que caso algum erro aconteça ao realizar uma atualização, a Hostnet possui o sistema de Backup automático para recuperar seu site antes de uma atualização.

Outro ponto importante a ressaltar é que o WordPress possui atualizações constantes e pode ocorrer da versão presente no Instalador Automático de Aplicativosda Hostnet não seja a versão mais atual do aplicativo, isso porque nós personalizamos a versão do WordPress para o Instalador Automático de forma que fique previamente preparada para ser compatível com os serviços e recursos da Hostnet. Por depender de uma série de fatores, a atualização na Hostnet pode levar um tempo, mas visamos deixar as versões seguras e de qualidade.


Quais as formas de atualizar?

Existem duas formas de atualizar seu Wordpress:

  • Manualmente
  • Automaticamente

Esse tutorial é focado na forma manual, mas se quiser saber como atualizar automaticamente Clique aqui

Na versão automática, além da atualização do WordPress, também mostramos como atualizar seus componentes (plugins, temas e traduções).


Atualização Manual:

Para realizar a atualização manual do Wordpress, primeiramente acesse o site do WordPress: http://br.wordpress.org/

At wp1.png


Clique no botão “Faça o download do Wordpress”. Escolha um local do seu computador para salvar o arquivo (Recomendamos que seja na pasta "Downloads" por ser o padrão). Espere a transferência ser concluída.

At wp2.png


Quando o arquivo for baixado para a máquina, acesse a pasta “Downloads” do seu computador, localize o arquivo (Normalmente vem como: wordpress-VERSAO-pt_BR.zip) e então descompacte-o.


At wp3.png
At wp4.png










OBS: Antes de transferir os arquivos para o seu FTP, aconselhamos que faça o backup de tudo. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse primeiro seu FTP através de um programa, como o Filezilla;
  2. Busque pelo diretório onde está instalado seu Wordpress (se ele foi instalado na pasta raiz, será o diretório www);
  3. Pelo Filezilla, arraste todo o conteúdo do diretório www (lado direito do programa) para um local de seu computador (lado esquerdo do programa).
    Por exemplo, criamos em nossa “Área de Trabalho” uma pasta chamada “Backup do meu site Wordpress”. Localizamos esta pasta através do Filezilla, selecionamos todos os arquivos do site e transferimos (arrastando os arquivos com o mouse) para essa pasta que criamos.
At wp5.png


Depois de realizar o backup, basta transferir os arquivos da nova versão do Wordpress, para o seu FTP.
No lado esquerdo do Filezilla, acesse a sua pasta “Downloads” e localize a pasta onde foi descompactada a nova versão do Wordpress, acesse a pasta até encontrar todos os arquivos, como na figura abaixo.

At wp6.png


Depois disso é só selecionar todos os arquivos da nova versão e arrastá-los para o lado direto, na pasta correta do seu FTP.

Ao fazer esse procedimento, aparecerá um box informando que o arquivo já existe no destino.

Clique em “Substituir”, depois em “Utilizar sempre esta Ação” e “Aplicar somente à fila atual”.

Agora é só aguardar a transferência dos arquivos.

At wp7.png


Ao finalizar todo o processo, acesse seu site pelo navegador e atualize o banco de dados confirmando uma box que irá surgir. Basta clicar no botão da atualização.

At wp8.png


Feito todos esses passos, seu WordPress será atualizado.


Conteúdo importante para WordPress: