WordPress

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa
Wordpress.png

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS em inglês, Content Management System). Com ele é possível criar, editar e administrar todos os conteúdos de um web site. Ou seja, com este sistema é possível administrar textos, fotos, documentos, downloads, permitindo assim construir um site ou portal completo, com milhares de templates, sem necessidade de profundos conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites.


Tabela de conteúdo

Para que é utilizado?

A Hostnet recomenda o uso do WordPress para construção de sites e blogs. Na Hostnet o WordPress virá totalmente configurada com um tema exclusivo e diversos plugins pré-configurados.


Características

É um sistema muito popular para construção de blogs, sendo muito fácil de usar, não requerendo nenhum conhecimento técnico para desenvolver um site.
Fácil e simples de usar. Administre posts, menus, categorias, tags, páginas, galeria de imagens, integração com redes sociais, ilimitados templates, múltiplos usuários, otimização em sites de busca (SEO), entre outros recursos.


Como utilizar?

Acesse o Painel de Controle da Hostnet.
Acesse a seção “Instalador de Aplicativos”, logo na tela principal verá a opção do WordPress, ele é um dos aplicativos recomendados.


Diferencial do WordPress na Hostnet

  • Personalização ilimitada: São inúmeras formas de estruturar o site e diversos templates. Você vai administrar categorias, menus, tags, páginas, fotos e vídeos com facilidade.
  • Múltiplos usuários: Divida a autoria de seu site com várias pessoas através da opção de administração de usuários com múltiplos privilégios.
  • Publique em segundos: Com o nosso construtor, você vai poder fazer sua primeira página ou seu primeiro e post e publica-lo imediatamente, sem configurações complicadas e sem conhecimento técnico.
  • Vídeo aulas: Embora seja facílimo de usar o WordPress, você ainda conta com um curso em vídeo que lhe auxilia no desenvolvimento e na customização do site.
  • Blog, Site, PodCast ...: Você decide se quer construir um site tradicional, um blog ou até mesmo um podcast. Com o WordPress é possível construir o que você quiser.
  • Redes Sociais: Com o nosso construtor, você terá vários recursos para associar seu site às redes sociais.
  • SEO: O WordPress turbina seu site nos sites de busca.
  • Comentários: Recursos avançados para administração dos comentários dos seus visitantes e bloqueio de spam.
  • Mobile: Nosso construtor pode ser acessado via tablets ou celulares através de apps exclusivas para mobile. (clique e saiba mais)
  • Transação Financeira: É possível vender ou fazer transações financeiras através do nosso construtor. Quer vender um produto? Quer receber doações? É simples e fácil com nossa integração de pagamentos.


Versão disponível no Instalador de Aplicativos

Versão 4.1.1


Disponível em quais planos?

Tutoriais

Clique aqui e veja o curso completo sobre WordPress.


Dúvidas Frequentes

Como ativar o editor de temas no WordPress?

É necessário setar permissão de gravação ( 777 ) na pasta wp-content, faça isso por SSH .
Comando utilizado no SSH: chmod -R 777 wp-content

Como instalar novos temas no meu WordPress?

Recomendamos que faça isso por FTP, através da administração do WP pode ocorrer erro devido ao time out do servidor:

  1. Acesse o site http://wordpress.org/extend/themes/ e baixe para sua máquina o tema desejado;
  2. Descompacte o arquivo baixo em sua máquina e envie-o por FTP para a pasta: wp-content/themes
  3. Feito isso o tema aparecerá dentro da administração do seu WP em: Aparência >> Temas


Ao instalar o WordPress através do Instalador de Aplicativos da Hostnet terei acesso ao código-fonte do meu site?

Sim, você terá total acesso ao código-fonte do seu site. O WordPress é uma ferramenta open source, ou seja, de código fonte aberto e a Hostnet uma empresa que apoia o Software Livre e respeita todos os termos que regulamentam sua utilização.


O wordpress é instalado em qual idoma Português ou Ingês? Posso alterar o idioma?

O Wordpress é uma ferramenta Open Source, algumas configurações estão em Português e outras em Inglês que é o idioma padrão do aplicativo.


Para que serve o wp-cron?

O Wordpress possui um script próprio chamado “wp-cron.php” que serve para a realização de tarefas como posts programados, envio de newsletters, backups agendados e outras. Entretanto, para não necessitar do agendamento de tarefas diretamente no servidor (como cronjob), o wordpress utiliza um artifício para rodar este script com a frequência necessária: ele é executado cada vez que um visitante acessa o site ou alguma modificação é feita no painel de administração.

Essa execução constante do wp-cron ocasiona um uso desordenado e muitas vezes desnecessário do script, gerando mais processamento e uso excessivo de recursos no servidor.

Se o site possui um plugin de cache ou recebe poucos visitantes, é desnecessário utilizar este script. Se o site costuma receber muitos visitantes, o uso do wp-cron pode trazer lentidão e provocar a ação de diversos processos simultâneos, causando a atividade de funções duplicadas.

Uma solução alternativa seria a utilização do CronJob, porém a Hostnet não oferece esse recurso em seus planos por questão de segurança. Diante disso, citamos abaixo algumas outras dicas que podem ser úteis:

  • Instalar um Plugin de Cache, como o “W3 Total Cache”. Esse plugin pode ser obtido no seguinte endereço: http://wordpress.org/plugins/w3-total-cache/
  • Analisar os plugins que executam tarefas com processos mais demorados e substituir por outros mais leves e que possuam a mesma função.

O WordPress é uma ótima ferramenta, porém devido a gama de templates, plugins e opções agregadas pode se tornar pesado e pouco otimizado, caso não receba os ajustes necessários por parte do seu administrador.


Ao atualizar, por que ocorre o erro: Momentaneamente indisponível para manutenção programada?

Erro: Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Verifique novamente em um minuto.

Este erro ocorre na atualização automática do WordPress, e pode ocorrer devido ao time out do servidor que é de 120 segundos ou da velocidade da conexão que está utilizando. Remova o arquivo .maintenance para que seja corrigido.


O uso de sistemas de pagamento como Pagamento Digital /PagSeguro são instalados através de plugins? Ou é utilizado um outro método para instalação?

Sim, a integração dos sistemas de pagamento poderão ser instalados das seguintes formas:

  • PagSeguro Wp-e-commerce
  • Trata-se de um plugin que transforma seu blog em uma loja virtual. Você adiciona seus produtos nos posts, pode cadastrar fotos, receber comentários, enfim. Veja como é facil a implementação deste plugin. WordPress e-commerce

  • O WordPress e-Commerce
  • É um plugin que adiciona uma loja completa ao seu blog. Onde você pode manipular produtos, ter um carrinho de compras completo, e ter uma central de administração onde você terá o control de andamento de cada pedido, desde o pedido de processamento até a entrega do produto. Com apenas alguns passos básicos é possível criar sua loja virtual no seu blog.

  • PagSeguro Shopping Cart
  • Trata-se de um plugin que transforma eu blog numa loja virtual. Você adiciona seus produtos nos posts como você achar mais conveniente. O segredo do “PagSeguro Shopping Cart” é escrever shortcodes com a descrição e valor de cada produto. A instalação é facil e rápida. Veja como é facil a implementação deste plugin. Inserindo botões de comprar em seu blog

  • WooCommerce
  • O WooCommerce é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para o desenvolvimento de lojas virtuais. Muitas das vezes é necessária a configuração de mais de um plugin do WooCommerce, já que cada um pode servir para uma funcionalidade específica, como o PagSeguro ou geração de boleto bancário, por exemplo. Por conta disso, o WooCommerce necessita de configurações altas da parte do servidor, não podendo ser utilizando em planos básicos como o Start 1 ou Start 2. Seria necessário, para sua utilização, ter no mínimo o plano Start 3 - e, futuramente, com o aumento de acessos da loja, número de clientes cadastrados e compras realizadas, pode vir a ser necessário um upgrade para um dos planos da linha Private.


Você também pode optar por inserir botões de compra no seu blog (seja em WordPress ou não) sem instalar nenhum plugin no seu blog. É a forma menos dolorosa e você não precisa saber absolutamente nada de programação para isso.

Ocorreu um erro ao tentar enviar as tabelas para o banco de dados. Prefixo wp já existente no banco de dados.

Clique aqui para saber como corrigir.


Links úteis:

Veja também:


Instalador de Aplicativos - Recomendados
WordPress | Prestashop
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas